Cidadeverde.com
Diversidade

Sujeitos Assexuais: o amor fala todas a línguas

Por Herbert Medeiros 

Os/as sujeitos  LGBTQIA+ tem percursos de vidas assemelhados/as em muitos aspectos: opressão, discriminação, preconceito, violências institucionais e estruturais, intolerância no ambiente familiar.  Mas as experiências, sabores e dissabores não se constituem somente a partir de um sopa de letrinhas como se imagina: há entre todos/as nós  um modo de existência, viver, amar, odiar, sentir, se relacionar consigo e o mundo.

E quando  se pensa em pessoas Assexuais, ninguém sabe, ninguém viu. Mas sim, eles/elas existem aos milhões e estão em qualquer  espaço com sua subjetividade dinâmica e complexa:  nas  famílias, na escolas, empresas, esportes, nas artes.  Em cada área onde estejam, contribuem de forma particular nas  interações cotidianas, nos apontando múltiplos caminhos de ser/estar na vida.

Como toda a gente: Amam, se apaixonam (ou não), desejam, se sensibilizam, odeiam/perdoam,  têm múltiplos interesses (e são interessantes), viajam, se relacionam, beijam, são românticos (ou não). As tentativas de pensamento enquadramento  moralista sempre empobrecem nossas possibilidades de conhecer o/a outro/a em sua pluralidade. Rotulemos menos, convivamos mais com as diferenças.

 E também é mister ressaltar, tal qual a qualquer sujeito vivente, são atravessados/as por indagacões/conflitos morais, espirituais, familiares, existenciais. E a melhor alternativa para ampliar nosso horizonte de amar aos que pensam/vivem em linha contrária ao nosso modo de existir seria exercitando o acolhimento e diálogo respeitoso.

 A experiência amorosa e dos prazeres são usufruídas de diversas formas, atravessando diversas instancias da vida, sendo a vivência da sexualidade e da vida sexual expandida para além dos padrões rígidos codificados pela cultura e pelo social.

Os sujeitos  Assexuais  não são aquele ser exótico, diferentão. São pessoas prosaicas  - e nada demais se quiserem  ser diferentão também. Conviver com o semelhante é parte de nossa experiência comunitária de estar alinhado com iguais.

Mas estar aprisionado somente às bolhas do pensamento único atrofia a tolerância, o crescimento espiritual/existencial e a capacidade de abrir janelas de aprendizagem na convivência com os diferentes.

 Por fim, a assexualidade está em nós amadas/os: temos momentos ou períodos da vida em que a experiência sexual - por razões diversas - está subtraída do cotidiano e a vida segue de boa. Casais também  têm essa experiência, sem ser necessário   atribuir a tal condição  um rótulo  classificatório como forma patologizar ou achar quem é caso clínico - vamos com calma nesse campo.

 Cada SER traz em si unidade e pluralidade na suas andanças por essas trilhas do VIVER.  TODAS FORMAS DE AMAR VALE AMAR

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: