Cidadeverde.com
Diversidade

Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PI debate a Visibilidade Lésbica

A Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PI realiza nesta terça (30) o debate "Elas por elas: visibilidade lésbica e direitos humanos". O evento tem início às 14h, na Escola Superior de Advocacia.

O debate terá a participação de professora Natasha Karenina (UFPI), da militante do Matizes, Carmen Ribeiro, e da Assistente Social Carolina Alves.

Segundo a Presidenta da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PI, Ana Carolina Magalhães Fortes, a atividade é alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Não há necessidade de fazer inscrição e qualquer  pessoa interessada no tema pode participar.

SOBRE O DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA

O dia 29 de agosto foi escolhido pelas entidades do Movimento de Lésbicas porque foi nesse dia, no ano de 1996, que ocorreu a abertura do 1º Seminário Nacional de Lésbicas, no Rio de Janeiro.

Mas por que uma data específica para a Visibilidade Lésbica?

Para convocar toda a sociedade brasileira e o poder público para respeitar os direitos dessa população, que sofre discriminação pela questão de gênero e pela orientação sexual. No 29 de agosto, militantes de todos os Estados do Brasil realizam ações com o objetivo de exigir respeito, dignidade e liberdade!

O dia nacional da visibilidade lésbica representa resistência ao machismo, ao patriarcado e sua expressão mais nociva - a heterossexualidade como norma. A Visibilidade Lésbica é uma forma de dizer não à censura e ao cerceamento sobre os desejos e afetos das mulheres que vivenciam sua sexualidade com outras mulheres.

 

Por Marinalva Santana

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: