Cidadeverde.com
Diversidade

Memorial Incompleto da Epidemia da AIDS: Iniciativa busca Registrar e Difundir História de Vítimas da Doença

  • Memória_Epide_1.png Fotos: Grupo de Incentivo à Vida
  • memoria_aids_4.png Fotos: Grupo de Incentivo à Vida
  • memoria_aids_3.png Fotos: Grupo de Incentivo à Vida
  • Memoria_AIDS_2png.png Fotos: Grupo de Incentivo à Vida
  • Memoria_AIDS_1.png Fotos: Grupo de Incentivo à Vida
  • Crédito__Grupo_de_Incentivo_à_Vida2.png Fotos: Grupo de Incentivo à Vida
  • Crédito__Grupo_de_Incentivo_à_Vida.png Fotos: Grupo de Incentivo à Vida

A Casa 1, o Acervo Bajubá, o Museu da Diversidade Sexual, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, o Grupo de Incentivo à Vida e o Pela Vidda SP lançam o projeto memorial incompleto da epidemia de aids, uma iniciativa aberta, coletiva e sem fins lucrativos. O principal objetivo deste primeiro momento é recolher depoimentos que irão compor uma rede de relatos, que serão compartilhados publicamente em uma colcha de retalhos, inspirada no Projeto Nomes, surgido nos Estados Unidos em meados dos anos 1980. Os depoimentos também serão difundidos no formato de pequenos áudios.

 Para tanto, o projeto inicia agora uma convocatória pública para que amigas, amigos, familiares e pessoas que queiram compartilhar suas lembranças sobre as vítimas da epidemia da aids no Brasil enviem uma proposta de retalho que formará a colcha e também áudios anônimos com duração de 03 a 10 minutos. Ao final do projeto, os áudios e imagens dos retalhos serão disponibilizados anonimamente no site do projeto; e a colcha será apresentada nos espaços parceiros em exposições abertas ao público.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todo mundo pode participar! O memorial tem como propósito celebrar as memórias de pessoas vítimas da epidemia da aids e pode ser feita por familiares, amigas e amigos e pessoas que queiram compartilhar essas lembranças.

COMO PARTICIPAR?

Os áudios, que serão anônimos, devem conter de 3 a 10 minutos. A ideia é que sejam divulgados sem edição!

Para o retalho, é possível criar um rascunho em papel e mandar uma foto para a equipe do projeto, que confeccionará o material conforme o esquema e a disponibilidade de materiais. Quem se interessar também pode fazer e enviar: os tecidos e técnicas podem ser variados, desde que seja mantido o tamanho do retalho (50x50cm). A sugestão é que seja feito em um tecido mais grosso para garantir a durabilidade da colcha na circulação. Também é possível fazer o próprio retalho conforme agendamento prévio no Galpão Casa 1 (Rua Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista).

PARA ONDE ENVIAR?

Os envios, dúvidas, agendamento de coleta de áudios ou criação dos retalhos podem ser feitos pelo email [email protected] e pelo WhatsApp (11) 91013-6994.

Os pontos de referência do projeto ficam no centro de São Paulo, no Galpão da Casa 1 (Rua Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista) e no Museu da Diversidade Sexual (Estação República do Metrô - R. do Arouche, 24 - República).

MAIS SOBRE O PROJETO

O memorial incompleto da epidemia de aids busca retomar os objetivos que inspiraram o Projeto Nomes e outras iniciativas desde então, de ilustrar a enormidade da epidemia da aids, encorajar uma atitude de compaixão para as pessoas vivendo com o hiv e gerar uma forma criativa e positiva de expressão para aqueles cujas vidas foram de alguma maneira tocadas pela epidemia. Além desses objetivos, a iniciativa celebrará as respostas e ações de solidariedade e registrará as diferentes percepções sobre os impactos da epidemia da aids nas últimas quatro décadas no Brasil. O recolhimento de relatos contará com a colaboração, participação e o apoio de diversos grupos e indivíduos ligados ao combate da epidemia de hiv/aids no Brasil

 

SERVIÇO

O que? memorial incompleto da epidemia de aids

Quando? a convocatória para envio de relatos começa no dia 12/8

Onde? os depoimentos podem ser enviados para o email [email protected] e WhatsApp (11) 91013-6994

mais informações no site memorial.casaum.org

 

CONTATO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Brenda Amaral

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: