Cidadeverde.com
Diversidade

Mês do Orgulho LGBT+: Somos parte da Riqueza e belezas da Cultura Brasileira

Por Herbert Medeiros

Alguns devem se perguntar: Mês do Orgulho Lgbt+ para quê? A indagação poderia ser outra: Quais as belezas e riquezas as  sociedades adquirem  convivendo com Diversidade sexual  humana?

 Afirmar durante o mês de junho que nós LGBT+ SOMOS PARTE da RIQUEZA cultura e econômica deste mundo globalizado e do  Brasil multifacetado é registrar nossa participação histórica e social ativa para conquistarmos Respeito, Inclusão, Valorização, Dignidade nos espações sociais, contribuindo para desenvolvimento da nação.

De imediato, é mister lembrar que nós lgbt+, negros, mulheres, indígenas, jovens, idosos, pessoas com deficiência, periféricos somos TODAS/OS sujeitos de Cidadania e Direitos consagrados na Constituição Federal de 1988 e expressão como dever do páis: Promover o bem de todos sem distinção de qualquer natureza. E mesma constituição ressalta no Art. 3º: erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais

Dito isto,  importante sempre lembrar:  NÓS LTBT+  construímos também com talento, criatividade, proatividade e competência a produção cultural do Brasil e do mundo. Estamos na produção, distribuição, troca e usos dos bem culturais materiais e imateriais: cinema, teledramarturgia, práticas jornalísticas, artes plásticas, teatro, cultura digital, museus, galerias, curadorias, centros culturais, promoção de eventos, show bussiness etc.

A economia da cultura, da qual nos referimos acima e somos parte integrante, movimenta no Brasil 170 bilhões de reais (2,5 do PIB) e emprega quase 6 milhões de pessoas. As Paradas LGBTs+ pelo Brasil   movimentam bilhões, geram renda e trabalho, impulsionando o país.  Na alegria dos Brasis, somos a prova dos noves, parafraseando Oswald de Andrade.

No campo da informática, o precursor  da computação moderna é um homem gay, o matemática britânico Alan Turing. Sofreu o horror do preconceito e discriminação nos anos 1950 mas o caminhar histórico trouxe devido reconhecimento do mundo cientifico à sua genialidade.

Frutos de uma luta incansável e corajosa, LGBT+ alcançam com persistência espaços de reconhecimento e importância no mundo das empresas: Google, Facebook, Aplle, IBM Brasil, ACCOR, Bando Santander etc.

Sim,  celebrar o ORGULHO LGBT+  com suas conquistas e desafios, sabendo o muito ainda a  fazer no campo empresarial e das políticas públicas para gerar mais inclusão, diversidade de talentos, garantia de cidadania efetiva para lgbt+ viverem sua alegria de ser quem é e alavancar os pilares econômicos, culturais, políticos  e sociais do Brasil/Mundo. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: