Cidadeverde.com
Diversidade

Projeto Educativo "Yanapanaku" promove ações para comunidade Zona Rural de Teresina

  • PROJ_EDNA_6pg.jpg Herbert Medeiros
  • PROJ_EDNA_5pg.jpg Herbert Medeiros
  • PROJ_EDNA_4pg.jpg Herbert Medeiros
  • PROJ_EDNA_3.jpg Herbert Medeiros
  • PROJ_EDNA_2pg.jpg Herbert Medeiros
  • PROJ_EDNA_1.jpg Herbert Medeiros

O grande mestre e pensador da Educação, Rubens Alves, enunciou com sabedoria os sentidos de educar para liberdade: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”. É com esse espírito de promover o ato educativo como impulsionador para dar  asas aos sonhos e projetos de vida de  crianças e adolescentes que o Projeto Yanapanaku no Brasil, ‘solidariedade internacional’, leva para zona rural de Teresina (Cocal)  ações educativas e culturais  para comunidade.

Edna Tenório, educadora aposentada e coordenadora da iniciativa, iniciou trabalhos em 2018 com distribuição de material escolar. Naquele ano, foram contempladas 20 crianças. Em 2019,  o número subiu para 60 pessoas infanto-juvenis.  Agora em 2022,  o Projeto desenvolve também curso de idiomas em Inglês, Espanho e Francês.  Além dos materiais  educativos, os jovens participantes recebem lanches.

O projeto     está   em processo de  parceria com a organização sem fins lucrativos Yanapanaku, entidade criada em 2017 em Valenciennes – norte da França. O movimento para  motivar jovens a voar alto e cultivando laços fraternos está expressa no próprio termo indigena cujo significado traduz esse ideal: “trabalhar juntos”.  A instituição  atua no Equador, Chile, Venezuela e agora no Brasil.

Tenório pretende ampliar a ações do Projeto para ofertar aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática. Está mobilizando esforços para conseguir dois profissionais interessados em colaborar com a iniciativa.

A jovem estudante do ensino médio, Letícia Raquel, participa das aulas e destaca a relevância dessa ação educativa: “É importante  para podermos aprofundar mais nossos conhecimentos  sobre outras línguas e também preparar pra ENEM e outras situações profissionais”.

As atividades do projeto são desenvolvidas atualmente   em local provisório cedido pela comunidade. A situação está em processo de mudança pois  Morador da região doou área para construção de estrutura física mais adequada para  aulas. Comunidade irá se mobilizar para realizar bingo, rifa e outros eventos visando arrecadar recursos para concretizar o novo espaço de aprendizagem.

Por Herbert Medeiros

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: