Cidadeverde.com
Diversidade

Acadêmicos do Centro Educacional São Camilo participam de roda de conversa sobre IST's - A gente quer viver pleno direito

Com o tema “Ações de Prevenção e Promoção da Saúde”, os educandos do Centro de Educação Profissional São Camilo(CEPROSC) participaram de roda de conversa nesta terça-feira(29/08) com a palestrante Karina Alves Amorim de Sousa, Coordenadora Estadual de Doenças Transmissíveis da SESAPI.

A atividade acontece dentro da  programação da 13ª Semana do Orgulho de Ser, evento realizado pelo Matizes em parcerias com poder público, instituições privadas e organizações sociais.

Os acadêmicos de enfermagem  acompanharam atentamente as informações e conhecimentos compartilhados pela facilitadora. Ao falar das infecções sexualmente transmissíveis, a Coordenadora da Secretaria Estadual abordou as formar de prevenção: preservativo masculino e feminino, vacinação (Hepatite B, HPV), Profilaxia pós-exposição.

Karina Amorim ainda ressaltou a importância do teste rápido como uma  das estratégias eficientes para o diagnóstico precoce de infecção e encaminhamento para a rede especializada de saúde. Também explicou  aos acadêmicos sobre funcionamento e acesso à profilaxia pós-exposição.

Outra ação a ser realizada no Centro São Camilo será a Mostra de filmes  For Rainbow: Cinema e Cultura da Diversidade Sexual. O evento ocorrerá nesta quinta-feira(31/08) nos turnos manhã, tarde e noite. Entre as obras da mostra estão: ‘Aceito’, ‘De que lados me olhas’, ‘Entre lugares: a invisibilidade de homens trans’, ‘Também sou teu povo’.

A roda de conversa no CEPROSC integra uma das ações do Projeto ‘A gente quer viver pleno direito’, realizado pelo grupo Matizes com apoio do Fundo PositHiVo.