Cidadeverde.com
Diversidade

Crimes de ódio e cibernéticos: Bote boca no trombone - Denuncie

Se por um lado as redes sociais digitais têm potencial para compartilhar experiências, vivências, saberes, práticas socioculturais, campanhas solidárias, ações políticas para empoderar segmentos vulnerabilizados e infinitas outras iniciativas de transformação social, também é um locusl de propagação de ódio, ataques à dignidade da pessoa humana, incitação à violência, destruição de reputações e intimidação de grupos marginalizados.

Com certeza você  já  leu, viu, ouviu  e sentiu  ataques na redes sócias dirigidos por machistas, racistas, lgbtfóbicos, xenófobos, gordofóbicos, classista e outras formas de violência contra pessoa humana. Também pode ter sido alvo de crimes cibernéticos.

 A sensação para muit@s quando se ver expost@s a tal situação é de revolta, indignação e impotência. Mas calma lá: você pode transformar essa emoção intensa  em ato concreto de denunciar os/as agressores/as, a página ou perfil propagador de ódio e discriminação.

Primeiro é importante lembrar: a Lei 12.737/2012, conhecida popularmente como Lei Carolina Dieckman, enquadra como atos criminosos relacionados ao meios eletrônico: invadir computadores, violar dados de usuários ou ‘derruba’r sites. A pena prevê multa e detenção.

Outro aspectos fundamental para você ficar sabendo: A Plataforma SaferNet, Central Nacional de Denuncia de Crimes Cibernéticos,  representam importante mecanismo para romper o silêncio da vítimas e encorajá-las a busca por justiça e fim da impunidade. Também é ferramenta vital para  garantir o  princípio constitucional: promoção do bem de tod@s, sem distinção de qualquer natureza.

Então se você foi vítima de lgbtfobia: NÃO SE CALE. Passo inicial ao realizar denúncia na SaferNet é enviar link do site em que o crime aconteceu e fazer resumo do acontecimento. Não esqueça de fazer print da tela para servir como comprovação do crime.  Após preencher as informações, será gerado um protocolo para acompanhar processo.

Para conhecer as Delegacias de Crimes Cibernéticos existentes no país CLIQUE AQUI

Também você pode acessar o Aplicativo Todx é super interessante: objetiva empoderar a comunidade LGBT+ "educando a sociedade e transformando o Brasil em um país verdadeiramente inclusivos e livre de discriminação". 

Por Herbert Medeiros

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: