Cidadeverde.com
Diversidade

Sociedade Organizada e ativistas ambientais realizam Mobilização Global pelo Clima - 27/09

A jovem sueca e ativista mundial pelo meio ambiente,  Gretha Thumberg, lança a provocação a todos cidadãos globais: "Eu ouço as pessoas dizerem que a mudança climática é uma ameaça  à nossa existência, mas todo mundo continua como se nada estivesse acontecendo. Não podemos mais salvar o mundo respeitando as regras, porque as regras devem ser modificadas".

E para somar neste chamamento da jovem ambientalista em favor de ações de uma nova ordem climática,   a Rede Ambiental do Piauí/REAPI  juntamente com ativista ambientais, pesquisadores/as acadêmicos, organizações sociais, intelectuais, artistas, juventude e  estudantes desenvolverão  conjunto de iniciativas para Mobilização Global pelo Clima. A Ação Climática acontecerá dia 27/09, às 17h, na Praça Pedro II.

 Tânia Martins, da REAPI,  destaca a necessidade de contextualizar para sociedade teresinense os impactos da questões  climáticas sobre a vida das gerações atuais e futuras. Aponta a relevância de  envolver  agentes sociais e individuais para dialogar e pensar ações de enfrentamento ao modo predatório de atuação das atividades econômica e seus reflexos para os agrupamentos humanos e a sustentabilidade socioambiental.


De acordo com a ambientalista, algumas  das questões estão refletidas na   Carta do Clima: repensar o modo de produção e consumo insustentável da sociedade global e seus impactos para justiça socioambiental; Situação mundial, de acordo com dados do Painel Intergovernamental  de Mudança Climática/IPCC, aponta desgaste e comprometimento de ecossistemas terrestres e marinho; cobrar de governos, empresas e sociedade respostas rápidas e eficientes para a emergência ecológica e civilizatória que ameaça de morte milhões de pessoas e produz extinção de especieis fundamentais para manter "as complexas inter-relações do ecossistema".

O Profº Drº Davi Pantoja, docente da Universidade Federal do Piauí e doutor em ecologia, também ressalta a urgência de buscar alternativas para conter os danos ambientais que  afetam  Processos Ecológicos e conservação da natureza.

Entre as ações a serem levadas ao centro do debate no  dia 27/09 estão: bate-papo sobre Mudanças climática, Roda de conversas em escolas e envolvimentos de estudantes,  exposição de cartazes, performance artística, exibição de slides com fotografias acerca do tema, gravação de depoimentos com personalidades piauienses etc.

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: