Cidadeverde.com

Profissão de mototaxista é regulamentada e garante direitos

A profissão de mototaxista foi regulamentada em solenidade, nesta quinta-feira (26), na Câmara Municipal de Corrente, a 874 km de Teresina. Venceslau Souza Maciel foi empossado como diretor da Associação dos Mototaxistas de Corrente (Asmotac) e destacou a luta para a regulamentação da profissão no município.


"Desde o início nos empenhamos muito para que a associação fosse uma realidade. Tivemos que convencer os colegas sobre a importância de nos organizarmos para criar a associação. A parte burocrática também demandou tempo e dedicação. Até para comprar os coletes foi difícil, mas conseguimos e estamos regulamentados", destaca.

Com a regulamentação da profissão, tanto profissionais como usuários do serviço têm direitos assegurados. 

"Os mototaxistas têm a garantia de alguns benefícios, como preço diferenciado na aquisição de motos, o recolhimento do INSS e auxílio doença, por exemplo. Durante muitos anos trabalhamos na informalidade e isso é muito ruim, pois se algo acontece não temos direito a nenhum auxílio. Para os clientes é a garantia de que aquele mototaxista possui habilitação específica para pilotar moto, além de estar cadastrado em uma associação, portanto se algo acontecer saberão a quem se dirigir", reitera.


O Gerente de Educação para o Trânsito, Julio Cezar Ribeiro, explica que os interessados em integrar a categoria deverão cumprir requisitos, entre estes, adquirir alvará de funcionamento, na superintendência de Trânsito, localizada na sede da prefeitura;

"O interessado deve ter habilitação para pilotar moto que deve estar com a documentação em dia. O piloto também deve estar cadastradona Associação dos Mototaxistas. Sem qualquer um destes requisitos, o motorista estará exercendo a atividade de forma ilegal, portanto estará passível de multa. Ovalor mensal da contribuição é de R$ 15", esclarece.


Confira a lista dos membros da diretoria da Asmotac

Presidente: Venceslau Souza Maciel

Vice-presidente: Vagnilto Alves Pereira

Tesoureiro: Raimundo Bispo de Souza

1º Secretário: Ricardo Lago

2º Secretário: Ivanildo de Souza Ribeiro

1º Conselheiro: Leurenizio Ribeiro Lopes

2º Conselheiro: Agilton de Souza Barros


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais