Cidadeverde.com
Diversidade

Mulheres nos Terreiros da Esperança: Projeto de comunicação fortalece resistência em defesa de territórios

  • foto_5.jpg Ronald Moura
  • foto_4.jpg Ronald Moura
  • foto_3.jpg Ronald Moura
  • Foto_2.jpg Ronald Moura
  • foto_1.jpg Ronald Moura

Esperança virou verbo nos olhos e nas mãos de quem faz história. Esperançar, é o que fazem as mulheres por seus terreiros, analogia ao quintal onde se planta e cultiva ancestralidade, conscientes de seu direito à cidade. Para somar a esta luta e entoando a pergunta “Lagoas do Norte Pra Quem”?, o Projeto Mulheres nos Terreiros da Esperança, realizou a sua quarta atividade na tenda Espirita de Umbanda da Mãe Alice, no Mafrense, neste último domingo (23).

Segundo Isabel Jardim, uma das organizadoras do projeto e também uma das mulheres ameaçadas de remoção pelo Programa Lagoas do Norte (PLN), o encontro de domingo, intitulado Religando Vivências, foi um momento mágico que reuniu vizinhos e filhos de santo para curtir um cinema e fazer uma roda de conversa com a mestranda em sociologia , Daniele Soares . A socióloga estuda a o impacto do PLN sobre as religiões de matriza africana, a mesma também é moradora da região e afirma que a ameaça de remoção destas casas representa um desrespeito à cultura e fere os diferentes modos de viver e ser na cidade.

 Para Isabel Jardim o momento foi muito rico. “Debatemos sobre como o poder público age segundo interesses outros que não contemplam a "natureza" da diversidade do povo, incutindo um padrão que não é daquele lugar, destruindo raízes importantes para a sobre(con)vivência sadia de uma comunidade específica. Esquecendo, porém, que aquela estrutura se consolidou dessa forma, justamente, a partir da falta de olhar e ações que providenciassem os direitos básicos da gente negra e pobre da cidade”, contesta, relembrando que todas as benfeitorias da região, tais como escolas e creches só veio a próprio punho da população, esquecida e criminalizada pelo estado, comumente categorizada como perigosa e marginal.

Durante todas as vivências do projeto  moradores e moradoras atingidos pelo PLN apontam que agora que encontraram seu lugar, na construção diária e contínua de seus espaços e significantes/significados e que praticam nas suas crenças, rotinas, lutas e vidas, a prefeitura junto ao banco mundial vem propor uma modificação a revelia dos interesses comunitários.

A cada encontro do Projeto, se observa um modo de vida tradicional e de apego aos valores da natureza. Na atividade “construindo círculos: ver, ouvir e tecer”, as mulheres contaram as suas histórias coletivas e individuais, desde os momentos de trabalho nas olarias, nas vazantes, até as lutas por benfeitorias coletivas, como a creche que foi construída de tijolo por tijolo posto por cada morador e moradora. No quintal da Dona Helena, no encontro intitulado “Circulando entre memórias: oficina de entrevista e registro”, ela se vangloriou das dezenas de plantas medicinais de seu quintal e afirma não entender porque devem sair dali, depois de anos de esforço.

Há quase dez anos, moradores e moradoras da região norte de Teresina enfrentam mudanças em seu modo de vida devido a implantação do Programa Lagoas do Norte (PLN). Reagindo às modificações que o Programa tem imposto à população da Zona Norte, as mulheres das comunidades atingidas tem sido a linha de frente na luta pelo direito à moradia, agora, com um diferencial.

“Mulheres nos terreiros da Esperança” é um projeto de Comunicação Popular, possibilitado pela CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços) e SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia e realizado em parceria entre o Coletivo Flores.Ser Comunicação e o Centro de Defesa de Direitos Humanos Ferreira de Sousa.  O objetivo é levantar discussões e ações no que se refere aos direitos das mulheres, no campo dos direitos humanos, memória, patrimônio e ancestralidade. O projeto toma emprestado o termo “terreiro” como o lugar onde se planta e cultiva modos de ser e viver, deste modo, constrói resistência tanto em defesa das moradias, como também, das casas de religião de matriz africana, ameaçadas de desapropriação.

Por Sarah Fontenelle

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: