Cidadeverde.com
Diversidade

6ª Semana do Amor de Iguais lança múltiplos olhares sobre a cultura LGBT

A partir de um olhar multifacetado, as homossexualidades estarão no centro do debate acadêmico durante a 6ª Semana do Amor de Iguais que será realizada de 26 a 30 de agosto na Sala de Vídeo II do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI. A atividade foi idealizada pelo Profª Drº Franscisco de Oliveira Barros Jr.

 

Com a apresentação da dissertação “A escola e educação não-escolar: experiências da mulher lésbica afrodescendente”, a Semana do Amor de Iguais inicia suas reflexões sobre cidadania LGBT. O estudo da mestranda Ana Carolina Magalhães Fortes objetiva analisar  os mecanismos educacionais formais e não-formais que contribuem para formação da autoestima, empoderamento político e construção identitária de lésbicas negras. A pesquisa foi orientada pelo Profº PhD Francis Musa Boakari. A atividade acontece dia 26/08 às 9h.

 

Ainda dentro das atividades tematizando a cultural lgbt e mundo acadêmico, o discurso da arte cinematográfica também lançará luzes sobre os amores que ousam dizer seu nome. Os filmes ‘O Padre’ e  ‘O Pecado da Carne’ serão apresentados dias 26 e 27 de agosto a partir das 18h. Após exibição das narrativas fílmicas, uma roda de diálogo problematizará os aspectos socioculturais e políticos envolvendo discurso religioso e homoafetividades.

 

Para promover uma desconstrução das concepções dominantes sobre masculinidade, feminilidade, (homo)sexualidades e identidade de gênero, a mesa-redonda ‘(Des)fazendo gênero: inventando uma Pedagogia Queer” debaterá o tema através d@s pesquisadores(as) da Profª Shara Jane Holanda(UFPI), Profº Drº Sandro Soares(Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) e Romário Ráwlyuson Pereira do Nascimento (Mestrando em Educação da UFPI). A ação ocorrerá dia 28/08 às 14h.

 

Os avanços médicos, científicos, tecnológicos e sociais oportunizaram à  população na 3ª idade condições  para  conquistar uma existência mais duradoura e com mais qualidade de vida. A busca de uma sexualidade prazerosa se estende para este segmento populacional, o que implica  pensar também nas ações de promoção e prevenção a saúde sexual desta faixa etária.

 

A palestra “AIDS nas velhices” problematizará a questão no dia 30/08 às 9h. Susane Castro, doutoranda em Políticas Públicas da UFPI, será a debatedora do assunto. Na ocasião também será lançado o livro versando sobre a mesma temática.

 

A semana do Amor de Iguais integra a 9ª Semana do Orgulho de Ser que acontece de 25 a 30 de agosto. Este ano, o evento realizado pelo grupo Matizes tem como tema “Políticas Públicas e cidadania LGBT: avanços e desafios”.  A abertura da semana será com um show esfuziante de Daniela Mercury, dia 25/08, com concentração às 16 na Av. Raul Lopes.


Por: Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: