Cidadeverde.com
Diversidade

“Exposição Nêga Ana” na Casarão Cultural celebra mulheres e cultura regional na Rua das Flores/Amarante-PI

A Exposição Nêga Ana: cores, amores e artes amarantinas  ocupa a cena de Amarante na Casarão Cultural, Rua das Flores, para saudar  as lutas de várias mulheres com a obra da artista amarantina que nos ilumina com a força das mulheres, a prosperidade da raça negra e a diversidade cultural de Amarante. São quadros, telhas, luminárias, garrafas, jarros que dão colorido especial às paredes da Galeria que leva seu nome.

As artistas e curadoras Negro Val, Vicente de Paula e Paulo Gomes fundaram a Galeria na Casarão com o nome Nêga Ana, como forma de valorizar a trajetória da artista reconhecida pela sua sensibilidade em expressar as culturas e costumes da região. A visitação cumpre protocolos sanitários e exige distanciamento e uso de máscaras. Além da exposição também serão comercializadas peças da artista na lojinha de souvenires da Casarão Cultural.

A galeria Nega Ana, a sala de dança Sibita e o hostel Rosimary são os três principais ambientes da Casarão que levam o nome de personalidades amarantinas. A galeria foi inaugurada com a exposição “Ré-Trans-Poctiva”, uma retrospectiva das ilustrações de Vicente de Paula, jornartista (jornalista artista) que está realizando residência artística no Casarão fazendo mediação de exposições, mostras, saraus e demais ações culturais da casa. O cronograma prevê oficinas e rodas de conversa (virtuais/presenciais) com a presença de artistas teresinenses e outras localidades do Piauí e Brasil.

 

Na sala dedicada à Sibita, além de aulas de dança e teatro, estão previstas para o segundo semestre apresentações de espetáculos, performances e outros eventos balizados nos protocolos de combate à Covid-19. O hostel Rosimary contém amplo espaço com opções de refeições e roteiros turísticos que incluem rotas ecológicas e culturais da região banhada pelos rios Parnaíba, Mulato e Canindé.

Peça-chave no Casarão é o artista cênico Paulo Gomes - ator, figurinista e cenógrafo com experiência em arte drag e palhaçaria. Ele é um dos coordenadores do espaço e dá suporte técnico/estético para artistas de várias linguagens desenvolverem suas produções no Casarão. Paulo, Vicente e Negro Val formam a equipe do Casarão Cultural e compõe a experiência cênica musical As Bixanikas, promessa do carnaval virtual de 2021.

O trio de artistas busca dialogar com diferentes vulneráveis da sociedade e pautam combater violência através do debate sobre inclusão, gênero, sexualidade, raça em articulação com projetos pautados em emancipação econômica e social através de ações artísticas. Seguindo todas as medidas de segurança e saúde pública necessárias, o Casarão já realizou exposições, lives com diversos artistas, aulas abertas de dança na Rua das Flores e o festival Sankofa em parceria com o Encrespa Amarante.

*Link para imagens no Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1UsJhNgUt4MzCkOBw1OEr0KKCJvcQX1rW?usp=sharing

Fotos: Vicente de Paula

**Serviço:

Funcionamento: Segunda à Sábado de 09:00 às 21:00 horas com intervalo para almoço das 13:00 às 15:00 horas.

A Casarão realiza projetos gratuitos voltados à interação da comunidade como aulões de dança, exposições, oficinas, residências artísticas e outras ações voltadas à arte e cultura popular.

***Contatos para entrevistas:

Negro Val – (86) 9 9561-5514

Paulo Gomes – (86) 9 9433-5166

Vicente de Paula – (61) 9 9293-3164

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: