Cidadeverde.com
Diversidade

Junta - Festival Internacional de Dança movimenta a cena cultural de Teresina

 Em sua segunda edição, o JUNTA - Festival Internacional de Dança vem juntar ética, estética e suas relações de 08 a 12 de junho em Teresina- PI, articulando ações, reflexões e possibilidades no circuito de dança e de arte contemporânea em Teresina.

Concebido pelos artistas Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo, o festival vem com vasta programação de espetáculos nacionais e internacionais, residências artísticas, intervenções urbanas, workshops, Mostra Jovens Criações e programação infantil. Artistas do Piauí, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espanha e várias outras localidades estarão ocupando espaços culturais importantes da cidade com espetáculos, oficinas e outras ações.

Este ano o JUNTA #2 acontecerá como uma ocupação do centro da cidade no Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Casa da Cultura de Teresina, Sesc da Avenida Campos Sales (Espaço Cultural Cosme Oliveira) e Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

 Outro diferencial vão ser as residências artísticas começando na semana anterior e envolvendo os dançarinos da cidade, como ressalta Janaína Lobo, artista de dança e uma das idealizadoras do Festival. Uma destas, com o grupo holandês NOOM, que fará residência por 10 dias e apresentará uma mostra de processo para crianças.  também destaca a Convocatória Pública que selecionou obras para compor a programação.

“Tivemos um número muito grande de inscrições, o que nos deixou bastante felizes e aponta também para uma carência e dificuldade de circulação que temos no Brasil”, pontua Janaína ressaltando a transversalidade da seleção que tem o corpo contemporâneo como ponto de partida e o discute/problemtaiza em diferentes suportes e linguagens, como a fotografia.

Para cena artística piauiense, o JUNTA representa um importante canal com trabalhos que são referência de pensamentos e modos contemporâneos de fazer dança tanto no Brasil como exterior, já que neste ano contará com artistas brasileiros com carreira internacional como o Cristian Duarte (SP) e Wagner Schwartz (SP-França).

O Festival também contribui com a formação artística na região, dando visibilidade a produção local ao mesmo tempo em que cria relações de aproximações entre cidades com contextos parecidos. Ano passado o JUNTA estabeleceu conexões, por exemplo, com Cuiabá, São Luís e Concepcion (Chile), expandindo e fortalecendo a produção artística latino-americana.

O JUNTA surgiu em 2015, já fortalecendo e oficializando um circuito de festivais de dança no Nordeste do Brasil, em parceria com o Conexão Dança (MA). Sua 1ª edição marcou Teresina no circuito de dança contemporânea do país, viabilizando uma experiência estética, que fomenta a dança e a arte locais e a criação e manutenção de redes de atuação.  

Mais detalhes do Junta Festival Internacional de Dança  clique AQUI