Cidadeverde.com
Diversidade

Desafios do ativismo LGbt+ (empreendedores de si) no universo Online e Off-line

Por Herbert Medeiros

O Ativismo Lgbt+ resulta de um processo sociohistórico feito de constante   inovação, alianças, tensões, avanços, conquistas, contradições. Como a própria vida, o movimento da diversidade sexual  também é dinâmico e incorpora as demandas de novos corpos desejantes em busca de reconhecimento político, social e cultural.

Nos idos dos anos de 1960, atravessando período de 1970 até 1990,  nós lgbt+ fomos enfrentando reacionarismos e conservadorismo, configurando  pautas por direitos, cidadania e liberdade de expressão para ReXistirmos. Nessa caminhada histórica de quatro décadas atrás, pessoas e coletivos de Gays, lésbicas, travestis/transformistas, bissexuais protagonizavam a construção de narrativas sociais mais justas, diversas e  potentes.

Olhando em retrospectiva, alguns podem pensar que grupos organizados lá atrás formasse bloco homogêneos de pessoas LGBT+ em que todos falavam mesma língua e tinham mesmas identidade política. Mas internamente   havia diferenças, embates, acordos e  atuações/performances  para evidenciar    protagonismos  ora de um  segmento ou de outros/as.

Ah, não vamos tirar conclusões apressadas: em todas formas de lutas, formações indenitárias   de grupos sociais (políticos, religiosos, culturais, artísticos ) desenvolvem-se divergências/convergências/rupturas/rearranjos.  Isto posto, o andar do movimento para ampliar liberdades de SER QUEM SE É ganha novas matizes com vozes e perspectivas de outras/os sujeitos: pessoas intersexuais, assexuais, não-binários, queer, transexuais. Como isso, novas linguagens, orientações discursivas, práticas e perspectivas de VIVER chacoalham zona de conforto dos padrões hegemônicos.   

Esse leque de possibilidades de Existências revigora a democracia, o cenários político e coloca novas demandas de políticas públicas e ações do mundo corporativo. Mas nós enquanto ativistas individuais ou coletivos devemos saber construir  alianças estratégicas (se condições assim permitirem) , dialogar/mediar interações possíveis com forças políticas de colorações diversas.

Então, um ponto aqui precisa ser refletido: nem sempre o modo como marcamos posições no ativismo Digital devem se  transportarem literalmente para interações políticas no mundo off-line. Às vezes, no burburinho da vida digital somos assim o supra-sumo da soberania, tipo: EU POSSO, EU QUERO, EU FAÇO.  É o que alguns estudiosos tem denominado de EMPREENDEDORESS DE SI.   O tom incisivo de discursos como “Vc homem gay, mulher lésbica hetero, branco, cis, rico/a”, ou “ Vcs homens/mulheres heteros, cis, brancos, ricos/as etc” podem gerar múltiplos efeitos no público da audiência.

É fantástico termos vozes potentes eclodindo nas infovias digitais,  provocando reflexões e ampliando ângulos de análises das dinâmicas das relações humanas. Tal visão empreendeora de si pode ser uma potência ou armadilha de acordo como conduzimos o processo. Assim, ao  delimitar fronteiras de identidade e posições discursivas para agradar internautas ou  focar   conteúdos de interesse  aos nossos/as seguidores/as, podemos também nadar contra corrente e instigar reflexões que desafiam raciocínios aligeirados.

As dinâmicas sociais no campo das lutas na arena institucional (parlamentos, governos, judiciário) e na vida cotidiana e sociocultural (ambiente familiar, escola, mídias tradicionais) têm lógicas especificas de linguagem, de rituais performativos e de interações socioafetivas. Para nós do ativismo lgbt+, conhecer as várias esferas de interações nos possibilita potencializar um MUNDO MAIS PULSANTE.  

 

 

 

 

.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: