Cidadeverde.com

Brasil atinge marco histórico: 2 milhões de sistemas de energia solar residencial!

Crédito: acervo do colunista.

Um marco notável foi alcançado no Brasil: a instalação de 2 milhões de sistemas de energia solar residencial! Esse feito, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), demonstra o crescente interesse da população brasileira por essa fonte de energia limpa e renovável. A energia solar fotovoltaica, que converte a luz do sol em eletricidade, vem se tornando cada vez mais popular no país, impulsionada por diversos fatores. Entre os principais, podemos destacar:

Redução na conta de luz: Os sistemas solares podem gerar até 100% da necessidade energética de uma residência, proporcionando uma economia significativa na conta de luz.

Sustentabilidade: A energia solar é uma fonte limpa e renovável, que não emite gases poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Incentivos fiscais: O governo brasileiro oferece diversos incentivos fiscais para a instalação de sistemas solares, tornando-os mais acessíveis à população.

Valorização do imóvel: Imóveis com sistemas solares instalados tendem a ter um valor de mercado mais alto.

O marco de 2 milhões de sistemas representa um passo importante para a democratização da energia solar no Brasil e demonstra o grande potencial dessa fonte de energia para o país. Com a crescente adoção da energia solar, podemos esperar um futuro mais sustentável e com menor impacto ambiental. É importante ressaltar que, apesar do grande avanço, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Estima-se que apenas 2% das residências brasileiras possuem sistemas fotovoltaicos instalados. Para que essa tecnologia se torne ainda mais acessível e disseminada, é necessário que os governos e o setor privado continuem investindo em pesquisa, desenvolvimento e políticas públicas adequadas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais