Cidadeverde.com

Prefeito de Corrente exonera chefe de gabinete investigado por desvio de recursos

O prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti (PTB), exonerou nesta terça-feira (16) o chefe de gabinete Filemon Rafael Nogueira Sobrinho. Em nota, o petebista se justificou alegando que o ex-funcionário está sendo indiciado pela Polícia Civil por desvio de recursos públicos na atual gestão.

"Embora não tenha tido acesso ao inquérito da Polícia Civil, infelizmente decidi pela exoneração do ex-chefe de gabinete, pois segundo consta, o delegado afirma que o mesmo confessou o delito e ainda deu detalhes de toda a operação", disse Jesualdo Cavalcanti em nota sobre a exoneração que deve ser publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (17).

Por telefone, o titular da Delegacia Regional de Corrente, João Rodrigo de Luna e Silva, explicou como funcionava o esquema de desvio de recursos. "O funcionário da prefeitura subtraiu o carimbo do secretário de Infraestrutura e, de posse de notas de combustível, procurou um frentista de um posto e fez o acordo: toda semana eram emitidas notas em branco com a assinatura falsificada do secretário", detalhou o delegado.

Segundo João Rodrigo, o esquema funcionou entre os meses de outubro e dezembro de 2014 e causou um prejuízo de cerca de R$ 8 mil. A fraude foi descoberta quando o secretário Antonino Rocha Barros encontrou notas de combustível com sua assinatura em datas em que estava viajando. "O secretário observou isso e registrou um boletim de ocorrência", disse o delegado.

Embora o esquema fraudulento tenha ocorrido entre outubro e dezembro, a denúncia só foi feita em fevereiro, quando Antonino percebeu a sua assinatura nas notas frias. O inquérito foi concluído e enviado para o Ministério Público nesta terça-feira. "O funcionário da prefeitura foi indiciado pelos crimes de peculato, estelionato e falsidade ideológica. Já o frentista (identificado como Jorcel Folha do Lago do Filho), por estelionato e falsidade ideológica", disse João Rodrigo.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais