Cidadeverde.com
Diversidade

Rede Ambiental do Piauí realiza ato em Teresina: “Poty Vivo: ação em defesa do rio” - Sábado 09/11

Os rios representam fonte de vida, de identidade sociocultural e de produção econômica.  Comunidades ribeirinhas, pescadores e outras grupos sociais têm relação socioambiental fundamental com esse recurso natural. A deterioração da vida pluvial, através de ações irracionais e predatórias da atividade humana, é sinal de alerta para   os agrupamentos humanos repensar as relações ecossociais.

Em Teresina, a Rede Ambiental do Piauí/REAPI acompanha com preocupação  os danos socioambientais produzidos pela ação, omissão e ausência de políticas ambientais de preservação dos Rios piauienses. Neste sentido, realizará neste sábado, 09/11, às 8h, no Parque da Floresta Fóssil, ato denominado “Poty Vivo: ação em defesa do Rio”.

A iniciativa foi pensada como meio de sensibilizar  o conjunto da sociedade teresinense e também para  cobrar e exigir  ações concretas de  diversos agentes sociais: parlamentares estaduais e municipais, secretarias de governos do Município e Estado e setores empresariais.

A ação envolverá cortejo de Caiaques, bikes e trollers além de um bate-papo com Profº Drº Davi Pantoja, pesquisador da UFPI com  experiência em Ecologia, Zoologia, Biogeografia e Conservação da Natureza.  A atividade de sábado  tem o apoio do The Clube do Remo, Jeep Club Chapada do Corisco, Grupo Matizes, SUPiauí,  amigos do remo, ativistas ambientais,Parque Meus Filhos,  acadêmicos do Curso de Biologia da UFPI e outras parcerias.

Por Herbert Medeiros