Cidadeverde.com
Diversidade

Piauí tem lei vetando homenagens a apoiadores da ditadura militar

O governador Wellington Dias sancionou projeto de Lei de autoria do deputado Franzé Silva (PT), que retira dos prédios públicos e rodovias nomes de torturadores e apoiadores da ditadura militar. O projeto foi apresentado em maio de 2019 pelo Deputado Franzé Silva, acatando sugestão do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos – CEDDH.

O Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (13) traz a publicação do texto da Lei nº 7248/2019, que “dispõe sobre orientações de memória histórica e dá outras providências”.

Além de vedar futuras homenagens a colaboradores da ditadura militar, a Lei determina que a Administração terá prazo de um ano para promover “a alteração da denominação de bens públicos de qualquer natureza, bem como promover a retirada de placas, retratos ou bustos que enalteçam a memória de pessoas que constem no Relatório da Comissão Nacional da Verdade”.

Marinalva Santana, Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, comemora a aprovação da Lei: “reputamos como de grande relevância a aprovação desse projeto do Deputado Franzé, que reafirma a importância da democracia e do Estado de Direito. Nós do Conselho vamos envidar esforços para que as disposições contidas na lei tenham efetividade”, pontua Marinalva.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: