Cidadeverde.com

Incêndio atinge margens do Rio Longá e destrói vegetação

Um grande incêndio atingiu as margens do Rio Longá, na tarde desta segunda-feira em Esperantina e destruiu uma boa parte da vegetação do local.


Segundo informações de moradores, até o momento não se sabe o que teria provocado o incêndio que por pouco não atingiu a Pousada Rio Longá, localizada nas imediações da PI 117, no Bairro Bela Vista.


Alguns garis da Prefeitura de Esperantina foram acionados e ajudaram a combater o fogo nas proximidades da referida Pousada.

Font: Revista AZ

Sindicato dos servidores públicos promove debate em Esperantina

A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da cidade de Esperantina – SINSPUME, realizou na tarde deste sábado 15, um Debate com a participação dos quatros candidatos ao cargo de Prefeito no município.





Dividido em cinco blocos o debate foi bastante acirrado, aconteceu nas dependências da Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar e contou com a participação de alguns servidores municipais e de dezenas de simpatizantes das quatros coligações partidárias.


A mediação foi feita pelo Professor e radialista Wendel Sousa e contou com a assessoria do advogado do próprio SINSPUME, João Dias, enquanto os Professores: Valdemir Miranda, Elisaldete Taquary e Graça Ferreira, foram os responsáveis pela realização das perguntas aos 4 candidatos. Já os advogados: Evandro Vieira (PSDB), Pedro Henrique (PT), Marcos Aurélio (PMDB) e Henrique Samuel (PR) estiveram auxiliando os seus respectivos candidatos.

Fonte: Jornalesp

Promotor pede inquérito para apurar acusação de agiotagem‏

O promotor da 41ª Zona Eleitoral, Sergio Reis Coelho solicitou a abertura de um inquérito policial nesta terça-feira (11) para investigar as denúncias feitas pelo candidato a prefeito em Esperantina, Alfredo de Castro Filho (PMDB). De acordo com o representante do Ministério Público, o peemedebista estaria divulgando ofensas a outros candidatos durante o programa eleitoral gratuito, sugerindo que estes estariam praticando crimes de agiotagem.


"A acusação de agiotagem vem sendo exibida desde o dia 3 de setembro e só agora tivemos conhecimento através de um CD que comprova a informação. Os jingles da campanha do candidato dizem que ele não vai ter medo dos agiotas e queremos que ele explique e prove quem está recebendo este dinheiro", disse Sérgio Reis. 

O promotor informou ao Cidadeverde.com que o candidato da coligação "Esperantina tem jeito" poderá responder por crime de difamação e calúnia. "Este tipo de campanha está em um nível muito baixo", reiterou. 

Sérgio Reis ainda disse que entrou em contato com a assessoria jurídica de Alfredo de Castro que se comprometeu em suspender a propaganda dentro do horário político gratuito.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Ouvidoria Geral do Estado visita Esperantina, Barras, Batalha e Matias Olímpio

Seguindo o cronograma de visitas pelo interior do Piauí, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) segue em viagem para os municípios de Barras, Batalha, Esperantina e Matias Olímpio.

As cidades recebem os técnicos da OGE, que realizam um trabalho de divulgação do órgão com a distribuição de panfletos, cartazes e folders, além do recolhimento de manifestações dos usuários dos serviços públicos.

Os técnicos também visitam os órgãos estaduais desses municípios para verificar os principais problemas. “Esse trabalho vem sendo realizado mensalmente para que haja uma manutenção dos nossos serviços prestados nesses municípios, e, assim, podemos verificar pessoalmente a qualidade dos serviços prestados pelo Governo em todo o Estado”, explicou o gerente de Atendimento e Triagem, Jocion Meneses.

A Ouvidoria vem trabalhando no intuito de aumentar o número de manifestações para poder fazer um raio X do atendimento prestado pelo Governo em todas as regiões do Piauí. Em Teresina, o trabalho vem sendo intensificado com a divulgação da OGE em locais com grande fluxo de pessoas, como o Detran, Espaço Cidadão, Centro Administrativo e a Rodoviária.

O telefone de contato da Ouvidoria Geral do Estado é o 0800 280 5000.

Da Editoria de Cidades

Cavaletes de candidatos a prefeito e a vereador são apreendidos

Em uma operação conjunta que contou com o apoio de policiais militares da Força Tática, sob o comando do representante do Ministério Público Estadual, Sergio Reis Coelho, foram apreendidos na madrugada desta sexta-feira (07), nos municipios de Esperantina e Morro do Chapéu do Piauí, 42 cavaletes com a propaganda eleitoral de candidatos a vereador e prefeito em ambas as cidades.

                     Fotos: Jornalesp


De acordo com a legislação eleitoral a utilização de cavaletes é permitida apenas no horário de 6h às 22h. "Os responsáveis pelos referidos cavaletes, responderão pelo crime de propaganda irregular indevida e estão sujeitos a multa que varia entre R$ 5 mil a R$ 15 mil", disse o promotor.  


O material de propaganda apreendido encontra-se recolhido no pátio da 13ª Delegacia de Policia Civil da cidade de Esperantina. Sérgio Reis ainda informou que a fiscalização será intensificada até o próximo dia 07. 


Com informações Jornalesp

Candidatos em Esperantina tem atos de campanha suspensos

As atividades de campanha dos candidatos a prefeito e vice em Esperantina Francisco Antônio de Sousa Filho (PT) e Soraya Maria de Sampaio Medeiros Aguiar (PSB), respectivamente, foram suspensas nesta quinta-feira (06) de acordo com determinação do juiz da 41ª Zona Eleitoral, Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos. 

A decisão ainda pode ser anulada após parecer do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que considerou o recurso impetrado pela defesa de candidatos impugnados nos municípios de Pajeú e Paulistana, autorizando a campanha. 

Além  Chico Antônio e Soraya Aguiar ainda tiveram os atos políticos suspensos Edmilson Silva Araújo (PT), Francisco de Assis Sena dos Santos e Francisco de Sousa Oliveira (PRB) que disputam uma vaga ao cargo de vereadores.

Juiz da 41ª Zona Eleitoral, Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos

De acordo com a decisão do magistrado os candidatos estão proibidos de fazerem qualquer tipo de propaganda eleitoral como distribuição de adesivos, santinhos, pintura de muros, plotagem de veículos, colocação de cavaletes, cartazes ou faixas, divulgação de propaganda em imprensa escrita, propaganda eleitoral no rádio, funcionamento de comitê, utilização de carro de som entre outras.

A defesa do candidato Chico Antônio informou ao Cidadeverde.com, nesta sexta-feira (07) que ainda está aguardando um comunucado oficial do  TSE. "Sabemos da decisão extraoficialmente e vamos analisar se valerá para todos os candidatos que estão na mesma situação", disse o advogado. 





Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
* Com informações Jornalesp

Candidato a prefeito poderá ter propaganda suspensa pela Justiça Eleitoral

O atual prefeito de Esperantina e candidato a reeleição, Chico Antonio (PT) poderá ter seus atos de campanha suspensos até o julgamento final do seu registro de candidatura, indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) no último dia 28. A informação é baseada na decisão do juiz da 41ª zona eleitoral, Marcus Klinger, que expedida  nesta quarta-feira (05).


De acordo com o juiz todos os candidatos que tiveram seus registros de candidatura indeferidos em segunda instância, terão o prazo de 24h, caso disponham, de eventual liminar concedida pelo TSE suspendendo os efeitos da decisão do TRE-PI. 

Após o transcurso das 24h, caso não seja apresentada a liminar, todos os atos de campanhas, inclusive da propaganda no horário eleitoral estará suspensa.  O representante da Coligação “Unidos de novo com a força do Povo” já foi notificado no começo da tarde desta quarta-feira (5).

A defesa do candidato informou ao Cidadeverde.com, nesta quinta-feira (06)  que recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral e aguardando decisão para se manifestar perante ao juiz Marcus Klinger. 



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Jacaré é condenado a 14 anos por assassinato

Após mais de 12 horas de julgamento, o homem identificado como Francisco Aparecido Alves, 27 anos, conhecido popularmente por Jacaré, foi condenado na noite desta quarta-feira (05), a 14 anos de reclusão em regime inicialmente fechado na Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebelo, em Esperantina.  
         
                        Fotos: Jornalesp

Francisco Aparecido era acusado de assassinar com dois disparos de arma de fogo o jovem Francinaldo da Silva Honorato, o popular Neguinho da Carraspanha em junho de 2011. 



O julgamento de Jacaré aconteceu no Fórum Desembargador Walter Carvalho Miranda e  foi  presidido pelo juiz de Direito, Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos e teve como assistente de acusação, o representante do Ministério Público Estadual, Sergio Reis Coelho. Os advogados José Vinicius dos Santos, Daniela Carla Gomes Freitas e Francisco da Silva Filho atuaram na defesa do réu. 


A defesa do advogado declarou que vai recorrer da sentença junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.


Com informações Jornalesp

Mutirão emite documentos para trabalhadoras no interior

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural realiza mutirão, nesta quarta-feira (5), na cidade de Esperantina, a 174 quilômetros ao Norte de Teresina, garantindo gratuitamente documentos civis e trabalhistas às trabalhadoras da região.

Acampadas, assentadas, agricultoras, familiares, quilombolas, indígenas, pescadoras artesanais, extrativistas e pessoas atingidas por barragens podem participar. O mutirão também atende homens e crianças, dentro do limite de documentos disponíveis dentro de cada ação.


O programa emite desde certidão de nascimento a CPF; documentos jurídicos como a Declaração de Aptidão do Pronaf e emissão de nota fiscal; e, também, documentos trabalhistas, como a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

É importante que as pessoas levem os documentos de que têm posse, mas no caso de não possuir nenhum documento não há problema. Neste caso, a documentação começará a ser regularizada com a emissão da certidão de nascimento, que é a documentação básica.

Em 14 mutirões já realizados em 2012, o programa atendeu 1.512 mulheres no Piauí com a emissão de 4.628 documentos. De 2004, quando o programa começou até agora, foram entregues 135.516 documentos para mais de 52 mil mulheres.


Da Editoria de Cidades

Mesários participam de treinamento para atuar nas eleições

O treinamento para mesários, presidentes e secretários das seções eleitorais que irão atuar no pleito municipal em Esperantina começou nesta terça feira (03). Os mesários que irão atuar nas seções eleitorais localizadas na Unidade Escolar Leonardo das Dores, Unidade Escolar Petrônio Portela, Escola Municipal Umbelino Rebelo e Escola Municipal Maria Pinheiro de Castro participam de treinamento nesta terça-feira (04), a partir das 15h. 

                         Fotos: Jornalesp

De acordo com o chefe de cartório, Raul Ventura, o treinamento acontece de forma teórica  e prática. 


No primeiro dia, estiveram participando 72 mesários que atuarão na Escola Municipal David Caldas, Unidade Escolar Estado da Paraíba e Unidade Escolar  Leonardo das Dores. O treinamento foi realizado nas dependências do Fórum e  no auditório do cartório da 41ª zona eleitoral. 


Com informações Jornalesp

Posts anteriores