Cidadeverde.com

Vigia é amarrado e amordaçado em assalto frustrado a posto

Bandidos armados tentaram assaltar um posto de combustíveis nesta quarta-feira (11), no centro de Floriano. De acordo com informações da PM, a dupla amarrou e amordaçou o vigilante, efetuou um disparo contra a porta de vidro do escritório, mas fugiu após o alarme disparar. 

Segundo o vigilante, que não quis se identificar, os bandidos fugiram em uma motocicleta vermelha e, após o primeiro disparo, ainda retornaram ao local. 

“As informações repassadas é que, cerca de cinco minutos depois, eles voltaram novamente, efetuaram mais um disparo em direção ao posto e fugiram de maneira definitiva”, disse o tenente Temístocles Filho. 


                           Foto: Florianonews

O vigia foi desamarrado por populares que acionaram a Polícia Militar de Floriano. Viaturas do 3º BPM, Ronda Cidadão e Força Tática fizeram diligências para identificar os bandidos, que não foram localizados.


Com informações Florianonews

Ministério da Saúde e Sesapi implantam o Qualifar-SUS no interior

O Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), deu início esta semana às oficinas regionais para municípios prioritários no Plano Brasil sem Miséria.


No Piauí, o treinamento recebe o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Diretoria de Assistência Farmacêutica (Duaf), que capacita os 16 municípios escolhidos pelo Ministério da Saúde, dentre eles, Teresina, Floriano, Nazaré do Piauí, dentre outros.

O Qualifar-SUS é dividido em quatro eixos: Estrutura, Informação, Educação e Cuidado. Na primeira fase, o eixo Estrutura destina o recurso aos municípios habilitados para a aquisição de mobiliários e equipamentos necessários para estruturação das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e das Farmácias no âmbito da Atenção Básica.

Para ampliar a base nacional de dados e ações da assistência farmacêutica, os municípios estão recebendo apoio técnico para implementar as ações e utilizar as ferramentas de monitoramento.

De acordo com a técnica do departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e palestrante da oficina, Karolina Marçal, através destes cursos, os municípios de todo o país estarão aptos para utilizar sistemas informatizados a fim de prestar um melhor serviço à população.

"Durante o curso, também é disponibilizado o manual instrutivo do Sistema Horus, ferramenta do MS utilizada para o controle, acompanhamento e avaliação de resultados das demandas de medicamentos da assistência farmacêutica estadual. A ideia é oferecer um serviço de ponta, tanto o gestor como o profissional de saúde e, principalmente a população possam utilizar de forma satisfatória e eficiente os medicamentos que passam pelas secretarias municipais”, explicou.

As 16 cidades do Estado fazem parte de uma seleção de 453 municípios brasileiros habilitados no Brasil Sem Miséria em 2012. A intenção é poder capacitar e implantar as secretarias municipais com o Sistema Horus até julho de 2014.

Da Editoria de Cidades

Curso de Capacitação do Servidor Público entrega certificados

A Escola de Governo realizou, na última terça-feira (26), a entrega de certificados aos servidores que participaram do curso de Informática Básica ofertado na cidade de Floriano. O curso, que faz parte do Programa de Capacitação do Servidor Público, foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e teve carga horária de 140h/aula. As aulas tiveram início no dia 07 de outubro e foram ministradas na sede Senac.


O curso de Informática Básica também será ofertado nas cidades de Parnaíba, Piripiri e Picos. De acordo com o cronograma, as aulas terão início do mês de janeiro de 2014.

No total, o Programa de Capacitação do Servidor Público oferta 21 cursos divididos em mais de 30 turmas, totalizando 1.210 vagas. Os cursos são variados e vão desde a Nova Ortografia até Gestão de Pessoas com Foco em Resultados.

Além dos cursos básicos, o Programa oferece ainda cursos de especialização em parceria com a Universidade Estadual do Piauí(Uespi), nas áreas de Controle e Auditoria, Gestão Pública, Gestão de Pessoas e, ainda, Especialização em Defesa Sanitária Animal, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, este último destinado aos fiscais da Adapi.

Da Editoria de Cidades

Campanha contra AIDS incentiva uso de preservativos

Em Floriano, a campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS se estende até o próximo dia 4. Na manhã desta sexta-feira (28), a prefeitura por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento de DST/HIV/AIDS e hepatites virais (CTA), realizou uma série de atividades focadas no incentivo ao uso de preservativos, com ações junto aos motoristas nas imediações da praça Sebastião Martins.


A coordenadora do CTA, Glorismar Barguil, explica que o centro oferece acompanhamento a 44 pessoas em tratamento, que vivem com HIV/AIDS. Outros casos de Hepatite B e C também são acompanhados pelo órgão. 


O CTA oferece às pessoas com HIV/AIDS, atendimento ambulatorial, consulta médica, assistência farmacêutica, atendimento psicológico, atendimento de enfermagem, exames de Biologia Molecular e de Laboratório.


Da Editoria de Cidades

Estatuto da Pessoa com Deficiência é debatido em Floriano

O Seminário de Discussão do Estatuto da Pessoa com Deficiência, realizado na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório da OAB em Floriano, além de ter como objetivo colher sugestões para anexar ao projeto de lei que será apresentado pela deputada Rejane Dias no próximo ano, também serviu para esclarecer dúvidas e orientar prefeitos, gestores e representantes de entidades de como implantar políticas públicas para o segmento da pessoa com deficiência. 


Maria José, que reside na cidade de Jerumenha, elogiou a realização do seminário e também aproveitou para solicitar mais agilidade na confecção do passe livre intermunicipal para as pessoas com deficiência.” Saímos daqui com a certeza que o estatuto vai estar adequado a realidades das pessoas com deficiência de nosso estado, por isso a realização deste evento é necessária. Mais aproveito para trazer algumas solicitações e esclarecer dúvidas, como a do passe livre, pois em nossa cidade, recebemos muitos pedidos do passe livre. Necessitamos de mais agilidade na confecção do documento”, pontou.

Na ocasião, vinte prefeitos da região de Floriano ainda fizeram a adesão ao programa Viver Sem Limites, que tem como principal objetivo promover ações que garantam a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Gilberto Júnior, prefeito de Floriano, que participou do evento, ressaltou a importância do programa para o município. “Aderindo a esse programa, vamos trabalhar melhor as políticas públicas, pois ele prioriza quatro eixos como o da educação, inclusão, prevenção e ações sociais”.

Aurélio Lujan, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, frisou a importância das entidades, órgãos públicos e população estarem discutindo juntos o Estatuto da Pessoa com Deficiência, pois só assim é possível adequar o projeto de lei a realidade dos municípios. “Aprendi desde cedo, com meu pai, de ir buscar meus direitos e esse é o motivo de estar aqui, buscando através do estatuto referendar ainda mais os nossos direitos”, completou.

Durante sua palestra a deputada Rejane Dias orientou os gestores a se aproximarem das entidades que já trabalham na defesa do segmento da pessoa com deficiência para promoverem políticas públicas de prevenção. A parlamenrar lembrou que Florian é o quarto município onde o seminário é realizado. “Vamos fazer o último seminário em Corrente de então apresentaremos o projeto de lei no início do ano que vem”, concluiu.

O projeto do Estatuto, traz, em um único documento, as políticas e leis voltadas para as pessoas com deficiência. Caso aprovado, o Piauí será o segundo Estado a disponibilizar uma legislação específica para os PCDs, se consolidando como o que mais avançou em todo o país na defesa dos direitos deste segmento.

No documento constam  mais de 16 leis de autoria da deputada Rejane Dias, como a que aumenta o tempo da licença maternidade e paternidade para funcionários públicos com filhos nascidos com deficiência. Outra lei da deputada garante condições especiais aos portadores de autismo, desde o diagnóstico até ao tratamento.

Da Editoria de Cidades

Polícia prende acusado de roubos no PI e MA

O jovem Jonatan Gonçalves da Silva, 18 anos, foi preso em perseguição policial na madrugada desta segunda-feira (25). Acusado de roubo no Piauí e Maranhão, o principal alvo eram motociclistas que tinham os veículos levados para prática de outros delitos. 

De acordo com o Delegado Regional de Floriano, Francisco de Assis, várias vítimas reconheceram o acusado, que atua em companhia de um comparsa que conseguiu empreender fuga. 

"O jovem é conhecido da região desde quando ainda era adolescente. Ele e um comparsa praticavam delitos em Floriano e atravessavam a ponte rumo ao município de Barão de Grajaú para cometer crimes, Na madrugada de hoje, um foi capturado", destaca de Assis. 

Jonatan Gonçalves foi preso no bairro Campo Velho, por volta das 2h, e responderá pelo crime de roubo. Equipes policiais estão em diligência para capturar o outro acusado que não teve a identidade revelada


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Defensoria da União terá que prestar assistência jurídica a 76 municípios do centro-sul

O Ministério Público Federal no Piauí, por meio do procurador da República no Município de Floriano, Antônio Marcos Martins Manvailer, obteve na Justiça Federal uma liminar determinando que a União, por meio da Defensoria Pública da União (DPU), forneça assistência jurídica à população necessitada dos 76 municípios da região centro-sul do estado, abrangida na Subseção Judiciária de Floriano, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Procurador

A Justiça Federal acolheu os argumentos do MPF de que mesmo não havendo como implantar de imediato uma unidade da DPU no município de Floriano, a Defensoria, a exemplo de outros órgãos que atuam perante a Justiça prestando assistência jurídica naquela Subseção, teria como atuar fazendo a movimentação processual por malotes e deslocando um defensor público para o município quando da realização das audiências.

O MPF entende que a DPU deve promover o deslocamento desses defensores para atender a comunidade necessitada daquela região até a definitiva instalação da sua unidade em Floriano. Ainda que não seja a solução ideal, o procurador da República acredita que esta é a maneira de, a curto prazo, dada a urgência da situação, superar esse grave problema.

Para Antônio Manvailer, trata-se de uma decisão de suma importância, uma vez que realinha a atuação da Defensoria Pública da União no Piauí na defesa das pessoas mais carentes, finalidade precípua que inspirou o Constituinte na criação da Defensoria Pública e sua colocação como função essencial à prestação jurisdicional.

Ele destaca que seria ilógico o MPF se manter inerte diante de tão grave omissão, em que, embora atuando em várias frentes, a Defensoria Pública da União no Piauí deixava de prestar assistência jurídica a um grande número de cidadãos carentes que demandam perante a Justiça Federal de Floriano.

No julgamento do mérito, o procurador da República pediu a confirmação da liminar.

Carro que transportava água cai em riacho após ponte desabar

Um caminhão ficou verticalmente inclinado dentro de um riacho após a ponte de acesso à localidade Boca, zona rural de Floriano, desabar. O carro-pipa, a serviço da prefeitura, transportava água para serviços de recuperação de uma estrada vicinal.

                           Fotos: Florianonews

O incidente ocorreu após a estrutra da ponte não suportar o peso do veículo carregado de água. O prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, acompanhou os trabalhos de remoção do veículo e disse que das sete pontes na zona rural do município, quatro estão em situação precária.


“Infelizmente aconteceu essa fatalidade, mas felizmente não vitimou ninguém. Vamos resolver o problema o mais breve possível, em relação a esta ponte e às demais que oferecem riscos”, disse Gilberto Júnior.


O secretario de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, ressalta ainda que, mesmo com o incidente, o serviço de recuperação das estradas vicinais será mantido. A pesar do susto, o condutor do veículo, não teve lesões. 



Com informações Florianonews

Acusado de homicídio diz que amigo vendeu feijão como se fosse crack

A Polícia Civil de Floriano elucidou a morte de Francisco das Chagas Santos Sousa, 34 anos, que morreu após ser atingido com disparos de arma de fogo. A prisão ocorreu nesta quarta-feira (20) e, em depoimento, o acusado teria confessado ao delegado que o crime foi motivado por uma dívida de R$ 30. 

Acusado teria cometido o crime também por desafeto que a vítima teve com o seu filho

O crime ocorreu na noite do último domingo (15), no bairro Cajueiro II, em Floriano. O borracheiro foi atingido com tiros na nuca e teve morte imediata.  O acusado de iniciais L.G.C, 42 anos, foi preso em cumprimento ao mandado judicial solicitado pelo delegado do 1º Distrito Policial, Matheus Zanatta. 

"O crime teria sido motivado por uma dívida de R$ 30 que o acusado teria emprestado a vítima. Ele também revelou que o Francisco das Chagas teria agredido seu filho com uma arma branca, porque uma pessoa teria vendido feijão como se fosse crack", explica o delegado do 1º DP de Floriano. 


No feriado da Proclamação da República foram registrados dois homicídios em Floriano. No primeiro caso, um jovem teria matado o próprio irmão com uma facada na região abdominal. 

"Em menos de três dias de cada homicídio, conseguimos prender os acusados e esclarecer os crimes. Os dois homicídios estão prontos para serem relatados e até o final dessa semana o inquérito será finalizado e remetido a Justiça", finaliza Zanatta. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Preso acusado de matar o próprio irmão a facadas

Investigação da Polícia Civil de Floriano levou a prisão do jovem Leno de Sousa Silva, 21 anos, acusado de matar o próprio irmão no último dia 15. Regifran Sousa Silva, 22 anos, foi morto com uma facada na região abdominal, no conjunto Gabriel Kalume.


O acusado foi preso, na tarde desta segunda-feira (18), por policiais do Ronda Cidadão e equipe do 1º Distrito Policial de Floriano, sob comando do delegado Matheus Zanatta. O agente de polícia Heraldo Freitas explica que o jovem foi capturado no bairro Irapuá e negou a autoria do crime. 

“Existem fortes indícios que ele seja o autor do fato criminoso, mas há ainda alguns dias para a conclusão do inquérito policial. Iremos continuar com as diligências para, ao final, fazer o indiciamento do Leno e de outras pessoas, caso haja a comprovação de co-autoria”, disse o delegado Matheus Zanatta.  


Balanço do final de semana



Equipe do 1º Distrito Policial de Floriano investiga ainda um outro homicídio registrado no último domingo (18). A vítima foi identificada como Francisco das Chagas Santos Sousa e morreu no local após ser atingido com quatro tiros. 

Segundo Zanatta, investigações apontam para um suspeito que continua a ser procurado. "As diligências estão avançadas e esperamos o suspeito se apresentar voluntariamente, caso contrário, vamos pedir a prisão preventiva", finaliza o delegado do 1º Distrito Policial de Floriano.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores