Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes realiza ações pelo dia Mundial de combate à homofobia

O  Matizes reafirma seu espírito de luta pela cidadania lgbt e realiza ações para lembrar o  17 de maio - dia Mundial de Combate à Homofobia.  Em parceria com a FUNDAC, o grupo promoveu ontem,  no Projeto Boca da Noite,  o show “Teresina é de todas as diversidades”. As vozes dos músicos piauienses ecoaram pelos cantos da cidade para lembrar que todas as formas de amor vale a pena, o que não vale é o preconceito.

 

Ainda dentro das atividades de combate à homofobia, o Matizes  participará hoje do ato público promovido pela ATRAPI (Associação de Travestis do Piauí) e APTTRA (Articulação Piauiense de Travestis e Transexuais). A ação de sensibilização social ocorre na Av. Frei Serafim, próximo ao Ministério do Trabalho, às 10h.

 

A partir das 18h, palestra sobre “Movimentos Sociais, Educação e Diversidade Sexual” acontece na sala de vídeo do Centro de Ciências da Educação da UESPI. O educador e  ativista do  Matizes, Herbert Medeiros, debaterá com os estudantes de pedagogia a importância da educação formal e informal para o combate à homofobia e promoção dos Direitos Humanos lgbts.

 

O dia mundial de combate à homofobia é resultado de uma longa caminhada em que o ativismo politico dos anos 60 – movimento de contracultura pela liberdade sexual e os direitos civis de negros, mulheres e lgbts – e a produção social e acadêmica do conhecimento vêm descontruir mitos e inverdades sobre as (homo)sexualidades. A afirmação de usufruir livremente os próprios desejos e constituir-se como sujeitos de direito políticos e sociais passam a entrar na agenda política.

 

É a partir dessa caminhada, com suas  lutas, protestos e mobilizações do movimento lgbt, que a Organização Mundial de Saúde vai excluir,  em 17 de maio de 1992, a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a saúde (CID). No Brasil, tanto o Conselho Federal de Psicologia quanto o Conselho Federal de Assistência Social expediram resoluções vetando condutas discriminatórias e preconceituosas  dos profissionais das respectivas áreas.

 

Entre as inúmeras ações do  Matizes pra combater à homofobia estão  a articulação para criação do Disque Cidadania Homossexual, protagonismos no processo de elaboração da Lei Estadual nº 5431 – prevê sanções administrativas para quem discrimina pessoas em razão de orientação sexual – construção com lideranças travestis do documento que norteia o decreto que reconhece o nome social de pessoas travestis e transexuais e realização de oito edições da Semana do Orgulho de Ser, evento que já tematizou a cidadania lgbt sobre aspectos jurídicos, e educacionais bem como no campo da saúde, segurança, cultura e da homofobia institucionalizada. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: