Cidadeverde.com
Diversidade

Aniversário de três anos do Movimento 'Ocupa Praça': a cidade é nossa

“A praça! A praça é do povo/Como  o céu é do condor”.  A expressão da luta por liberdade contida nos versos de Castros Alves revela como as sociedades transformam sua realidade para edificar outro mundo possível  a partir de suas ações individuais e coletivas.  foram mentes e corações coletivas urbanas de Teresina que lutaram fraternalmente  há três anos pela manutenção  da Praça das Ações Comunitária do bairro Parque Piauí.  

Em outubro de 2015, moradores da região e cidadãos urbanos realizaram durantes meses  conjunto de iniciativas educativas-culturais  para resistir ao projeto da Prefeitura Municipal de Teresina de construir terminal de Integração na localidade sem levar em conta os interesses dos moradores, os impactos ambientais e não realizando  consulta da  participação popular.

E para comemorar a luta do Movimento #OcupaPraça, hoje (12/10), no local onde ocorrerão as ações coletivas de ReXistência,   membros da comunidade, artistas, ativistas urbanos estarão comemorando a conquista de manter aquele espaço socioambiental.  Ao longo de todo dia serão realizadas: Oficina Horta Orgânica, palhaçaria e jogos infantis, rodas de conversa, roda de capoeira, crochetando afetos,  shows musicais, ritual de tambor e Afoxá,  plantações de mudas, contação de Histórias etc. 

A Rede Ambiental do Piauí(REAPI) e o Projeto ‘Garagem Orgânica’* participaram do evento com plantação de mudas frutíferas.  Tânia Martins, ativista da REAPI, ressaltou a importância de disseminar a cultura da produção de hortas urbanas como fator de conscientização para consumo de alimentação saudável, livre de agrotóxicos, bem como promoção da educação ambiental.

*Projeto Garagem Orgânica

De acordo com jovem Antônio Neto, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa nasceu com objetivo de atuar em duas  frentes: realizar a produção de hortas urbanas em casas, apartamento, clínicas e outros espaços da cidade; desenvolver,  em sítio próximo de Teresina, experimento com sistema de agrofloresta (uso e manejo da terra que traz como vantagem, em relação à agricultura convencional, recuperação da fertilidade dos solos, fortalecimento de adubos verdes, controle de ervas daninhas et). Entre outras ações, o projeto realizou oficina na Galeria ‘The Doors’ para público empresarial do setor de gastronomia.

Por Herbert Medeiros