Cidadeverde.com

TCU monitora venda de energia solar por assinatura

Crédito: kindel media

O Tribunal de Contas da União (TCU) está atento à crescente popularidade da venda de energia solar por assinatura. Esse modelo inovador permite que consumidores assinem um contrato com uma empresa para receber energia solar, sem precisar investir na instalação de painéis fotovoltaicos.

1. Investigação em andamento:

O TCU abriu uma investigação para verificar se há irregularidades na venda de energia solar por assinatura. A principal preocupação é com a possível comercialização ilegal de créditos de energia, o que pode levar ao aumento das tarifas para os consumidores.

2. Possíveis irregularidades:

Segundo o TCU, há indícios de que algumas empresas estão vendendo créditos de energia solar de forma irregular. Isso pode estar acontecendo de duas maneiras:

- Empresas que não possuem usinas solares: Algumas empresas estão vendendo créditos de energia solar mesmo não tendo usinas próprias. Isso é ilegal, pois os créditos só podem ser gerados por quem realmente produz energia solar.
- Empresas que vendem mais créditos do que geram: Outras empresas estão vendendo mais créditos do que a quantidade de energia que realmente geram. Isso também é ilegal, pois pode levar a um déficit no sistema elétrico.

3. Impacto nas tarifas de energia:

A venda ilegal de créditos de energia solar pode levar ao aumento das tarifas de energia para os consumidores. Isso porque as empresas que compram esses créditos precisam repassar o custo para os seus clientes.

4. Ações do TCU:

O TCU está tomando medidas para combater a venda ilegal de créditos de energia solar. Entre as medidas estão:

Investigação das empresas: O TCU está investigando as empresas que estão sendo suspeitas de vender créditos de forma irregular.
Solicitação de informações à ANEEL: O TCU solicitou informações à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre a venda de energia solar por assinatura.
Recomendações à ANEEL: O TCU está recomendando à ANEEL que adote medidas para regularizar a venda de energia solar por assinatura.

5. Futuro da energia solar por assinatura:

A venda de energia solar por assinatura é um modelo inovador com grande potencial para o futuro. No entanto, é importante que o mercado seja regulamentado para evitar irregularidades e proteger os consumidores

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais