Cidadeverde.com

Chuvas e energia elétrica: cuidados essenciais para sua segurança

Crédito: Pixabay
O período chuvoso, que se intensifica no Brasil entre os meses de dezembro e março, exige atenção redobrada com a segurança em relação à energia elétrica. A combinação de água e eletricidade pode ser perigosa, aumentando o risco de acidentes e danos materiais.
 
1. Perigos da Chuva para a Rede Elétrica:
As chuvas fortes podem ocasionar diversos problemas na rede elétrica, como:
- Curto-circuitos: Causados pela entrada de água em fiação exposta ou danificada.
- Sobrecarga: Aumento da demanda por energia durante chuvas intensas pode sobrecarregar a rede, elevando o risco de falhas.
- Queda de postes e cabos: Ventos fortes podem derrubar postes e cabos elétricos, criando situações de risco.
 
2. Ações Preventivas para sua Segurança:
Para garantir a segurança durante o período chuvoso, algumas medidas simples podem ser tomadas:
- Revisão da Instalação Elétrica: Contrate um eletricista qualificado para verificar o estado da fiação, interruptores e tomadas, corrigindo possíveis falhas.
- Proteção de Equipamentos: Mantenha eletrodomésticos e eletrônicos afastados de paredes úmidas e áreas de risco. Utilize protetores contra surtos de energia.
- Cuidado com Áreas Alagadas: Evite contato com água parada em locais com fiações ou equipamentos elétricos. Desligue a energia da casa em caso de alagamento.
 
3. Responsabilidade Compartilhada:
A segurança da rede elétrica é de responsabilidade compartilhada entre as empresas de energia e os consumidores.
Empresas de Energia: Devem investir na manutenção preventiva da rede e realizar reparos com agilidade em caso de problemas.
Consumidores: Adotar medidas de segurança domiciliar e comunicar à companhia energética qualquer situação de risco observada
.
4. Conscientização e Prevenção:
A conscientização sobre os perigos da combinação de chuva e energia elétrica é fundamental para prevenir acidentes. Ações preventivas simples podem garantir a segurança de todos durante o período chuvoso.
 
5. Em caso de Acidentes:
Em caso de acidentes com a rede elétrica durante a chuva, mantenha a calma e acione a companhia energética imediatamente. Jamais tente resolver o problema sozinho.
Lembre-se: a segurança é a prioridade. Ao seguir as medidas de precaução, você garante a sua proteção e a de sua família durante o período chuvoso.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais