Cidadeverde.com
Diversidade

8ª Semana do Orgulho de Ser será uma viagem pelo universo lgbt

A 8ª Semana do Orgulho de Ser, organizada pelo grupo Matizes, traz mais uma vez um leque variado de reflexões sobre Direitos e cidadania da população LGBT. Esse ano o tema norteador será “Saúde e Diversidade: múltiplos olhares”. O evento acontece  de  26 a 31 de agosto em diversos espaços da cidade de Teresina.

 

A  Fundação Perseu Abramo em parceira com a Fundação Rosa Luxemburgo Stiftung realizou estudo em 150 municípios brasileiros e abrangendo todas regiões do país e constatou: o espaço escolar pode ser  ambiente favorável para superação da homofobia. Para refletir sobre o assunto na Semana do Orgulho de Ser, a mesa-redonda “Homossexualidade na sala de aula” discutirá mecanismos de enfrentamento ao preconceito e à discriminação na escola. A atividade acontece dia 27/07 às 9h na Faculdade Novafapi.

 

Em Teresina,  a busca de casais homoafetivos  pelo  registro de união estável demanda mais informações sobre a decisão do STF reconhecendo a uniões entre parceiros do mesmo sexo. O tema entra na agenda da Semana do Orgulho de Ser através da palestra “Legalização da união homoafetiva: reflexão” que  analisará os efeitos sociais e jurídicos  da decisão proferida pela suprema corte do país.   A atividade  ocorre na Sala de Vídeo do Campus Clóvis Moura (UESPI).

 

O estigma e o preconceito são fatores  impulsionadores  para o  processo de adoecimento da população lgbt. O resultado dessa situação aponta que, se comparado com pessoas heterossexuais,  gays e lésbicas  procuram menos os serviços de saúde. Travestis e transexuais também vivenciam a exclusão do acesso integral ao direito à saúde. A Oficina “Atenção à saúde para travestis, transexuais  e gays”  debaterá com profissionais da área médica sobre tratamento respeitoso e igualitário para lgbts no sistema de saúde. A ação acontece na Faculdade Novafapi no dia 27/08 às 18h.

 

Ainda para discutir a relação entre a politica da saúde para população lgbt no contexto da equidade de direitos, será realizada dia 28/08, às 9h, a mesa-redonda “Homossexuais e o ensino de saúde” na Faculdade Novafapi.

 

A luta do movimento lgbt no Brasil  tem definido a construção de politicas junto ao poder público para assegurar a efetivação plena da dignidade humana e dos direitos econômicos  socioculturais  desse segmento organizado. Neste sentido, o Programa Brasil Sem Homofobia (2004) e o Plano Nacional para Promoção da Cidadania LGBT (2009) apresentam-se como instrumentos valorosos para superar o quadro de negação de direitos que afeta essa população. 

 

A palestra “Homofobia e Politicas Públicas” será um momento importante para avaliar os avanços, impasses e contradições entre o discurso oficial e suas práticas e a efetiva implementação de ações afirmativas para a cidadania lgbt. O evento ocorre dia 28/08, às 16h, na sala de vídeo do Campus Clóvis Moura (UESPI).

 

Uma das atividades da 8ª Semana do Orgulho de Ser  que vai desconstruir visões simplistas e equivocadas do discurso fundamentalista religioso será a palestra “Saúde espiritual da pessoa lgbt através da inclusão”. O palestrante Paulo Steckel (RS) – coordenador geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva – refletirá sobre o papel das religiões inclusivas como fonte de promoção do respeito, do acolhimento e  do diálogo fraterno e amoroso com a diversidade sexual. A ação ocorre dia 28/08 às 20h no auditório da Faculdade Santo Agostinho.

 

A programação cultural do evento também é um atrativo a parte. Torneio esportivo, exibição de filmes,  shows e coral estão no cardápio das atividades. Para os apaixonados por cinema serão apresentadas as obras: ‘O menino peixe’, ‘Plata queimada’, ‘Do começo ao fim’, ‘Orações para Bob’, ‘Strella’ e ‘Sebastiane’. O Show Boca da Noite vai trazer dia 29/08 a festa ‘O mar de Teresina fica no céu da boca das meninas’ para agitar a tribo da diversidade. 

 

Para os amantes da música, a apresentação do Coral da UESPI com o espetáculo ‘Musical gonzaguiano – 100 do Rei do Baião. O evento acontece dia 31 de agosto, às 18h30min, no Teatro de Arena do Campus Clóvis Moura (UESPI). Dia 1º de setembro será a apoteose com a Parada e Show da Diversidade. Os ingrediente da festa serão Djs, drags hiper performáticas, som eletrizante, alegria, paz e celebração para todas as formas de amar. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: