Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes e SEMEC promovem Ação de Capacitação tematizando: Mediação de Conflito no Contexto Escolar

O Grupo Matizes e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) realizaram atividade de capacitação de docentes da rede pública de Teresina nesta segunda (12). O tema da ação era “Mediação de Conflito no Contexto Escolar” e objetivava promover reflexão sobre estratégias educativas para lidar com resiliência às situações adversas. A Palestra é resultado do diálogo com equipe gestora do Centro de Formação Odilon Nunes.

O Facilitador Erivan de Andrade - Assistente Social, especialista em Políticas Públicas e Docência EJA para o campo e população carcerária – abordou o tema trazendo exemplos e características de como o Educador/a podem mediar as divergências na sala de aula: desenvolvimento de postura ativa  e escuta sensível; promoção do diálogo, respeito, empatia e neutralidade.

Ainda destacou importância da escola realizar levantamento das vulnerabilidades e planejar ações de intervenção com  a equipe escolar.

O/a Psicólogo Emerson Silva - especialista em Psicodrama e   Clima Escolar e Relações Interpessoais -  trouxe importantes análises para o tema: aperfeiçoar as competências comunicativas e interacionais entre educador/a e educando/a pautadas na empatia; envolver as famílias com a escola para em conjunto mediar conflitos; integrar   outras instituições públicas   com objetivo de contribuir na mediação de situações conflituosas.

O Representante do Grupo Matizes, Herbert Medeiros, aproveitou o momento para   ressaltar a necessidade de parcerias construtivas  entre escola, universidades, movimentos sociais, CREAS, CRAS e pesquisadoras/es no assunto. Ressaltou o longo caminho de diálogo com SEMEC e o Centro de Formação Odilon Nnues  para  apresentar propostas de Capacitação, Sensibilização de Docentes da Rede Pública Municipal com foco em Educação e Inclusão.