Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes participa do III Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar

A Representante do Grupo Matizes, Marinalva Santana, participou  como expositora do III Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Família. A matiziana integrou o painel “Avaliação dos Riscos ao Gênero Feminino: formulário Esperança Garcia e Rogéria”. A Delegada Eugenia Villa também, superintendente Estadual de Gestão de Riscos, era integrante do painel. O evento aconteceu dia 3 e 4 de novembro.

A Presidenta do Fórum Nacional de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar (FONAVID), Ana Cristina,  proferiu a palestra Magna.

Marinalva Santana mencionou em sua exposição uma Pesquisa do CNJ intitulada "Discriminação e Violências contra população LGBT+" que aponta: pesquisadoras encontraram dificuldade de encontrar nos sistemas dos Tribunais processos abertos para apurar crimes de LGBTfobia. 

Santana também sugeriu recomendações a partir do Relatório da pesquisa do CNJ: Criar capacitaçaõ sobre o tema LGTQIA+  para o operadores do sistema de justiça; elaborar campanhas informativas, atualizadas periodicamente, sobre o que existe em termos de normativas, resoluções e jurisprudência para garantir de direitos de pessoas LGBTQUIA+ ; inclusão da sociedade civil no diálogo constante com poder Judiciário. 

Durante a Abertura da atividade, o Desembargador José Ribamar Oliveira, Presidente do TJ/PI, destacou iniciativas pertinentes ao combate à violência contra mulheres: Painel Mulher (acompanhamento dos processos relativos à violências contra mulheres);  Projeto Flores Incultas (enfrentamento à violências dirigidas às mulheres no contexto escolar) ; Criação do Selo Empresa Amiga da Mulher.

Entre outros temas presente na agenda  do Fórum estavam: Atendimento à mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar no Estado do Piauí; Crime de Violência Psicológica e Stalking; Violência Institucional contra Mulher.

Fonte Foto: TJ/PI

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: