Cidadeverde.com
Diversidade

'Musical Palmares' se apresenta em Teresina

De 18 a 22 de janeiro Teresina será banhada não por chuva mas pela apresentação do “Musical Palmares” que molhará a alma dos teresinenses com música e dança.  O Espetáculo é uma realização da   Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ) e seu lançamento será nesta terça-feira(18/01), às 19 h, no espaço da ADH/Ponto de Equilíbrio/centro.

 

O espetáculo resulta da integração de artistas negros  como bailarinos, músicos e atores piauienses que juntos gestaram essa obra que traz a trajetória do povo negro no Brasil e o rico legado cultural que trouxeram para nossa identidade sociocultural. Elementos como samba, capoeira, ritos e culinária afros serviram como catalizador para elaboração de figurinos, cenas, musicas e movimento.

 

 A Organização Ponto de Equilíbrio é uma entidade da sociedade civil  cujo o objetivo é estimular o desenvolvimento  artístico, social, cultural, educacional e econômico do Estado através de programas, projetos e atividades que promovam a formação e fomento da arte piauiense.

 

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO “MUSICAL PALMARES”

1. Dia 18/01/2011:  Lançamento do projeto para 100 convidados especial que são parceiros/apoiadores da OPEQ. LOCAL: ADH/Ponto de Equilíbrio/Centro – 19h.

2. Dia 19/01/2011 : Praça da Telemar/Mocambinho – 19h. A  historiadora amarantina Sâmia Alves Mimbó realizará uma breve fala sobre a importância do dia da consciência negra e também sobre a história do negro no Piauí. Sâmia Alves é uma das principais ativistas do movimento Negro no Sul do Estado e desenvolve a cinco anos a Festa da Beleza Negra na comunidade quilombola Mimbó.

3. Dia 20/01/2011: Adro da Igreja São Benedito, recebe, às 19h, os tambores, danças e cores do Musical Palmares. A  igreja foi escolhida por ser a única no Brasil a ter um santo negro como padroeiro, embora se comemore em seus festejos outro santo.  São contradições que revelam o preconceito  "desmascarado" enraizado em nossas práticas culturais. Outro aspecto a destacar é que o Altar do São Benedito fica do lado de fora da igreja, o que sugere  mais uma vez o racismo mascarado. O  musical ocupar aquele espaço é importante para a cultura negra piauiense pela simbologia que carrega.

4. Dia 21/01/2011:  Praça do CSU/Parque Piauí,  às 19h.

5. Dia  22/01/201:   Praça Cultural/Dirceu – 19h. O Dirceu representa o local de surgimento da Organização Ponto de Equilíbrio. Lá  iniciaram as primeiras ações do que hoje se consolida como a ONG Ponto de EQuilíbrio.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: