Cidadeverde.com

Comerciante é acusada de utilizar bar para tráfico de drogas

Após investigações, policiais civis prenderam a comerciante Maria Zuleide Araújo Barbosa, 44 anos, acusada de tráfico de drogas em Esperantina, na noite desta quinta-feira (09).

                      Fotos: Jornalesp

Com a mulher foram encontradas 30 pedras de crack, 03 aparelhos de celular, 01 aparelho de DVD, 01 câmara digital, 02 caixas amplificadas, 05 capacetes, 04 botijões de gás vazios e  aproximadamente R$ 900 em dinheiro. 



De acordo com informações do delegado Lucas Craveiro a comerciante utilizava o bar para a revenda de drogas. 


"Estávamos monitorando a acusada a cerca de um mês. Daí quando percebemos a intensa movimentação em seu bar, que era utilizado como fachada para o tráfico, prendemos a comerciante que se entregou", disse o delegado.


De acordo com Lucas Craveiro esta é a quarta prisão em menos de um mês devido a acusação de tráfico de drogas.



Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Incêndio no centro de Esperantina assusta moradores

Moradores do Centro de Esperantina, passaram por maus momentos na manhã quarta-feira (08), por conta de um incêndio em um terreno baldio particular, na Rua José Gomes da Costa, que quase atingiu algumas residências próximas, além da grande nuvem de fumaça que se espalhou aos arredores. 

Fotos:Portalesp

Uma equipe de limpeza da Prefeitura de Esperantina conseguiu controlar o incêndio que já atingia uma grande proporção do terreno.Este já é o segundo caso de incêndio em menos de uma semana na cidade.


A umidade relativa do ar baixa está e aumentando o risco de incêndios. Todo cuidado é pouco, pequenas bitucas de cigarro acesas e jogadas nos canteiros ou plantações, podem causar grandes incêndios.  Mesmo em áreas urbanas, com a vegetação seca e o vento, o fogo pode se alastrar, ficando incontrolável.


"Pedimos aos proprietários que mandem limparem seus terrenos e protejam com cercas ou muros, Informou o Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Esperantina, Elias Junior.


Fonte: Portalesp

Chico Antônio segue em campanha e entra com recurso contra indeferimento

O atual Prefeito da cidade de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho (PT), logo depois de ter tido o seu registro de candidatura indeferido pelo juiz Eleitoral da 41ª Zona, Marcus Klinger de Madeira Vasconcelos, concedeu uma rápida entrevista a um portal de notícias da cidade, e afirmou estar tranquilo, e que seus advogados irão reverter a situação.


Segundo o chefe do executivo municipal, os seus advogados Alexandre Nogueira, Marcos Vinicius, Vicente Viana e Daniel Oliveira, lhe garantiram que já fizeram toda uma análise geral da sentença  e que o caso será resolvido normalmente nas próximas horas.

“Se os meus advogados não conseguirem resolver essa questão aqui, em Teresina no Tribunal Regional Eleitoral do estado – TRE-PI,  com certeza será resolvido em Brasília, mas o certo é que iremos continuar firme na nossa campanha, que por sinal está  muito boa”, declarou o Prefeito.

O Prefeito finalizou a entrevista dizendo que vai continuar na luta em busca de votos em todo o municipio.

“Independentemente  do pedido de impugnação do nosso registro de candidatura, estamos com a nossa campanha na rua, inclusive, vamos inaugurar nosso comitê de campanha", afirmou.

Fonte: Jornalesp

Esperantinense é morta com tiro nas costas em Valparíso (GO)

A piauiense Liana Patrícia Rodriguese Silva, 32 anos, foi assassinada na porta de casa na última quinta-feira (2), na cidade satélite de Valparaíso (GO). De acordo com informações do site Valtv, um homem foi à residência da vítima e afirmou que iria quitar uma dívida de R$ 50, mas ao invés de tirar o dinheiro do bolso, sacou um revólver calibre 38, disparando um tiro em seguida nas costas de Liana, que faleceu na hora. 


Valtv.org



A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar. Segundo informações do IML da cidade, o corpo foi liberado para familiares já na manhã de sexta-feira (3). 

Populares informaram ao site Valtv que o suspeito do crime é um homem identificado como Alessandro Carlos de  Jesus, de 33 anos. A Polícia Civil de Valparaíso está em greve há 30 dias e o caso ainda não está sendo investigado. 

Carlos Lustosa Filho (com informações de Valtv.org)

Juiz indefere candidatura de três candidatos em Esperantina

O juiz da 41ª Zona Eleitoral, Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, indeferiu a candidatura de três candidatos a vereador no Norte do Piauí por serem analfabetos. Eles não conseguiram comprovar escolaridade no teste feito pela Justiça Eleitoral. 

Klinger explicou ao Cidadeverde.com que fez um teste de alfabetização com 54 candidatos. Três deles não conseguiram comprovar que sabiam pelo menos ler e escrever, critério indispensável para deferir candidaturas pela Justiça Eleitoral.

No município de Esperantina, Francisca Maria Sousa, a Francisquinha dos Idosos (PMDB), e Raimunda Cavalcante Amorim, a Raimundinha (PRB), tiveram registro negado. 

Em Morro do Chapéu, Francisco de Assis Carvalho, o De Assis da Preta (PT), foi o indeferido. 

Foram confirmados ainda outros sete indeferimentos de candidatos a vereador em Esperantina. Entre os motivos estão a falta de documentação exigida ou reprovação da prestação de contas da campanha eleitoral de 2008.

Juiz indefere registro de candidatura de Chico Antônio

O juiz Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, da 41ª Zona Eleitoral, em Esperantina, indeferiu nesta sexta-feira (3) o registro da candidatura à reeleição do prefeito Francisco Antonio de Sousa Filho, o Chico Antonio (PT), e sua vice Soraya Aguiar. 

Fotos: Portal Rio Longá

Os gestores foram enquadrados na lei da Ficha Limpa por terem sido condenados no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI -, acusados de conduta vedada e abuso de poder econômico nas eleições de 2008. Chico Antônio ainda recorre nas instâncias superiores, mas não há notícia de decisão que suspenda ou anule a condenação local. 

"Ele entrou, a meu ver, na hipótese da lei da Ficha Limpa e por isso o pedido dele foi indeferido", confirmou ao Cidadeverde.com, por telefone, o juiz Marcus Klinger.

Thiago Amaral
 
Chico Antônio ainda pode recorrer

Chico Antônio ainda pode recorrer na Justiça Eleitoral, o que o tornará apto a fazer campanha e disputar o pleito até julgamengo do recurso em última instância. Tempo para que o prefeito também consiga a suspensão da condenação e o tire da relação de fichas sujas. 

Fábio Lima

Polícia civil investiga morte de presidiário

O Delegado Regional da 13ª Delegacia de Policia Civil de Esperantina, Lucas Craveiro, investiga a causa da morte do presidiário Raimundo Correia da Silva, 45 anos, encontrado nesta segunda-feira (30) na cela H de um pavilhão na Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebelo. 


O delegado declarou que está aguardando o resultado dos exames cadavéricos realizados no Instituto de Medicina Legal (IML). "Ainda estamos trabalhando as hipóteses de suicídio e a de homicídio e somente com a chegada dos exames saberemos o que de fato aconteceu", disse. 

Lucas Craveiro ainda acrescentou que após a  morte deste presidiário outros fatos novos vieram à tona e poderá haver revelações sobre o episódio. 

Raimundo Correia cumpria pena em regime fechado acusado de ser um dos estupradores de uma adolescente da vizinha cidade de Morro do Chapéu do Piauí.


Com informações Jornalesp

Detentos de Esperantina e Oeiras fazem testes rápidos de HIV

A Secretária Estadual de Justiça do Piauí, através da Coordenação de Saúde, realizou nos dias 30 a 31 de julho na Colônia Agrícola Major César Oliveira, no Hospital Penitenciário Valter Alencar e na Penitenciária Regional Irmão Guido, uma ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis.


A ação é resultado de uma parceria entre a Sejus e a Secretaria Estadual de Saúde e visa levar até à população carcerária o conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis, além de possibilitar por meio de testes rápidos o diagnóstico precoce. “O grande objetivo dessa ação é levar aos detentos conhecimentos sobre as DST’S e disponibilizar um diagnóstico precoce”, disse Karina Amorim, Enfermeira e coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.

Durante a ação foram realizados aconselhamento individual de prevenção de HIV e Hepatite B e C, testes rápidos e distribuição de preservativos e gel lubrificante. Nas três unidades penais, 220 pessoas foram atendidas entre detentos, agentes penitenciários e policiais militares. Ao todo, 480 testes de HIV, Hepatite B e C foram realizados.

Segundo Agatha Knitter, coordenadora de saúde da Sejus, os diagnósticos positivos são encaminhados para tratamento no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. “Caso haja resultado positivo, a Sejus presta a assistência necessária e encaminha a pessoa para tratamento no Hospital Natan Portela”, disse Agatha. 

Nesta quarta-feira (01) e quinta-feira (02), a ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis ocorrerá nas Penitenciárias de Oeiras e Esperantina.

Da Editoria de Cidades

Detento é encontrado morto após tentativa de fuga em presídio

Um preso foi encontrado morto no presídio de Esperantina, na manhã desta segunda-feira(30). A direção do presídio abriu um processo administrativo para apurar a morte. Na mesma madrugada seis presos tentaram fugir ao cavar um buraco. 


A princípio, a direção disse que há indício de suicídio, mas abriu uma investigação para apurar a morte do preso. 

De acordo com a Secretaria de Justiça, os dois casos foram isolados um do outro. A tentativa de fuga de seis presos ocorreu no pavilhão B, na cela A, por volta das 4 horas de hoje. Eles cavaram um buraco, mas não conseguiram passar por conta da cerca elétrica e quando estavam cavando um segundo buraco, foram vistos por policiais que impediram a fuga. 


Já a morte de Raimundo Correia da Silva, de aproximadamente 45 anos, ocorreu na cela H de um pavilhão destacado, já que estava preso por estupro. O corpo foi encontrado com uma corda do pescoço, mas ainda será feita uma perícia no local para apurar as reais causas da morte. 


Tanto a perícia quanto o Instituto Médico Legal (IML) estão sendo aguardados no presídio. No local há 177 detentos.


Caroline Oliveira e Yala Sena

Projeto de Lei prevê regulamentação da fiscalização de trânsito

As ações fiscalizatórias dos órgãos estaduais de trânsito em Esperantina deverão acontecer mediante autorização da  prefeitura do município. As informações estão contidas no Projeto de Lei entregue à Câmara Municipal através do secretário de infra estrutura, Chagas Henrique.


Com o projeto, entregue à Câmara Municipal,  a fiscalização dos órgãos de trânsito terá que ser feita com autorização prévia, de no mínimo 10 dias, pela administração pública municipal.

A Câmara Municipal de Esperantina e o Ministério Público Estadual da Comarca de Esperantina  também deverão ser comunicadas antecipadamente. 


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores