Cidadeverde.com
Diversidade

Profissionais de Psicologia realizam atendimento on-line voluntário para amenizar aflição em tempos de coronavirus

A pandemia mundial do Coronavirus expande-se de forma vertiginosa e produz impactos de diversas ordens: saúde, econômica, cultural, social e psicológica. Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde(OMS) e autoridade sanitárias, países adotam medidas de isolamento social para enfrentar o problema de forma radical.  Nestas circunstâncias de confinamento,  reações de cada sujeito pode afetar a saúde mental de pessoas e comunidades.

Para acolher casos de ansiedade, estresse, depressão e outras condições psíquicas em tempos de pandemia, um grupo de 40 psicólogos com diversos estados do Brasil está disponibilizando atendimento on-line voluntário para idosos, profissionais de saúde e público em geral.

A iniciativa visa oportunizar um acolhimento/escuta sensível e humanizada para todos/as cidadãs/ãos nesse cenário mundial de aflição psicossocial.

O projeto Psicólogos de Plantão oferta plantão psicológico que se contitui no acolhimento psicológico com duração de 50 minutos via tecnologias de informação e comunicação (como Skype, WhatsApp, ligação telefônica), seguindo as prerrogativas do Conselho Federal de Psicologia do sigilo das informações daqueles que procuram o serviço. Para solicitar o atendimento, o mesmo deve ser solicitado via direct na rede social instagram  na página @psicologosdeplantao_.

Outros profissionais de psicologia pelo país também estão promovendo   ações  de atendimento virtual solidário.  Mais do que oportuno somar esforços para [email protected] [email protected] atravessar essa realidade e Lembrar  os versos de Beto Guedes: “Vamos precisar de todo mundo/um mais um é sempre mais que dois/para melhor juntar as nossas forças/é só repartir melhor o pão”

Por Herbert Medeiros