Cidadeverde.com

Artistas de Esperantina participam de estreia de quadro do Talentos do Piauí

No palco do Talentos do Piauí, artistas mostraram suas performances, nas mais diversas áreas,  inaugurando o quadro "O maior artista". A intenção é  revelar talentos dos municípios do Piauí que são escolhidos  através de votação dos internautas no hot site do programa e mostrar a riqueza cultural e particularidades artísticas de cada cidade. 

                   Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Na primeira edição foram revelados o talento do grupo Rocked Dance Crew, de Esperantina, através do street dance. Com passos que pareciam desafiar a gravidade e movimentos rápidos e precisos, o grupo de adolescentes demonstrou porque foram escolhidos pelos internautas.


"O grupo está formado há apenas um ano, mas todos já dançavam antes. Para manter a qualidade do grupo ensaiamos todos os dias", revelou Wallesson Gomes, coreógrafo da companhia. 


Outra atração do quadro foi o poeta e cordelista Márcio Mendes que veio prestigiar os telespectadores da TV Cidade Verde ao som da sanfona. Natural de Simplício Mendes, a 416 km de Teresina, Mendes caracterizado de vaqueiro e acompanhado do sanfoneiro Gabriel, recitou ao som da música 'as coisas de sua terra'. 


Márcio Mendes contou que saiu de terras piauienses ainda aos 10 anos, indo morar em no Estado de Goiás, mas a saudade fez o homem do sertão voltar. "Senti saudades da minha cidade e voltei para lá para cantar as coisas de minha terra", disse. 


O poeta já escreveu dois livretos de cordel e é o autor do livro de poesias intitulado "Poemas de Chapada", que retrata o costume matuto. 


Durante a estreia do quadro, a cada nova atração, os apresentadores Lilly Araújo e César Filho foram agraciados com produtos extraídos de cada município como mel, azeite de coco, rapadura entre outros.


Os artistas dos demais municípios piauienses também podem representar sua cidade no Talentos do Piauí. Para participar é muito simples, basta preencher o formulário no hot site do programa, colocando os dados do artista e respondendo a pergunta: "Por que você acha que ele merece ser o maior artista?".

"O maior artista" não se trata de sorteio nem concurso. Os artistas que mais chamarem atenção da produção do programa serão convidados ao palco e poderão mostrar seu talento para todo o Estado.

Telefones para contato do grupo Rocked Dance Crew 9945 1806 e 9442 1514




Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Mãe que partiu bebê ao meio faz exames e continua presa

A jovem Ana Paula Bastos, 18 anos, acusada de cortar ao meio o filho recém-nascido, foi submetida na tarde desta sexta-feira (23) a exames psicológicos no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) do município de Esperantina.
 
Fotos: JornalEsp

Segundo o delegado Lucas Craveiro, a jovem, durante depoimento confessou, que tentou esconder a gravidez por medo da família. “Ela disse que o pai dela não aceitava a gravidez. Ela também declarou que tinha dúvidas sobre a paternidade da criança”, relatou.
 
O resultado dos exames realizados deve sair a qualquer momento, segundo Lucas Craveiro. “Acredito que possa ser solicitada a realização de novos exames em Teresina, mas independente do resultado de hoje, ela permanecerá presa para que possamos resguardar sua integridade física”, informou.

 
Entenda o caso 
Ana Paula Bastos foi presa nesta sexta-feira (23) acusada de ter cortado ao meio, com uma faca de cozinha, seu bebê recém-nascido, e ainda arremessado o corpo pelo muro no bairro Morro da Onça em Esperantina. 
 
Apenas uma parte do corpo do recém-nascido foi encontrada por populares, no terreno que pertence a uma capela. A polícia suspeita que a outra parte tenha sido devorada por urubus.
 
Caso seja confirmado que a jovem agiu em função de problemas psíquicos, ela poderá responder por infanticídio. Mas caso comprovado que praticou o crime apenas por crueldade, será autuada por homicídio.

Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)

Mãe confessa matar filho recém-nascido e cortá-lo ao meio com faca de cozinha

A jovem Ana Paula Bastos, 18 anos, confessou ter matado o próprio filho recém- nascido,  no município de Esperantina. O Delegado Regional Lucas Craveiro informou ao Cidadeverde.com que, em depoimento, Paula revelou que cortou o bebê ao meio com uma faca de cozinha e arremessou o corpo pelo muro no bairro Bairro Morro da Onça, ao lado da Capela de São Benedito. 

                   Fotos: Jornalesp

"Ela confessou o crime e disse que cortou a criança porque não a queria. Ao que colhemos informações o bebê foi morto ainda na última quarta-feira. Na casa encontramos a faca de cortar carne usada. A irmã dela estava na residência mas nega conhecimento sobre a ação ", revela Craveiro. 

Apenas parte do corpo do recém-nascido foi localizado em meio a um matagal por populares. A suspeita é que a outra parte do bebê tenha sido devorada por urubus.

Lucas Craveiro informou ainda que Ana Paula será transferida para Teresina para a realização de exames médicos. "Vai ser analisado se ela está com depressão pós-parto. Caso seja confirmado responderá por infanticídio, onde a pena é menor. Se não for confirmado, a acusada responderá por homicídio". 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Chico Antônio participa de audiência com Ministro da Saúde

Em audiência com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, em Brasília, o prefeito de Esperantina Chico Antônio (PT) agradeceu o apoio do parlamentar e da bancada petista na liberação de recursos durante sua gestão. 


Durante o encontro, Padilha ressaltou que dará continuidade a parceria com o município. Entre as comunidades beneficiadas destacam-se  Lagoa dos Macacos, Sítio do Alegre, Olho d’água dos Negros, Bom Fim e Tinguis.

“Agradeço pelos inúmeros recursos disponibilizados a Esperantina em minha administração, através do Ministério da Saúde, como o Samu, Caps, reforma  e ampliação de vários postos de saúde que já fizemos ou ainda estamos em construção", destacou o prefeito. 

Chico Antônio também solicitou ainda mais atenção para as Unidades Básicas de Saúde, que segundo o gestor, é mantida quase que exclusivamente, com recursos municipais. 


Da Editoria de Cidades

Familiares de motorista assassinado farão manifestação em Matias Olímpio

A população da cidade de Matias Olímpio, a 237 km de Teresina, protestará nas ruas contra o assassinato do jovem motorista, Valdene Lima de Carvalho, morto a tiros no último dia 15, em Esperantina. 

Valdene Lima foi assassinado com três disparos de arma de fogo

De acordo com o pai do motorista, José Maria de Carvalho, proprietário de uma empresa de transportes alternativos, o filho foi assassinado de forma fria e cruel, sem a mínima condição de defesa.

Pai da vítima clama por justiça 

A  manifestação popular será realizada na próxima quinta-feira (22) e terá como principal objetivo chamar a atenção das autoridades competentes, para que sejam punidos os responsáveis pela autoria do crime. 

Trovão e Edílson Lino Eusébio são acusados de participação no crime

“Foi um crime brutal que fizeram com o Valdene, o que queremos agora é  que a pessoa que mandou matar o meu filho seja  presa o mais rápido possível, para não vir a  cometer outros crimes por aí”, declarou o empresário.

José Maria informou ainda que a manifestação começará a partir 17h e percorrerá as principais ruas da cidade com algumas crianças com lenços brancos e pretos, simbolizando o luto pela morte do motorista. A missa de Sétimo dia será realizada as 19h, na Igreja matriz do próprio município.

Segundo o delegado Lucas Craveiro, até momento, apenas Edílson Lino Eusébio encontra-se preso sob acusação de praticar o crime. O possível mandante da ação criminosa, identificado como Trovão prestou esclarecimentos à polícia por mais de três horas e sempre negou qualquer participação no crime. 


Com informações Jornalesp

Polícia apreende armas e celulares em vistoria no presídio de Esperantina

Após vistoria nas dependências da Penitenciária Regional de Esperantina "Luiz Gonzaga Rebêlo", a polícia apreendeu dois aparelhos celulares sem chips, um carregador e 14 armas, além de outros objetos ilegais que se encontravam nas alas B e D da unidade penal.


A ação ocorreu na última segunda-feira (19), por determinação do secretário de justiça Henrique Rebelo, e realizada por agentes penitenciários da Gerência de Proteção Externa da Sejus, em parceria com a Polícia Militar. 


De acordo com a direção do presidio, os internos que foram flagrados com esses objetos sofrerão medidas disciplinares cabíveis. As vistorias ajudam a promover a disciplina entre os detentos e são essenciais para manter a segurança dos presos e funcionários.

Da Editoria de Cidades

Chico Antônio assina contrato de construção de casas populares

Cinquenta famílias dos bairros Rural e Novo Horizonte poderão realizar em breve o sonho da casa própria. Nesta primeira etapa do projeto, 27 famílias participaram da assinatura do contrato que contou com a presença do atual prefeito de Esperantina, Chico Antônio (PT).


A execução do projeto Minha Casa Minha Vida é resultado da parceria entre o Governo Federal, Prefeitura Municipal e beneficiários que para serem inclusos no projeto,devem ser proprietários do terreno onde as residências serão construídas.


Com informações portalesp

Acusado de matar motorista da van diz que receberia R$ 2 mil

A Polícia Civil de Esperantina prendeu dois suspeitos de envolvimento no assassinato do motorista Valdene Lima de Carvalho, nesta quinta-feira (15). De acordo com o Delegado Regional Lucas Craveiro, um dos presos identificado como Edílson Lino Eusébio, confessou o crime e disse que receberia R$ 2 mil pelo crime. 

                      Fotos: Jornalesp

Informações preliminares indicam que a ação criminosa teve motivação passional. O suposto mandante do crime, conhecido como "Trovão", encontra-se preso e prestará esclarecimentos à polícia na manhã deste sábado (17). 


"Tivemos informações de que o Trovão já havia jurado a vítima de morte. No período das eleições, eles tiveram uma discussão por que estavam disputando a mesma mulher. O acusado de ser o mandante já é conhecido pela polícia por envolvimento com drogas e outros delitos", disse Lucas Craveiro.

Valdene Lima foi morto com três disparos de arma de fogo enquanto conduzia uma Van que fazia linha de Matias Olímpio à Teresina. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Motorista de van é assassinado por passageiro durante viagem

Policiais de Esperantina (a 174 km de Teresina) fazem diligências à procura do suspeito de assassinar o motorista Valdene Lima de Carvalho, que conduzia a Van que faz linha Matias Olimpio a Teresina. Ele foi morto com três na noite de ontem(15), no povoado Boa Esperança, em Esperantina por um passageiro. O cobrador também foi atingido de raspão pelos tiros. 

Segundo informações do portal JornalEsp, o autor dos disparos estava no veículo e teria pago a passagem normalmente, no momento que pediu parada, próximo à saída de Esperantina no sentido à Luzilândia, sacou a arma e disparou contra o cobrador, identificado como Ismael, que foi atingido de raspão nas pernas e logo depois disparou contra o motorista. Dois tiros acertaram o peito de Valdene e o outro a barriga. 

Ele ainda foi socorrido, mas chegou ao hospital sem vida. O fato aconteceu por volta das 19h30. A polícia militar informou que o acusado fugiu em uma moto e depois um táxi com destino à Batalha. 

Durante toda a noite, policiais civis e militares de Esperantina fizeram diligências no sentido de identificar e capturar o assassino. “Nós já temos um suspeito e a possível motivação do crime, mas estamos em diligências, não podemos adiantar nenhuma informação para não atrapalhar as investigações”, informou o subcomandante da Companhia da PM, tenente De Paula. 



Caroline Oliveira
com informações do portal JornalEsp

Sindicato pede bloqueio de contas devido atraso no pagamento de servidores

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Esperantina (Sinspume) protocolou junto ao Ministério Público e ao juiz de Esperantina um oficio relatando o caos administrativo que o município vem passando nos últimos três meses.


Através de ofício, o Sinspume solicita a justiça o bloqueio de todas as contas da Prefeitura de Esperantina mantida na agência do Banco do Brasil com a especificação de proibição de movimentação até que sejam liberadas pelo Poder Judiciário, determinando para tanto, realizar o pagamento dos servidores municipais que estão com seus salários atrasados.

De acordo com o presidente do sindicato, James Luis Machado, o município está passando por um caos administrativo. “A situação chegou a um nível lamentável. O servidor não pode ser penalizado pelo caos instalado na administração pública municipal”, disse o presidente.

Na representação contra a prefeitura de Esperantina, o Sindicato apontou vários pontos que justifica o pedido do bloqueio das contas entre estes a liberação de  recursos à educação, que não foram repassados aos professores, o atraso da gratificação aos professores da zona rural entre outros. 

Confira a cópia do ofício na íntegra



Com informações Portalriolonga

Posts anteriores