Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes realiza oficina na Penitenciária Feminina de Teresina com projeto 'Liberdade é Lilás'

  • FOTO_OFIC_PENIT_1.jpg Marinalva Santana
  • FOTO_OFICINA_6.jpg Marinalva Santana
  • FOTO_OFICINA_5.jpg Marinalva Santana
  • FOTO_OFICINA_4.jpg Marinalva Santana
  • FOTO_OFICINA_3.jpg Marinalva Santana
  • FOTO_OFICINA_2.jpg Marinalva Santana
  • FOTO_OFIC_2.jpg Marinalva Santana

O Grupo Matizes realizou hoje (22) mais uma ação do Projeto "a liberdade é lilás", na Penitenciária Feminina de Teresina. A professora de teatro Norma Soely Guimarães foi a facilitadora da oficina "liberdade lilás", que contou com a participação de 20 mulheres privadas de liberdade.

Utilizando técnicas de teatro do oprimido, a professora fez uso de várias  dinâmicas  para trabalhar com as reeducandas o fortalecimento da autoestima e também para perceber a importância de cada uma ser protagonista da sua própria história.

A metodologia usada pela professora Norma Soely foi bastante elogiada pelas participantes. A reeducanda I.D.S.P externou seu entusiasmo com a oficina, ao afirmar: "gostei muito de ter participado. Aqui, nós brincamos, dançamos, demos asas aos nossos sonhos. Lá dentro [na cela] a gente só chora".

A ministrante da oficina, Norma Soely, também se disse bastante feliz por compartilhar com as reeducandas um momento tão rico, de troca de vivências.

 

SOBRE O PROJETO A LIBERDADE É LILÁS

O projeto "a liberdade é lilás" é executado pelo Grupo Matizes, com apoio do Tribunal de Justiça do Piauí e em parceria com a Defensoria Pública Estadual. O público-alvo das ações do projeto são as mulheres privadas de liberdade (especialmente as presas provisórias),  que se encontram recolhidas na Penitenciária Feminina de Teresina.

Além da realização de oficinas, o projeto também busca reduzir o encarceramento feminino, bem como assegurar que as beneficiárias tenham seus processos julgados em um prazo razoável.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: