Cidadeverde.com
Diversidade

Sociedade Organizada e ativistas ambientais realizam Mobilização Global pelo Clima - 27/09

A jovem sueca e ativista mundial pelo meio ambiente,  Gretha Thumberg, lança a provocação a todos cidadãos globais: "Eu ouço as pessoas dizerem que a mudança climática é uma ameaça  à nossa existência, mas todo mundo continua como se nada estivesse acontecendo. Não podemos mais salvar o mundo respeitando as regras, porque as regras devem ser modificadas".

E para somar neste chamamento da jovem ambientalista em favor de ações de uma nova ordem climática,   a Rede Ambiental do Piauí/REAPI  juntamente com ativista ambientais, pesquisadores/as acadêmicos, organizações sociais, intelectuais, artistas, juventude e  estudantes desenvolverão  conjunto de iniciativas para Mobilização Global pelo Clima. A Ação Climática acontecerá dia 27/09, às 17h, na Praça Pedro II.

 Tânia Martins, da REAPI,  destaca a necessidade de contextualizar para sociedade teresinense os impactos da questões  climáticas sobre a vida das gerações atuais e futuras. Aponta a relevância de  envolver  agentes sociais e individuais para dialogar e pensar ações de enfrentamento ao modo predatório de atuação das atividades econômica e seus reflexos para os agrupamentos humanos e a sustentabilidade socioambiental.


De acordo com a ambientalista, algumas  das questões estão refletidas na   Carta do Clima: repensar o modo de produção e consumo insustentável da sociedade global e seus impactos para justiça socioambiental; Situação mundial, de acordo com dados do Painel Intergovernamental  de Mudança Climática/IPCC, aponta desgaste e comprometimento de ecossistemas terrestres e marinho; cobrar de governos, empresas e sociedade respostas rápidas e eficientes para a emergência ecológica e civilizatória que ameaça de morte milhões de pessoas e produz extinção de especieis fundamentais para manter "as complexas inter-relações do ecossistema".

O Profº Drº Davi Pantoja, docente da Universidade Federal do Piauí e doutor em ecologia, também ressalta a urgência de buscar alternativas para conter os danos ambientais que  afetam  Processos Ecológicos e conservação da natureza.

Entre as ações a serem levadas ao centro do debate no  dia 27/09 estão: bate-papo sobre Mudanças climática, Roda de conversas em escolas e envolvimentos de estudantes,  exposição de cartazes, performance artística, exibição de slides com fotografias acerca do tema, gravação de depoimentos com personalidades piauienses etc.

Por Herbert Medeiros