Cidadeverde.com
Diversidade

Quilombo Mimbó realiza primeira Ball na comunidade

O Quilombo do Mimbó e a Ballroom Piauí estão unindo potências e vão realizar a Quilomball Mimbó Odara no dia 16 de julho (sábado) dentro da programação da "Ocupação Cultural OdiOdara" via SIEC-PI. A primeira  ballroom do quilombo acontecerá no Clube da Beleza Negra a partir das 19:00 com a presença de referências da cena ballroom norte e nordeste (none): Fênix Zion (Alagoas), Eva Bessa Valentino (Ceará) junto com as representantes piauienses Ayra Dias  e Pai Peste Negra de Munique. Idelzuita Paixão será a mestra de cultura popular homenageada e anfitriã deste evento na comunidade.

Oficinas e giras de conversa antecedem a ball nos dias 14 e 15 de julho (quinta e sexta nos turnos tarde e noite) voltadas para comunidade quilombola. O tema é  a Cultura Ballroom: celebração e cidadania da comunidade LGBTQIAPN+ Preta em conexão com as ancestrais quilombolas. As vagas são limitadas e cada participante receberá uma bolsa de incentivo no valor de R$50,00. As inscrições serão feitas com os mobilizadores do evento na comunidade: Marta Paixão, Roudrigo Paixão e Ramon Paixão.

Para o dia 14 de julho - quinta - estão programadas a gira de conversa e exibição do documentário Kiki (legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggyy Pucci Garçon. No dia 15 de julho (sexta) acontecerão oficinas de Vogue Femme (05 elementos), runway (desfile de moda) e Vogue (dramático). No dia sábado (16/07), após a ball, apresentarão Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão, Dj Sam Drade e outras atrações.

Estas ações integram a programação da “Ocupação Cultural OdiOdara” financiada pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura do Piauí (SIEC-PI) e realizada pela Associação de Moradores da Comunidade Cajueiro em parceria com A Casarão Cultural em Amarante. O projeto propõe articular a resistência e diversidade da  comunidade LGBTQIA+ piauiense com as lutas e ancestralidades da cultura popular amarantina e suas comunidades tradicionais.

Esta ball valoriza o território quilombola e sua cultura de terreiro, por isso  é inspirada nos orixás e suas cores. As categorias serão:

-Face (categoria exclusiva para rosto retinto) inspirada em Oxum e Xangô e cores amarelo e vermelho; 

 

-Afro Hairstyle (aberto para todes) a inspiração é Yemanjá e a cor é azul claro;

 

-Runway(aberto para todes) - inspirada em Yansã e Oxóssi e nas cores vermelho ou azul turques;

 

-Best Look(aberto para todes) inspirada em Oxumarê e nas  cores do arco-íris;

 

-Posing(aberto para todes) inspiração em Ogum e Exu com cores azul escuro e preto;

 

-Baby Vogue (para iniciantes do vogue) inspiração  nos Erês e cores azul e rosa e

 

-Vogue Performance (old, new, femme) inspirada em Oxalá e Nanã nas cores branco ou roxa

Ao longo do ano ocorrerão várias de atividades culturais programadas pela Casarão Cultural (instagram: @casaraocultural), que possui Galeria de Artes, Studio de Dança, biblioteca, hostel e sala de estudos. O projeto “Ocupação OdiOdara” tem conectado a cultura popular e a cena LGBTQIA+ por meio de referências da cultura popular amarantina representada pelas mestras Nêga Ana, Sibita e Idelzuita Paixão que orientam a produção artística e cultural do projeto. A produção destas ações formativas será agenciada na lojinha de souvenirs e produtora de eventos da Casarão Cultural da Rua das Flores, na AMCC e no Museu das Letras do Piauí.

QUILOMBALL MIMBÓ ODARA /Serviço:

- Objetivo: reunir o Quilombo Mimbó que reexiste desde 1819 e a comunidade negra, periférica e LGBTQIAPN+ da Ballroom na cena nordestina, afim de que essas pessoas se conectem e recriem novos espaços de apoio, resistência e cura pelo viés da cultura dos bailes, levando em consideração que inevitavelmente será um movimento de compartilhamos mútuos.

___________

14/07

-17:00 - EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO Kiki (Legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggy Pucci Garçon

 

-19:00 - GIRA DE CONVERSA: A Comunidade Ballroom nordestina e o Quilombo Mimbó: ancestralidades, negritudes, periferias, dissidências de gênero e sexuais e HIV/Aids com: Fênix Zion, Ayra Dias e Solimar Lima. Mediação: Nego Val

__

15/07

- 15:00 - OFICINA da categoria VOGUE FEMME (5 elementos) com Pai Peste Nêga da Casa Di Monique (PI)

 

- 17:00 -OFICINA da categoria RUNWAY (desfile de moda) com Pioneer Fênix Negra 007 (AL)

 

-19:00 - OFICINA da categoria VOGUE FEMME (dramático) com Princess Eva Bessa da House of Valentino (CE)

________

 

16/07 - 19:00 - Local: Clube da Beleza Negra/ QUILOMBALL MIMBÓ ODARA

-Dress Code: cores das indumentárias dos Orixás

-Roll Call: Entrada de pessoas influentes na cena Ballroom do Piauí e Quilombo Mimbó

-Jurades: Pioneer Fênix Negra 007 (AL), Princess Eva Bessa Valentino (CE), Pai Peste Nêga Di Monique, Idelzuita Paixão, e Ayra Dias 007

-Chanter/comentator: A Kay Di Monique

-Designer: La Ursa 007

-Apresentações: Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Dimas Bezerra, Dj Samdra Dee, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão e outras atrações

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: