Cidadeverde.com

Inversor Convencional x Microinversor: diferenças, vantagens e desvantagens

Crédito: Fatih-yurtman

No que se refere a  energia solar, o inversor é um componente fundamental que converte a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA), compatível com a rede elétrica. No mercado, existem duas tecnologias principais de inversores: o inversor convencional e o microinversor. Cada um possui características, vantagens e desvantagens que podem influenciar na escolha ideal para o seu sistema fotovoltaico.

O que é um Inversor Convencional?

O inversor convencional, também chamado de inversor string, é um equipamento único que converte a energia de vários painéis solares conectados em série (string). Essa tecnologia é mais tradicional e oferece um custo inicial mais baixo em comparação ao microinversor.

Vantagens do Inversor Convencional:

Custo inicial mais baixo: O inversor convencional é geralmente mais barato que o microinversor, tornando-o uma opção mais acessível para projetos com orçamento limitado.
Eficiência: A eficiência de conversão de energia do inversor convencional é geralmente alta, similar ao microinversor.

Desvantagens do Inversor Convencional:

Perda de produção por sombreamento: Se um painel solar na string for sombreado, a produção de toda a string será afetada, reduzindo a geração de energia.
Menor segurança: O inversor convencional opera com alta voltagem em CC, o que pode apresentar riscos de segurança.
Dificuldade de monitoramento individual: O inversor convencional monitora a produção de energia de toda a string, não permitindo a análise individual do desempenho de cada painel.

O que é um Microinversor?

O microinversor é um dispositivo individual que converte a energia de cada painel solar em CA. Essa tecnologia oferece maior modularidade e flexibilidade na instalação do sistema fotovoltaico.

Vantagens do Microinversor:

Melhor produção de energia: O microinversor otimiza a produção de energia de cada painel, minimizando perdas por sombreamento, mismatch e temperatura.
Maior segurança: O microinversor opera com baixa voltagem em CC, reduzindo os riscos de segurança.
Monitoramento individual: O microinversor permite o monitoramento da produção de energia de cada painel, possibilitando a identificação de problemas e otimização do sistema.
Flexibilidade de instalação: O microinversor oferece maior flexibilidade na instalação dos painéis solares, permitindo diferentes orientações e inclinações.

Desvantagens do Microinversor:

Custo inicial mais alto: O microinversor é geralmente mais caro que o inversor convencional, o que pode aumentar o custo total do projeto.
Mais cabos: A instalação do microinversor requer mais cabos do que o inversor convencional, o que pode aumentar a complexidade da instalação e os custos.

A escolha entre o inversor convencional e o microinversor depende de diversos fatores, como orçamento, tamanho do sistema, local de instalação, necessidade de otimização da produção de energia e segurança. É importante avaliar as vantagens e desvantagens de cada tecnologia para tomar a melhor decisão para o seu sistema fotovoltaico.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais