Cidadeverde.com

Eclipse causa queda na geração de energia solar nos EUA

Crédito: Drew Rae

O eclipse total do sol que cruzou os Estados Unidos nesta segunda-feira (8) teve um impacto significativo na geração de energia solar do país. Estima-se que a produção de energia solar tenha diminuído em mais de 30 Gigawatts-hora durante o eclipse, o equivalente à produção de cerca de 30 reatores nucleares. A queda na geração de energia solar foi sentida principalmente nos estados que estavam no caminho do eclipse, como Texas, Oregon e Idaho. Nesses estados, a produção de energia solar caiu em até 90% durante o período do eclipse.

Para compensar a queda na geração de energia solar, os operadores da rede elétrica dos EUA tiveram que aumentar a geração de energia a partir de outras fontes, como usinas termelétricas a gás e carvão. Isso levou a um aumento nas emissões de gases de efeito estufa. Embora o impacto do eclipse na geração de energia solar tenha sido significativo, foi um evento único e de curta duração. A geração de energia solar deve voltar ao normal nos próximos dias.

O eclipse solar serve como um lembrete da importância de diversificar as fontes de energia. A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, mas é intermitente, o que significa que não está disponível o tempo todo. É importante ter outras fontes de energia disponíveis para compensar as flutuações na geração de energia solar. O eclipse solar também destaca a importância de investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de energia solar. No futuro, espera-se que as tecnologias de energia solar sejam mais eficientes e confiáveis, o que ajudará a reduzir o impacto de eventos como eclipses solares na geração de energia.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais