Cidadeverde.com
Diversidade

Teresina vai ferver: Parada de Abril

Durante quatro dias Teresina vai mergulhar no mundo da telona para ver, sentir, ouvir, indagar, performatizar, ressignificar, problematizar as potencialidades da arte e sua ação transformadora  através do festival audiovisual ‘Parada de Abril’.  Um caleidoscópio cultural que envolverá mostra de filmes, oficinas, debates, intervenções visuais, musicais, fotográficas. Essa parada mix acontecerá de 9 a 12 de abril no Teatro do Boi.

 

A narrativa cinematográfica ‘Kátia’, da cineasta Karla Holanda, será uma das atrações do festival. A obra adentra o  universo simbólico, icônico, político e sociocultural de Kátia Tapety, primeira  travesti brasileira a atuar no espaço político institucional   como vereadora e vice-prefeita de Colônia do Piauí. A protagonista se descortina no horizonte fílmico como mulher plural, superando preconceitos e afirmando sua luta por cidadania e direitos.

 

Ainda dentro da programação do ‘Parada de Abril’, o documentário  ‘Quem tem medo de Cris Negão?’, de René Guerra,  retrata a vida de Cristiane Jordan, travesti e cafetina do centro de São Paulo. Através da obra pode-se lançar uma compreensão  sócio-antropológica sobre as narrativas subjetivas  e sociais do mundo underground das travestis das grandes cidades.

 

Os versos da canção ‘Gentileza’ (Marisa Monte) anunciam ‘apagaram tudo/pintaram tudo de cinza/a palavra no muro/ ficou coberta de tinta/ só ficou no muro/ tristeza e tinta fresca’. Assim como esta  composição  alerta  sobre a ação   daqueles  que querem silenciar as narrativas urbanas expressa nos muros da cidade,   o filme “Cidade Cinza”, dirigido por Marcelo Mesquista e Guilherme Valiengo, também entra no cardápio do festival de audiovisual  para   problematizar  que espaço urbano mais democrático se pode construir através dos discursos plurais que habitam a cidade.

 

Durante o evento, #SalveRainha será o lounge  onde as tribos urbanas teresinense podem relaxar, tomar uns drinks, saborear uma boa gastronomia, circular  e interagir ao  som  magnetizante de Sam Andrade,  Fábio Andrade, DJ Mansur. O espaço será aberto todos os dias.


Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: