Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes dialoga com presidente da Monsenhor Chaves e leva propostas para arte e Cultura

Grupo Matizes dialogou com Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves/FCMC, Scheyvan Lima, para apresentar propostas na área de cultura e arte  voltadas ao público LGBT+ de Teresina. A ação integra o Plano de Trabalho da entidade de 2021 para levar proposições ao Poder Público   em favor dos Direitos Humanos e Cidadania da Diversidade Sexual.

O Representante do Matizes, Herbert Medeiros, destacou para gestão da FCMC as orientações jurídicas previstas na Lei Orgânica do  Município de Teresina assegurando a concretização  de políticas de enfrentamento às desigualdades: princípio da não-discriminação, Dignidade Humana, promoção da qualidade de vida para população e promoção do bem de [email protected] sem qualquer distinção.

Ainda foi ressaltado o compromisso do Atual Prefeito de Teresina de realizar uma Administração Pública pautada no Diálogo, Escula, Planejamento e Participação social. Neste sentido, as propostas do grupo Matizes estão sintonizadas com a pauta da participação democrática da sociedade civil para ampliar e garantir Políticas Culturais necessárias ao respeito e valorização da Diversidade Cultural e Sexual.

Entre as propostas apresentadas, destaca-se: fomentar a realização de exposições e trabalhos artísticos de forma periódica (fotografia, pintura, arte digital, desenho, performance, instalação, escultura etc) tematizando a Diversidade Sexual; apoiar à produção de bens culturais e à realização de eventos que oportunizem a visibilidade das produções artísticas de LGBT+; fomentar editais para produção literária e de audiovisual com foco nas Diversidades; incentivar a arte grafiteira pela cidade com enfoque  étnico, racial, sexual de gênero.

Matizes já realizou diálogo propositivos  com Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenação de Comunicação da SEMCASPI e Secretária Municipal de Comunicação (SEMCOM).