Cidadeverde.com
Diversidade

Sociedade Civil e Poder Público participam de Ação em Favor dos Direitos Humanos

  • Foto_8.png Herbert Medeiros
  • FOto_7.png Herbert Medeiros
  • Foto_6.png Herbert Medeiros
  • foto_5.png Herbert Medeiros
  • foto_4.png Herbert Medeiros
  • foto_3.png Herbert Medeiros
  • foto_2.jpg Herbert Medeiros
  • foto_1.png Herbert Medeiros

No dia Internacional dos Direitos Humanos(10/12), organizações da Sociedade Civil, ativistas e instituições públicas participaram, no Palácio do Karnak,  da Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Órgãos e Entidades no Estado do Piauí para Formação da Rede de Promoção e Defesa de Direitos  no Âmbito Estadual. A ocasião também foi momento de posse d@s  representantes do poder público e sociedade organizada no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH).

O Acordo de Cooperação Técnica expressa aos participantes a necessidade de promover intercâmbio de informações de forma ágil,  bem como compartilhamento de dados e documentos, autorizando acessos e recebimentos que se fizerem necessários, assegurando, contudo, as políticas de segurança de cada órgão. Também visa uniformizar ações a fim de fortalecer a rede de proteção dos Direitos Humanos(DH).

A representante do Ministério Público Estadual, promotora Mirian Lago, destaca que  a assinatura do acordo é importante pois garante mais  visibilidade a todos os órgãos que trabalham com a promoção e defesa dos DH. Ressalta ainda que o objetivo   principal da Rede  é integrar as instituições para que a promoção das ações seja mais efetivas e ofereça resposta que a sociedade precisa diante das violações de direitos.

Marinalva Santana, ativista do grupo Matizes, expressou o desejo de que o Acordo não fique somente no papel mas que tenha efetividade para atender demandas sociais. A ativista salientou também  que o Estado reverta a situação de violador de direitos para  o papel  de   protetor dos Direitos da Pessoas Humana.

A representante do Matizes  também espera que conselheiros/as do CEDDH  tenham serenidade e compromisso para enfrentar o momento adverso do país e atuar  de forma articulada e inteligente para promover Direitos Humanos.

A Rede de Defesa e Promoção dos DH é formada por: OAB, Ministério Público Estadual, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Justiça do Estado do PI, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Secretaria Estadual de Educação, UFPI, UESPI,  Instituto Federal de Educação (IFPI), Defensoria Estadual e Defensoria da União, Secretaria Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Tribunal de Justiça do Estado do PI, Conselho Regional de Psicologia.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: