Cidadeverde.com

Candidato da oposição pede liberação do registro de candidatura de Chico Antônio

A Coligação “Esperantina tem Jeito”, liderada pelo o ex-prefeito Alfredo de Castro Filho (PMDB) tendo vice a ex-vereadora Maria Helena Augusta de Oliveira, protocolou nesta segunda-feira (16), um oficio junto ao Cartório da 41ª Zona Eleitoral do município. No documento, o candidato solicita ao juiz Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, que conceda a liberação do registro de candidatura do atual gestor do município, Francisco Antônio de Sousa Filho, conhecido como Chico Antonio (PT).

As informações foram confirmadas junto ao cartório porém os motivos não foram justificados no ofício, informou a servidora requisitada, Ednalva Alves.

Contra o  atual prefeito Chico Antônio e sua vice, o promotor  Sergio Reis Coelho registrou  pedido de impugnação pois ambos respondem a processo por abuso de poder político e econômico e conduta vedada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)


Quatro pessoas da mesma família disputarão vagas em Esperantina

Com quatro candidatos na disputa a prefeito e 116 ao cargo de vereador no município de Esperantina, um fato chama a atenção da população: O registro de candidaturas de integrantes da mesma família. O candidato a prefeitura pelo Partido Republicano, Leônidas Quaresma de Carvalho Filho, traz como candidatos a vereador sua esposa, filho e sobrinho. 

O candidato à prefeitura pelo Partido Republicano, Leônidas Quaresma de Carvalho Filho

Pela coligação "Resgatando Esperantina", Lusinete Ribeiro de Carvalho (PR), esposa do então candidato,  seu filho Henrique Samuel Ribeiro de Carvalho (PR) e  seu sobrinho, Jaylles José Ribeiro Fenelon (PSD) concorrerão a uma das 13 vagas à Câmara Municipal de Esperantina.


O candidato Leônidas Carvalho recebe apoio do ex-prefeito de Esperantina Felipe Santolia e concorrerá as eleições disputando com o atual prefeito Chico Antônio (PT), Alfredo de Castro Filho (PMDB) e Lourival Bezerra Freitas (PSDB).


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Tratamento de reabilitação proporciona qualidade de vida às pessoas com deficiência

O último censo de 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constata que no Piauí mais de 850 mil pessoas têm algum tipo de deficiência, sendo que cerca de 230 mil apresentam algum tipo de deficiência física e/ou motora.


Michele Costa, 34 anos, sofreu um grave acidente de trânsito, que a deixou sem movimento dos membros inferiores e superiores. “Quando fui prestar socorro a uma vítima de acidente, na estrada, há um ano, um motorista embriagado nos atingiu, éramos eu e um grupo de mais cinco pessoas. Cheguei no Ceir depois da lesão e só mexia os olhos, às vezes eu não consigo acreditar na grande evolução que tive e estou tendo”, lembra Michele.

Após a recuperação das cirurgias, ela foi encaminhada para iniciar o tratamento de reabilitação no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Após onze meses nas sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, arteterapia e hidroginástica, Michele já consegue dar os primeiros passos e voltou a realizar atividades da vida diária que depois do acidente pareciam ser impossíveis, como atender ao telefone e pentear os cabelos. Michele comemora cada pequeno novo movimento como a mais nova grande conquista de sua vida.

Além do Ceir oferecer tratamentos multi-terapêuticos nas áreas de reabilitação, também possui um parque industrial da Oficina Ortopédica que produz próteses, órteses, coletes, sapatos ortopédicos, dentre outros meios auxiliares de locomoção, todos disponíveis através de convênio com o SUS, ou seja, gratuito para a população.

O Ceir é o coração da Rede Estadual de Reabilitação, que hoje atende mais de 40 regiões do Piauí e é um projeto do Governo do Estado do Piauí com apoio do Governo Federal, mas é gerenciado por uma organização social sem fins lucrativos, a Associação Reabilitar. Nele, o tratamento de reabilitação física é completo. Não é à toa que o Centro, hoje, é referência nacional e considerado modelo pelo Ministério da Saúde.


Antônio Gomes sabe bem o que isso significa. Ele não tinha nenhuma deficiência física até os 21 anos de idade. Foi quando apresentou uma doença no sangue, que acarretou a amputação dos membros inferiores e superiores. Ele é natural de Esperantina, cidade localizada a 196 quilômetros de Teresina e foi orientado pela Secretaria da Saúde do seu município a procurar os serviços de reabilitação física oferecidos pelo Ceir.

No Ceir, ele recebe tratamento de reabilitação e recebeu próteses produzidas na oficina ortopédica sob medida para ele. Os equipamentos representam a reconquista de sua independência. “É incrível voltar a caminhar. Parece que minha vida deu um giro de 360º graus e eu posso voltar a fazer muitas das coisas que por muito tempo não pude fazer”, comemora.

Da Editoria de Cidades

Cartório Eleitoral de Esperantina registra 4 candidaturas a prefeito e 116 a vereador

O Cartório Eleitoral da 41ª Zona, da cidade de Esperantina, registrou nos últimos dias, a candidatura de quatro candidatos que concorrerão ao cargo de Prefeito no município neste pleito de 2012.

         Fotos: Jornalesp

Vale ressaltar que na oportunidade, foram feitos também, o registro de outros 116 candidatos a vereador para as 13 vagas no Poder Legislativo municipal, isto é, se não tiverem nenhum problema junto a Justiça Eleitoral, nas próximas horas.

Saiba quem são os possíveis candidatos ao cargo de Prefeito de Esperantina e  suas respectivas coligações, abaixo:

Coligação “Esperantina tem jeito”

Número: 15

Prefeito: Alfredo Castro Filho


Vice: Maria Helena Augusta de Oliveira Amorim

Coligação “Juntos de novo com a força do povo”

Número: 13

Prefeito: Francisco Antônio de Sousa Filho


Vice: Soraya Maria de Sampaio Medeiros Aguiar

Coligação “Resgatando Esperantina”

Número: 22

Prefeito: Leônidas Quaresma de Carvalho Filho


Vice: Marinalva Rocha Batista Fortes

Coligação: “A mudança começa por você”

Número: 45

Prefeito: Lourival Bezerra Freitas


Vice: Joe Alves de Alcântara

Fonte: Jornal Esp

Promotor pede impugnação de oito candidatos em Esperantina

O promotor da 41º zona eleitoral da cidade de Esperantina, Sergio Reis Coelho, solicitou à justiça eleitoral, representada no município pelo juiz Marcus Klinger Madeira Vasconcelos, o pedido de impugnação do registro de candidatura de oito candidatos  para o pleito eleitoral deste ano no município.

Promotor da 41º zona eleitoral da cidade de Esperantina, Sergio Reis Coelho 

O pedido de impugnação, solicitado nesta terça-feira (10), registrava os nomes do atual prefeito Francisco Antônio de Sousa Filho (PT) e  sua vice, Soraya Maria Medeiros de Aguiar (PSB); o candidato a prefeito Alfredo Castro Filho (PMDB); o candidato a vice Joe Alves de Alcântara (PRTB), bem como os candidatos ao cargo de vereadores Edmilson Silva Araújo (PT), Francisco de Sousa Oliveira, o popular Thesco (PRB), Francisco de Assis Sena dos Santos (PRB) e José de Queirós Neto (PP), este último sendo da cidade de Morro do Chapéu do Piauí.

Coelho explicou que solicitou a impugnação do registro de candidatura tanto do gestor municipal bem como de sua vice devido ao processo que respondem por abuso de poder político e econômico e conduta vedada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ambos concorrem a reeleição no município.

Já com relação ao candidato a prefeito Alfredo Castro e o vice de outra chapa, Joe Alves de Alcântara, o pedido se deve a reprovação de contas no junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em relação aos candidatos Edmilson Araújo, Francisco Sena e Francisco Oliveira, o promotor informou que os vereadores não apresentaram a prestação de contas referente ao ano de 2008 , em tempo hábil. 

O candidato de Morro do Chapéu do Piauí, Antônio José de Queirós, não apresentou o registro de candidatura, em decorrência de que o mesmo, não se filiou em nenhum partido político daquele município.

Sergio Reis explicou ainda que o juiz eleitoral a partir de agora vai analisar caso a caso e em seguida os candidatos serão notificados. A partir de um  prazo de sete dias, os candidatos entrarão com pedido de defesa junto a justiça eleitoral.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Vereador Paulo Brasil tem seu mandato cassado pelo TRE

O Vereador de Esperantina Paulo Afonso Silva Santos, conhecido popularmente por Paulo Brasil, foi cassado nesta terça-feira(10) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).


Durante o referido julgamento, os Juizes daquela corte julgaram procedente a ação de pedido de cassação por Infidelidade Partidária do mandato do Vereador.

O julgamento de Paulo Brasil ocorreu por volta das 14h e teve como relator do processo o Desembargador Valter Ferreira de Alencar Pires Rebêlo que deu seu voto favorável para a cassação do nobre Vereador, enquanto os demais integrante daquela corte seguiu votando por unanimidade.

O parlamentar foi eleito em 2008, e estava sendo acusado de Infidelidade Partidária, em decorrência de que, em setembro do ano passado havia trocado, sem justa causa, o Partido Democrático – DEM pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB.

Vale ressaltar que com a cassação de Paulo Brasil, a Câmara Municipal de Esperantina terá que dá posse em até  dez dias o  1º Suplente do partido, Dailton Carvalho.

Fonte: Jornal Esp

Entrega de certificados encerra Caravana da Juventude Quilombola em Esperantina

Centenas de Jovens Quilombolas receberam na manhã deste domingo (8), certificados de qualificação referentes às oficinas de serigrafia, percussão, capoeira, dança africana e estética negra. Além  dos certificados, os participantes encerram a III edição da Caravana da Juventude Quilombola em Esperantina com apresentação  cultural.


Para o professor da oficina de serigrafia, Francisco Rocha , o certificado assegura a qualificação profissional de 40h. “ As oficinais oportunizaram garantia de emprego, renda e satisfação da identidade negra entre a população quilombola de Esperantina, explica.

A diretora de cultura de Esperantina, Uana Sara, reforçou a preocupação da equipe que executou a Caravana em investir na qualificação e na sensibilização da cultura negra no Piauí. “Projetos como este é de grande valia, agradeço pelo o esforço e dedicação da Cojuv, grupo Coisa de Nêgo e todos os que contribuíram para  que a relização da Caravana fosse esse sucesso”, afirma.

A Caravana da Juventude Quilombola foi realizada pela Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), Secretaria de Assistência  Social e Cidadania(Sasc), grupo Coisa de Nêgo e Prefeitura Municipal de Esperantina.

Da Editoria de Cidades

TRE julga na próxima terça-feira pedido de cassação de vereador de Esperantina

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga na próxima terça-feira, 10 de julho, ação de pedido de cassação do mandato do Vereador esperantinense Paulo Afonso Silva Santos, o popular Paulo Brasil.


O parlamentar é acusado de infidelidade partidária em função de que o mesmo em setembro de 2011 trocou, sem justa causa, o DEM pelo PSB.

O pedido de decretação da perca do mandato eletivo do Vereador, Paulo Brasil, foi formalizado pelo então Procurador Regional Eleitoral do Piauí Marco Túlio Adão, que em sua denúncia acusou o parlamentar de infidelidade partidária em razão de desfiliação sem justa causa.

De acordo com a pauta divulgada pela secretária das sessões, Hediane Lima Xavier, o julgamento da ação contra o Vereador esperantinense Paulo Brasil, será realizado na próxima terça-feira, 10 de julho, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Vale ressaltar que o relator do processo é o Desembargador Valter Ferreira de Alencar Pires Rebêlo e na defesa do Vereador atuarão as advogadas: Adriana Saraiva de Sá, Cheyla Ferraz Ponce e outros. Já o diretório regional do DEM, sigla ao qual Paulo Brasil, pertencia no passado, será representado pelos advogados: José Ribamar Correia Nôleto, Kelson Vieira de Macedo e outros.

Paulo Brasil atualmente integra o grupo de Vereadores que dão sustentação ao Prefeito Chico Antônio (PT) na Câmara Municipal. Caso o nobre parlamentar venha realmente perder o seu mandato, a briga será para saber quem assumirá a sua vaga, se é o suplente da coligação ou do partido, ou seja, a quem diga nos bastidores da politica, que quem deverá assumir a vaga caso o Vereador venha  realmente  perder o seu mandato será o 1º Suplente do DEM, Adailton Carvalho, já outros afirmam que a vaga será da coligação e neste caso confirmando a perca do mandato quem deverá assumir realmente será o 1º Suplente da coligação, o ex-Vereador Pedro Ribeiro Filho.

Fonte: Jornalesp

Parlamentares discutem instalação de campus da UFPI em Esperantina

Nesta quarta-feira (04) o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, recebeu em audiência o deputado estadual Themístocles Filho, o deputado federal Marllos Sampaio, o senador Ciro Nogueira e o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Luís Santos Júnior. Na pauta das discussões, a instalação de um campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Esperantina. O polo deverá beneficiar 13 municípios da região norte do Estado e mais seis municípios maranhenses.


“Precisamos facilitar o acesso ao ensino superior para a população do interior do estado e esse campus em Esperantina vai beneficiar estudantes de quase 20 municípios piauienses e maranhenses”, defendeu o deputado Marllos Sampaio.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, destacou que com a reivindicação do campus da UFPI e a construção do trecho piauiense da BR 222 o município apresentará grandes avanços.

O Ministro encaminhou a solicitação para ser analisada e incluída no plano nacional de expansão da Universidade Federal que está em andamento no MEC.


Da Editoria de Cidades

Penitenciária de Esperantina recebe os projetos: "Ação em Cidadania" e "Resgatando a Cidadania"

Mais uma etapa dos projetos Resgatando a Cidadania e Ação em Cidadania foi realizada com êxito. Desta vez a unidade prisional contemplada foi a Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina.


A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Justiça com a Secretaria Estadual e Municipal de Assistência Social, Secretaria da Segurança, Secretaria do Trabalho, Sine, Prefeitura Municipal de Esperantina e o Centro de Atendimento Psicossocial. “Os convênios firmados entre a Sejus e seus parceiros são de extrema importância, e nos auxiliam no fornecimento de assistências básicas aos detentos”, ressaltou Henrique Rebelo, secretário estadual da Justiça.

Segundo Rosângela Queiroz, diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, os projetos Resgatando a Cidadania e Ação em Cidadania objetivam proporcionar a população carcerária o acesso aos direitos básicos. “Essas ações são patenteadas pelo secretário Henrique Rebelo, que vem impondo um estilo muito proativo de atuação em todo o sistema prisional do Piauí, e o maior objetivo desses projetos é proporcionar aos detentos o acesso aos direito básicos”, disse.

Ao todo, foram realizados 852 atendimentos, tais como emissão de RG e carteira de trabalho, atendimento médico, corte de cabelo, atendimento jurídico, aferição de pressão arterial e orientações acerca dos benefícios da Bolsa Família. Além de imunização contra febre amarela, gripe, hepatite B, difteria e tétano, tendo um total de 425 imunizados entre detentos, agentes penitenciários e servidores.

Em 2012, já foram contemplados com os projetos a Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano, com mais de 200 atendimentos realizados e a Penitenciária Regional José de Deus Barros, Picos, com mais de 400 detentos atendidos.

Sejus firma convênio

Na ocasião, também foi firmado um convênio entre a Sejus e a Prefeitura Municipal de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência da Assistência Social.

O convênio tem o objetivo de propiciar aos 161 internos da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo a assistência à saúde de forma satisfatória. Dentre as ações que irão ser realizadas através desse convênio estão ações de prevenção às DST/Aids, à tuberculose, hanseníase, hipertensão, repasse de medicamentos da farmácia básica, ações de imunizações, entre outras.

Francisco Antonio de Sousa Filho, prefeito de Esperantina, fala da importância do convênio realizado entre a Sejus e a Prefeitura. “Para a Prefeitura de Esperantina é importante e gratificante a parceria firmada com a Secretaria Estadual da Justiça, pois nos possibilita estender até à população carcerária ações já executadas no município, como a atenção básica à saúde”, explicou o prefeito.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores