Cidadeverde.com

Corrente assina convênio e adere ao programa Qualiescola

Professores e gestores da Secretaria de Educação do município de Corrente, sul do Piauí, participaram nesta quinta-feira (13) da assinatura do convênio com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), para a realização do programa Qualiescola. O Encontro de Formação Continuada aconteceu no Instituto Federal do Piauí (IFPI), com a presença do prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros, da secretária municipal de educação, Socorro Cavalcante; da superintendente de educação da SEDUC-PI, Viviane Faria e do Relações Institucionais do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), José Gayoso .


 
O Relações Institucionais José Gayoso lançou o programa Qualiescola e explicou que 28 escolas com turmas do 1º ao 5º ano, receberão capacitação e assessoria a partir de agosto deste ano até dezembro de 2016. “Vamos iniciar com uma avaliação diagnóstica de entrada, onde serão identificadas as deficiências de conteúdo e de aprendizagem. Logo em seguida vamos começar o processo efetivo de formação dos nossos educadores”, disse.
 
Ele também ressalta que o programa vai acontecer dentro da sala de aula e que o grande desafio é colocar todas as 28 escolas no mesmo nível de qualidade. “Investimos em material didático e novas metodologias para renovar o modo de ensinar nossas crianças, que merecem uma educação de melhor qualidade”, destacou Gayoso.


 
Coordenadora do Programa Qualiescola em Corrente, Elen Joanne, destacou a missão de comandar o calendário de atividades direcionadas para cada escola do município.  “Como representante do programa aqui na minha cidade, me sinto bastante feliz e empolgada em propagar esse trabalho nas nossas escolas. Aproveito para destacar a importância da participação e engajamento dos nossos professores que acreditam de verdade nesse programa. O Qualiescola veio para transformar a realidade da nossa educação”, disse.
 
Dentre os benefícios voltados aos professores e gestores de Corrente com a chegada do Qualiescola, estão à formação continuada em serviço, com duração de 360 horas presenciais e a formação de gestão escolar. Ambas serão dirigidas por José Gayoso e especialistas do IQE. Como o principal foco do programa é ensinar com qualidade, a superintendente de educação da SEDUC-PI, Viviane Faria, pontuou como é possível avançar no ensino público.


 
“Para se ter qualidade no ensino é preciso estarmos ligados em três pilares: a concepção de educação, as políticas públicas que nos dá suporte na hora de ensinar e por fim as práticas escolares, que significa, renovar nossas maneiras de educar e de envolver nossos alunos. É preciso haver uma gestão participativa, que reúna a direção da escola, os professores, os alunos e as famílias”, explicou Viviane.
 
Durante o evento aconteceu a premiação dos concursos artísticos, literários e de redação que contemplou os melhores alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais. Em seguida, os professores receberam o certificado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2013. Na ocasião, foi lançado também o livro “Educação Infantil: O Caminho Para o Sucesso”, da professora, Ivanilde Barbosa, que foi bastante aplaudida por todo o corpo docente. “Esse livro foi elaborado para apresentar uma visão preciosa de como deve ser o ambiente na sala de aula da educação infantil. Como trabalhá-lo, como enriquecê-lo e como torná-lo atrativo aos pequenos. Espero contribuir com meus amigos professores que tanto desejam fazer o melhor pela educação”, disse Ivanilde.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais