Cidadeverde.com
Diversidade

Outubro Rosa e população TRANS: Prevenção para tod@s

  • MAMA_8.jpg
  • MAMA_7.jpg
  • MAMA_6.jpg
  • MAMA_5.jpg
  • MAMA_4.jpg
  • MAMA_3.jpg
  • MAMA_2.jpg
  • MAMA_1.jpg

O Outubro Rosa representa uma mobilização social para promover campanha educativa de conscientização/prevenção ao controle   câncer de mama. No Brasil, a ação está estabelecida pela lei nº 13.733/2018. Por meio desta iniciativa,   busca-se incentivar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para reduzir mortalidade do público-alvo.  

As ações de conscientização devem ter forte apoio das instâncias do Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. No entanto, campanhas focam prioritariamente mulheres cis heteressexuais, o que acaba negligenciando a população LGBTQI+ de informações fundamentais para seu bem-estar físico e mental.

O formato das iniciativas compreende “saúde da mulher” em uma perspectiva heteronormativa (a vida sociocultural, política e econômica enquadrada   em uma percepção de mundo heterossexual regulando a dinâmica social). Nessa forma de conceber as vivências em saúde, os órgãos oficiais silenciam aspectos como: mulher lésbica precisa de exame preventivo de colo de útero, homens e mulheres  trans também têm suas necessidades especificas invisibilizadas.

A  omissão estatal para realizar ações para mulheres e homens TRANS fez   O Coletivo piauiense  086 promover a campanha "Prevenção para Todes".  Ativistas do segmento se mobilizaram para  produzir informações em linguagem acessível e educativa. Monique Alves, precursora do movimento LGBT de Teresina,  ressalta em sua mensagem: "preconceito ainda existe e é uma barreira a ser quebrada". 

 A ausência de ações das instâncias públicas de saúde  para  a população TRANS (Travestis, transgênero e Transexual) torna vulnerável a  saúde mamaria deste segmento, comprometendo direitos básicos   assegurados na Constituição Federal ao determinar a promoção  do bem de todos sem distinção de qualquer natureza bem como o estabelecido no Art. 196: “a saúde é Direito de Todos e Dever do Estado”.

Segundo dados  estimados, os sujeitos LGBTQIA+ representam algo em torno de 10% da população brasileira, ou seja, 20 milhões de cidadãs e cidadãos. 5% deste universo são pessoas trans. Enquanto a expectativa de vida da população em geral é de 76,3 anos, a de pessoas trans é de 35 anos. Observa-se neste cenário,  o descaso e a violência institucional responsáveis por  gerar desigualdades, injustiças e adoecimentos que comprometem qualquer noção de civilização e desenvolvimento pleno de um país.

 Neste sentido, a prevenção e tratamento do câncer de mama são   importantes para agenda da saúde pública, contudo, mulheres e homens  TRANS necessitam estar inserid@s nessa agenda, considerando as especificidades fisiológicas que caracterizam as mudanças corporais ligadas à hormonização. Mastologistas apontam que as regiões glandulares, sejam mamas ou axilas, carecem de autoexame regular, sobretudo a partir dos 40 anos. 

Acolhimento e atendimento humanizados dos profissionais de saúde bem como garantia de políticas públicas integrais fazem toda diferença para uma vida digna e bem-estar biopsicossocial de pessoas TRANS.

Veja os Vídeos da Campanha do Coletivo 086 

 

Por Herbert Medeiros

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: