Cidadeverde.com

Professores não recebem "auxílio-transporte" há quatro meses

Professores da zona rural de Esperantina denunciam o atraso no pagamento de 'ajuda de custo' pela prefeitura do município. A gratificação é destinada para auxiliar na locomoção dos profissionais às escolas localizadas no interior da cidade. 

De acordo com informações dos próprios professores, o atraso no pagamento já se estende há quatro meses. "Estamos indignados e aguardando um posicionamento da prefeitura", disse o representante dos professores. 

A secretária de educação do município, Célia Ibiapina, em entrevista ao Cidadeverde.com, nesta  terça-feira (23), confirmou a situação e disse que o problema é consequência da situação econômica enfrentada pelo município. "A prefeitura está passando por dificuldades financeiras assim como em outras cidades. Neste caso, os recursos para o  pagamento são do próprio município, o que explica o atraso", explica Ibiapina.

A secretária disse que não há previsão para regularização da situação, mas que medidas estão sendo administradas para que a ajuda de custo seja paga aos professores.

"O prefeito está tomando algumas medidas para enxugar a folha e retomar o pagamento", reitera a secretária que disse ainda que a situação não inviabiliza que as aulas aconteçam normalmente, uma vez que os salários estão sendo pagos em dias. 

A gratificação mensal para cada professor é contabilizada  de acordo com a distância de cada povoado em relação à zona urbana. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Mutirão pretende acelerar julgamento de réus provisórios em Esperantina

O corregedor geral de Justiça, desembargador Francisco Paes Landim, o vice corregedor, Juiz Alberto Milfont e o juiz Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos visitaram as instalações da Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebelo para comprovarem a situação do presídio e condição dos detentos após rebelião ocorrida no último dia 16. 


Marcus Klinger informou que após a constatação das condições locais foram discutidos a realização de um mutirão para dar maior celeridade ao julgamento dos processos de réus provisórios e condenados, que cumprem pena no presídio de Esperantina.

O magistrado apontou a vinda de outros detentos para a penitenciária do município como um dos maiores problemas do sistema carcerário local. "Atualmente existem apenas 35 réus provisórios somente da cidade de Esperantina, os demais são oriundos de várias outras cidades da região norte do estado, como Luzilândia, São João do Arraial, Porto e Barras", disse. 

Marcos Klinger ainda destacou que apesar da rebelião, não foram constatados maiores problemas estruturais. "Tudo funcionava dentro dos padrões do sistema carcerário do país”, reitera o juiz


Com informações Jornalesp

Veja fotos do presídio de Esperantina após a rebelião

Após a rebelião da última terça-feira(16) na Penitenciária de Esperantina, o corregedor geral de Justiça, desembargador Francisco Paes Landim, esteve ontem (17) no presídio para verificar de perto a real situação do local. 

Cerca de 50 presos foram transferidos após os conflitos. 

Veja algumas fotos que foram feitas durante a visita:

Fotos: Divulgação











Da editoria de Cidades

Presos ameaçam novo motim durante revista em presísio de Esperantina

Uma ameaça de novo motim na Penitenciária Regional de Esperantina, preocupa a Polícia da cidade. Segundo o comandante da Força Tática da PM, capitão Luiz Gonzaga Albuquerque, os ânimos dos detentos estão acirrados, por conta das revistas que estão sendo realizadas nas celas, desde o fim da rebelião desta terça-feira (16). Segundo o juiz da cidade, Marcus Klinger, há o risco de um novos motins no presídio.

Fotos: Revista AZ e Jornal Esp

O Corregedor Geral de Justiça, desembargador Paes Landim e a Comissão de Direitos Humanos da OAB participam de uma inspeção nesta quarta-feira (17) na penitenciária. A vistoria acontece por conta da rebelião que durou mais de cinco horas, e resultou na morte de um detento.


A Secretaria Estadual de Justiça emitiu uma nota na noite desta terça, informando a morte de dois detentos, mas o hospital retificou a informação, afirmando apenas que um dos três detentos feridos, ainda se encontra internado em estado grave.


De acordo com o capitão Ancelmo Portela, diretor de presídios da SEJUS, o objetivo da ida do desembargador é agilizar os processos dos detentos que estão em situação provisória.

"90% dos detentos estão em situação provisória e esse foi o principal motivo da rebelião. Existem vários processos acumulados", completou o capitão.


Segundo o juiz Marcus Klinger, a principal reivindicação dos detentos é a implantação de um novo sistema, seguindo o modelo da Penitenciária de São Raimundo Nonato, que provocou uma lentidão na conclusão dos processos.

"Após a vistoria, vamos analisar junto com o Desembargador quais medidas serão tomadas para acelerar a conclusão dos processos, um mutirão pode ser  realizado.", conclui Marcus Klinger.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Lúcio Tadeu, se dirigiu para Esperantina acompanhado do advogado Carlos Edilson, onde farão um levantamento da situação para diagnosticar o problema e tomar uma posição junto ao judiciário e o Ministério Público.


"A OAB sempre teve participação ativa, desde as primeiras mortes na Casa de Custódia, nesse caso nossa obrigação é agir junto com a Ordem dos Advogados do Piauí", concluiu Lúcio Tadeu.

A Polícia Civil do município, acionou a perícia para investigar a morte do detento assassinado por outros presos durante o motim.

Leia também:


Rayldo Pereira

Detentos fazem rebelião e queimam colchões no presídio de Esperantina

Fotos: Revista AZ

Ampliada às 18h23

Em nota, a Secretaria de Justiça confirmou a segunda morte na penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo. Dois detentos ficaram feridos.

Veja a nota na íntegra

NOTA À IMPRENSA
No inicio da tarde desta terça-feira (16), os internos de 2 (dois) pavilhões da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina se amotinaram, oportunidade em que atearam fogo em colchões, agrediram companheiros de pavilhão, onde dois detentos foram mortos e dois feridos encaminhados para atendimento em unidade de saúde do município.

Os amotinados reivindicavam o excesso de prazo das prisões provisórias e a cerca dos novos procedimentos disciplinares implantados pela Secretaria da Justiça, nos moldes aplicados pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.

A administração prisional de imediato comunicou e solicitou ao juiz da comarca sua presença, vez que uma das pautas de reivindicação se dizia respeito ao excesso de prazo de prisões provisórias, que chega a 90% da massa carcerária do presídio. Tendo o juiz Marcus Klinger se comprometido a passar a atender diariamente na própria unidade penal a partir das 12 horas, objetivando agilizar a instrução processual.

A Secretaria da Justiça vai manter a metodologia disciplinar do DEPEN e embora a situação já se encontre contornada, vai transferir 53 internos para outras unidades prisionais do Estado.
 
Teresina, 16 de outubro de 2012
SECRETARIA ESTADUAL DE JUSTIÇA




Atualizada as 16h45

Um preso foi morto durante a rebelião que acontece neste momento na Penitenciária Regional de Esperantina a informação foi confirmada pelo comandante da Força Tática da PM, capitão Luiz Gonzaga Albuquerque.

"Os outros detentos o mataram utilizando vergalhões de ferro retirados das próprias celas. Outro ferido foi levado para o hospital, agora somando três feridos", informou o capitão.

Segundo o comandante o clima continua tenso, mas a Polícia já está avançando nas negociações, para conter o motim.



Atualizada as 15h02

O comandante da Força Tática da Polícia Militar de Esperantina, capitão Luiz Gonzaga, informou que está acontecendo uma rebelião neste momento na Penitenciária Regional de Esperantina, a 174 km de Teresina. De acordo com o capitão, os detentos começaram o motim durante o banho de sol, por volta de 13h30.


"Eles estão queimando colchões e gritando bastante, felizmente não há nenhum refém", informou o capitão.

De acordo com o diretor do presídio capitão Costa Neto, 130 presos participam do motim. Três pavilhões foram quebrados e dois presos foram levados para o Hospital Regional de Esperantina, com ferimentos. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos detentos feridos

A Secretaria Estadual de Justiça informou que já solicitou o reforço do RONE e do GATE, para garantir a segurança dos detentos, dos funcionários e da população em geral. O diretor de presídios da SEJUS, Ancelmo Portela também foi destacado para o local, para colaborar nas negociações com os detentos.


De acordo com a Secretaria de Justiça, o "provocador" do motim seria apenas um detento que está sendo identificado. O detento teria liderado a movimentação em todos os pavilhões e "insuflado" os outros presos."Felizmente todos os agentes penitenciários conseguiram sair, no momento da rebelião e nenhum ficou de refém", acrescentou o policial.

O fogo provocado pela queima dos colchões causou uma densa fumaça, os presos estão todos fora das celas e ocupam todo o pátio do presídio. O Grupo de Operações Especiais da Secretaria Estadual de Justiça - GEO, também foi acionado e já se encontra no local negociando o fim do motim e monitorando a região para evitar possíveis fugas.

Rayldo Pereira

Esperantina tem o vereador mais jovem de sua história política

Com 593 votos, Marquim Geronço (PRB) é o vereador eleito mais jovem na história política de  Esperantina. O quarto vereador mais votado para a Câmara, governará o legislativo municipal com outros 12 vereadores, entre estes apenas uma mulher, Domingas Santana (PRB).


Com apenas 25 anos, Marquim Geronço assumiu o título de vereador mais jovem no município, antes ocupado pelo candidato a prefeito Alfredo de Castro Filho (PMDB)  que se elegeu a primeira vez quando tinha apenas 28 anos, mandato de 1988 a 1992. Nas eleições deste ano, Castro se candidatou ao cargo de prefeito e  ficou em terceiro lugar com apenas 12.83% dos votos. 

“De fato é tudo muito novo, mas a minha vontade de transformar essa cidade supera qualquer medo e qualquer angústia que eu possa passar. Serei como os outros vereadores e acredito que todos têm o dever de trazer para Esperantina uma esperança de uma cidade melhor”, afirma.


Com informações Portalesp

Irmão de presidiário é encontrado morto em casa

O homem conhecido como Junior Cigano, foi encontrado morto em avançado estado de putrefação em sua residência no bairro Pedreiras, em Esperantina, neste domingo (14). Miguel Alves da Silva, 29 anos, resida sozinho e não tinha contato com a família a mais de 24 horas.  

                     Fotos: Jornalesp

Junior Cigano é é irmão do presidiário Francisco Aparecido Alves, o popular Jacaré, que se encontra cumprindo pena por homicídio e tráfico de drogas, na Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebêlo.

Segundo o agente Fernando, as causas da morte ainda estão sendo investigadas mas há suspeitas de que Miguel Alves tenha sofrido uma parada cardíaca. A namorada da vítima, Maria de Jesus Araújo, 35 anos, informou que efetuou várias ligações para o namorado, que não respondeu a nenhuma das ligações.


“Tentei várias vezes falar com ele mas não tive retorno. Miguel sempre reclamava que vinha sentindo uma forte dor na região do peito e que as vezes passava para o braço”, disse a namorada

Junior Cigano, que trabalhava como seguranças de festas, tinha um casal de filhos de um outro relacionamento. Após realização de exame cadavérico, o corpo foi sepultado no Cemitério do Bairro Batista de Amorim.


Tentativas de homicídios
 
Neste final de semana ainda foram registradas duas tentativas de homicídios em Esperantina. No bairro Cohebe, o homem identificado como Carlos Eduardo, conhecido como 'Cancão', abordou um senhor, que não teve identidade revelada, e desferiu alguns golpes de faca. A vítima foi transferida para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) e o acusado, que também responde por crime de homicídio e estava em liberdade condicional, encontra-se foragido.

No povoado Lagoa Seca, zona rural do município, uma richa entre dois homens, que não tiveram identidades reveladas, acabou com um disparo de espingarda e a vítima foi encaminhada também para o HUT.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Jornalesp

Caminhão de lixo capota e motorista fica preso dentro da cabine

Um caminhão que transportava lixo capotou na manhã desta segunda-feira (15), nas imediações do cais, próximo ao Ginásio Poliesportivo Nogueirão, no município de Esperantina.

                       Fotos: Jornalesp

De acordo com o condutor do veículo, Jean Melo de Aguiar,  28 anos, o acidente aconteceu quando o mesmo tentava  mudar a marcha do caminhão. "Fui passar a marcha e o carro acabou descendo a subida do cais, tombando e ficou com os quatro pneus para cima", disse o motorista. 


Jean Melo, que teve apenas escoriações leves, disse que ainda chegou a ficar preso dentro da cabine do caminhão por alguns minutos. “Foi Deus que me salvou e a ajuda de mais de trinta homens que conseguiram levantar o caminhão e me tiraram de dentro da cabine. O meu braço estava preso debaixo do banco e o óleo quente já estava caindo em meu corpo”.



Com informações Jornalesp

Município registra vários focos de incêndio; Três residências foram destruídas

Na tarde desta sexta-feira (12) foram registrados vários focos de incêndios no município de Esperantina. Com as chamas foram atingidos além da vegetação às margens do Rio Longá, três residências nas imediações do bairro Batista de Amorim, antigo bairro Fundão. 

                       Fotos: Jornalesp

Populares informaram que as casas ficaram totalmente destruídas e só houve tempo para a retirada de móveis de uma das residências. Cadeiras, colchões, bicicletas e alguns objetos menores ainda conseguiram ser removidos. Outros maiores, como geladeira, foram consumidos pelo fogo. 


Em todo o Estado, apenas os municípios de Floriano, Parnaíba e Picos contam com efetivo do Corpo de Bombeiros. Outras  seis unidades do órgão estão em fase de projeto para serem implantadas nos municípios de Campo Maior, Piripiri, Esperantina, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Chico Antônio irá exonerar ocupantes de cargos comissionados

O prefeito Francisco Antônio de Sousa Filho (PT), irá exonerar os ocupantes de cargos comissionados na administração de Esperantina. Chico Antônio informou ao Cidadeverde.com que a intenção é cumprir com Lei de Responsabilidade Fiscal para entrega do mandato ao prefeito eleito Lourival Bezerra (PSDB).


"Nossa intenção é entregar a casa arrumada para o próximo prefeito que irá assumir. Não sabemos a quantidade de funcionários que deixarão a prefeitura pois dependerá da quantidade de pessoas que iremos admitir. Vamos priorizar áreas estratégicas da administração", disse. 

Chico Antônio disse ainda que na próxima terça-feira (16) se reunirá com o prefeito eleito para a criação de uma equipe de transição que, por lei estadual, terá acesso a informações referentes às contas públicas, projetos e programas do atual governo municipal.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores