Cidadeverde.com
Diversidade

Dia Estadual da Consciência Negra: Seminário Esperança Garcia - OAB/PI

Em comemoração ao Dia Estadual da Consciência Negra, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PI realizará a apresentação do "Projeto Esperança Garcia".

Esperanca Garcia foi uma mulher negra escravizada que peticionou ao Governador da Provincia denunciando os maus tratos sofridos por ela, seus filhos e suas companheiras. A Carta de Esperanca Garcia, datada de 06 de Setembro de 1770  foi considerada a primeira peticão por direitos humanos que se tem relato no Brasil. A OAB Piaui pretende reconhecer o protagonismo de sua iniciativa concendendo a ela o titulo de primeira mulher advogada do Brasil.

O evento de apresentacao do Projeto será neste dia 06 de Setembro a partir das 17h, na sala 02 da Escola Superior da Advocacia.

Programação

  • 17h - Abertura Solene com o Presidente OAB, Chico Lucas e a Presidente da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra, Sueli Rodrigues;

 

  • 17h30 - Palestra com Élio Ferreira - Coordenador do Núcleo de Estudos em Pesquisa Afro da Universidade Estadual do Piauí e Paulo Machado - Advogado, poeta, cronista e historiador;

 

  • 19h - Apresentação do Dossiê "Esperança Garcia e os usos da memória para construção da identidade negra no Piauí"

Sueli Rodrigues - Advogada e Socióloga;

Mairton Celestino - Historiador;

Débora Soares - Historiadora;

Raquel da Costa - Historiadora.

 

  • 20h - Apresentação e discussão do "Projeto Esperança Garcia" com os movimentos sociais.

 

  • 21h30 - Enceramento com apresentação cultural e coquetel.

Fonte: Oab/PI

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: