Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes realiza atividade do Projeto "A liberdade é lilás"

O Grupo Matizes realizou nesta sexta(15) mais uma atividade com as detentas da Penitenciária Feminina de Teresina, dentro do Projeto "A liberdade é lilás".

Através de uma roda de conversa intitulada "A dor e a delícia de ser mulher",  as participantes refletiram sobre suas condições de vida no cárcere e também desabafarem sobre suas angústias e os sonhos que alimentam.

A Coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, explica que a atividade é uma das ações do Grupo pelo Dia Internacional da Mulher. “Vivenciamos um momento político muito ruim para a sociedade brasileira, marcado pelo retrocesso, com ameaça a vários direitos que conquistamos. Como sabemos, as mulheres privadas de liberdade sofrem fortemente com essa onda conservadora, marcada também pela lógica do encarceramento em massa”, pontua Marinalva.

SOBRE O PROJETO A LIBERDADE É LILÁS

O projeto "A liberdade é lilás" é executado pelo Grupo Matizes, com apoio do Tribunal de Justiça do Piauí e em parceria com a Defensoria Pública Estadual. O público-alvo das ações do projeto são as mulheres privadas de liberdade (especialmente as presas provisórias),  que se encontram recolhidas na Penitenciária Feminina de Teresina.

Além da realização de oficinas, o projeto também busca reduzir o encarceramento feminino, bem como assegurar que as beneficiárias tenham seus processos julgados em um prazo razoável.