Cidadeverde.com
Diversidade

Lgbtiq+ é tech, é top, é pop: Riqueza e grandeza do Brasil

A  presença no espaço público de  pessoas lgbtiq+ expressando com orgulho sua orientação sexual ou identidade de gênero é  fruto de um processo de construção pavimentado nas interações educativas, nas práticas socioculturais e no diálogo plural para  superar camadas pesadas de preconceitos, estigmas e discriminações acumulados ao longo do tempo.

 A começar pela   estrutura mental e moral dos modelos familiares pautados  em  negar, silenciar, esconder e  produzir violências pra filho/a lgbts,  mutilando em sua existência. Foi e é ainda necessário continuar diálogos e aprendizagens socias para  proporcionar aos  ambientes familiares condições de repensar e ressignificar  interações afetivas mais acolhedoras.

Instituições do Estado,  do ambiente empresarial, da vida escolar e acadêmica também  expressaram e expressam  cotidianamente  palavras, olhares, gestos, posturas de silenciamento, atitudes de segregação e ações para dizer explicitamente aos lgbts: fica no seu lugar, não dá bandeira, se contente com migalhas.

A desumanização e desprezo social ecoados nessas práticas e discursos atravessa toda estrutura psíquica e emocional dos lgbts produzindo consequências desastrosas .

 Por isso há mais 50 anos a mobilização   para sair do armário e  afirmar o Orgulho de SER O QUE   É.  Foi preciso reordenar e definir novos lugares para dizer que existimos e somos parte da produção das riquezas materiais, dos bens culturais  e valores democráticos levantados com nosso trabalho, nossa inteligência, nossas competências emocionais, intelectuais e socioeducativas.

O corpo e as expressões múltiplas da existência lgbtiq+ serão sempre um ato político para   ocuparem a cena pública: na arte, tecnologia, produção científica, literatura, espaços empresarias e  outras esferas. Somos agentes históricos e lutamos de forma árdua  pra conquistar vez e voz.

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: