Cidadeverde.com
Diversidade

Junta - Festival Internacional de Dança movimenta a cena cultural de Teresina

 Em sua segunda edição, o JUNTA - Festival Internacional de Dança vem juntar ética, estética e suas relações de 08 a 12 de junho em Teresina- PI, articulando ações, reflexões e possibilidades no circuito de dança e de arte contemporânea em Teresina.

Concebido pelos artistas Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo, o festival vem com vasta programação de espetáculos nacionais e internacionais, residências artísticas, intervenções urbanas, workshops, Mostra Jovens Criações e programação infantil. Artistas do Piauí, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espanha e várias outras localidades estarão ocupando espaços culturais importantes da cidade com espetáculos, oficinas e outras ações.

Este ano o JUNTA #2 acontecerá como uma ocupação do centro da cidade no Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Casa da Cultura de Teresina, Sesc da Avenida Campos Sales (Espaço Cultural Cosme Oliveira) e Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

 Outro diferencial vão ser as residências artísticas começando na semana anterior e envolvendo os dançarinos da cidade, como ressalta Janaína Lobo, artista de dança e uma das idealizadoras do Festival. Uma destas, com o grupo holandês NOOM, que fará residência por 10 dias e apresentará uma mostra de processo para crianças.  também destaca a Convocatória Pública que selecionou obras para compor a programação.

“Tivemos um número muito grande de inscrições, o que nos deixou bastante felizes e aponta também para uma carência e dificuldade de circulação que temos no Brasil”, pontua Janaína ressaltando a transversalidade da seleção que tem o corpo contemporâneo como ponto de partida e o discute/problemtaiza em diferentes suportes e linguagens, como a fotografia.

Para cena artística piauiense, o JUNTA representa um importante canal com trabalhos que são referência de pensamentos e modos contemporâneos de fazer dança tanto no Brasil como exterior, já que neste ano contará com artistas brasileiros com carreira internacional como o Cristian Duarte (SP) e Wagner Schwartz (SP-França).

O Festival também contribui com a formação artística na região, dando visibilidade a produção local ao mesmo tempo em que cria relações de aproximações entre cidades com contextos parecidos. Ano passado o JUNTA estabeleceu conexões, por exemplo, com Cuiabá, São Luís e Concepcion (Chile), expandindo e fortalecendo a produção artística latino-americana.

O JUNTA surgiu em 2015, já fortalecendo e oficializando um circuito de festivais de dança no Nordeste do Brasil, em parceria com o Conexão Dança (MA). Sua 1ª edição marcou Teresina no circuito de dança contemporânea do país, viabilizando uma experiência estética, que fomenta a dança e a arte locais e a criação e manutenção de redes de atuação.  

Mais detalhes do Junta Festival Internacional de Dança  clique AQUI

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: