Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes realiza na Vila São Francisco oficina "Empregabilidade: conquistando mercado de trabalho"

O Matizes realizou ontem(29/10) a oficina “Empregabilidade: conquistando o mercado de trabalho”. A iniciativa integra ação  do  Projeto  “Empregabilidade: Construindo o Futuro” e apoiada pela CESE – Coordenação Ecumênica e Serviços. A atividade aconteceu no Terreiro da Mãe Maria (Vila São Francisco) e foi uma parceria com Grupo Afrocultural Ijexá. Estiveram presentes 29 jovens da comunidade.

A facilitadora, Fran Abreu, advogada,  Gestora de Recursos Humanos Estratégicos e especialista em Gestão de Pessoas. Em primeiro momento, a mediadora da oficina apontou como a comunidade negra tem papel histórico de ReXistência frente ao racismo estrutural, ressaltando a importância para o público de buscar os meios  de protagonizar uma qualificação potente e de excelência visando enfrentar as iniquidades.

“A realização dessa atividade traz  impactos positivo aos jovens e adolescentes da comunidade visto que proporciona uma maior conscientização para pessoas com maior vulnerabilidade de ingressar no mercado de trabalho”, pontuou Fran Abreu.

Entre os pontos trabalhados pela mediadora estão: as formas de elaborar o currículo; estratégias para lidar com processo de entrevista; o uso equilibrado e racional das redes sociais.  

A Jovem Leilane, participante da oficina, revelou como a ação contribui para perceber como lidar em processos de seleção: “Se tivesse feito essa formação antes da última entrevista que participei para o mercado de trabalho,  com certeza teria me saído  melhor na etapa de avaliação de candidat@s a uma vaga”.

O projeto   tem objetivos como: realizar ações junto aos Poderes Executivos e Legislativo Municipal para aprovar normas que estimulem ou reconheçam boas práticas de respeitos às Diversidades e promoção dos Direitos Humanos; Promover campanhas educativas nas redes socais, destacando a importância do respeito aos direitos de LGBT+ no ambiente corporativo e dar visibilidade às iniciativas que promovam inclusão e respeito às diversidades nas empresas.

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: