Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes realiza oficina no Centro de Educação Masculino (CEM)

O Grupo Matizes promoveu  nesta segunda-feira (25/02) oficina “Direitos Humanos e Diversidade: jovens (em)Cena” no Centro Educacional Masculino, na zona norte da cidade. A atividade é uma ação do Projeto “liberdade Lilás”, executado pelo Matizes e  apoio do Tribunal de Justiça e parceria com Defensoria Pública Estadual.

A ação foi uma parceria com o Psicólogo do Centro Educacional,  Kaio Rodrigues, e Sheila Rodrigues, coordenadora da Unidade. A jornalista e atriz Norma Soely facilitou a oficina com jovens do CEM utilizando a linguagem   teatral  para sensibilizar e envolver os participantes  através de dinâmicas de expressão corporal  e diálogos socio afetivos.

Após cada dinâmica de interação, a facilitadora exibia vídeos tematizando o valor da convivência com às diferenças. A exibição do poema de Bráulio Bessa sobre respeito à Diversidade desencadeou reflexão sobre empatia e questionamentos sobre discursos reforçadores de segregação.

Em outro momento, os jovens assistiram ao vídeo “Preconceito e Estereótipo” para problematizar como as relações socioculturais produzem classificações e categorias redutoras sobre a subjetividades humanas, reduzindo as potencialidades e riquezas de uma interação social mais significativa.

A interlocução com a coordenadoria do CEM abriu caminhos para realização de outras ações socioeducativas no local.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: