Cidadeverde.com

Feriado do Servidor Público é adiado; órgãos municipais funcionam normalmente

O feriado em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no próxima segunda-feira (28), foi adiado em Floriano para o dia 1º de novembro, após acordo entre a prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

                                  Foto: Florianonews

Segundo o prefeito Gilberto Júnior, o feriado foi adiado em virtude ao Dia de Finados. “Foi uma ideia que surgiu exatamente porque o sábado é feriado nacional, Dia de Finados e muita gente costuma viajar. Então a segunda-feira foi transferida para a sexta-feira em comum acordo com Sindicato que aprovou essa ideia. Nós fizemos essa mudança e acredito que o servidor público de modo geral foi beneficiado”, explica o gestor.  

Na segunda-feira, 28 de outubro, as repartições municipais funcionarão normalmente, das 8h às 13h. 


Com informações Florianonews

Força Estadual da Saúde: garoto de 4 anos é o primeiro a ser atendido

Teve início na manhã desta sexta-feira (25) o atendimento da Força Estadual do SUS (FES), na cidade de Floriano. Heitor Gabriel, de 4 anos, foi a primeira criança a ser atendida pela equipe dos médicos, que é formada, ao todo,  por quatro cirurgiões, três anestesiologistas, três enfermeiros e quatro técnicos auxiliares. Todas as cirurgias pré-agendadas no Hospital Regional Tibério Nunes estão sendo realizadas. Foram selecionados 70 pacientes. 

Foto: Márcio Sales/Sesapi

A mãe de Heitor Gabriel, a funcionária pública, Iraildes Ferreira, estava emocionada ao ver o filho se recuperando após a cirurgia de cisto na perna esquerda. “Ele estava bem tranquilo, entrou apenas perguntando se teria alguma injeção, mas os médicos cuidaram tão bem que agora ele está repousando e eu agradecida pelo trabalho dessas pessoas enviadas por Deus”, disse.

O primeiro dia de trabalho dos profissionais da FES em Floriano foi acompanhado pelo superintendente de Assistência à Saúde da secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Pedro Leopoldino, que ficará no município durante os dois dias de atividades acompanhando os procedimentos médicos realizados no Hospital.

“Temos que oferecer serviços que sejam eficientes e que possa atender o maior número de pessoas possível, aqui em Floriano iniciamos com as cirurgias pediátricas, mas outras demandas também serão implantadas. Isto não é mutirão, é uma ação permanente que iremos levar para o restante do Estado a fim de garantir uma saúde pública mais digna aos piauienses”, garantiu Pedro Leopoldino.

Ao todo, serão realizadas em Floriano 75 cirurgias pediátricas. Só no primeiro dia deverão ser realizadas 40, e amanhã, 26, as outras 30 cirurgias. Além dos 15 profissionais da Força Estadual do SUS, o Hospital Regional de Floriano ainda disponibiliza diretamente mais 70 servidores para os serviços agendados.

Da Editoria de Cidades

Homem acusado de matar ex-namorada comete suicídio

A zeladora Maria da Guia Matias Viana morreu com um disparo de arma de fogo no peito nesta quinta-feira (24), em Floriano. A Polícia Civil acredita em crime premeditado e o principal suspeito era o ex-namorado Anfrísio da Costa Veloso que cometeu suicídio horas após matar a mulher. 

                              Fotos: Florianonews


O chefe do 2º Distrito Policial de Floriano, Daniel Almeida, conta que acusado e vítima trabalhavam na Escola Eleutério Rezende e que o homicídio foi motivado pelo fim do relacionamento. A zeladora, inclusive, já havia denunciado à Delegada Luana Alves que estava sofrendo ameaças de morte. 

"Em julho, após o fim do namoro, a vítima disse que estava sofrendo ameaças e a delegada determinou medidas protetivas que estavam sendo cumprindo até duas semanas atrás. Ontem, quando ela estava a caminho de casa foi alvejada pelo ex", disse Almeida.


Maria da Guia Matias, que era mãe de dois filhos, morreu logo após receber atendimento do Samu. Após cometer o crime, o acusado fugiu para o município de São José do Peixe, a 347 km de Teresina, e se matou com a mesma arma utilizada no crime contra a ex. 

"A polícia soube que ele tinha familiares no município vizinho e montou barreira, mas ele entrou por estradas alternativas e se matou com um tiro na cabeça próximo a um cemitério", finaliza Daniel Almeida. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Promotor de Floriano Edimar Piauilino morre com leucemia

O promotor de Floriano, Edimar Piauilino Batista, faleceu na noite desta quarta-feira (23), no hospital ICC em São Paulo. O promotor lutava há cerca de um ano contra uma leucemia e estava em estado crítico nos últimos dias.


De acordo com o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, o promotor há cerca de dois meses chegou a se submeter a um transplante de medula do irmão, que era compatível e teve uma melhora, mas na última semana o organismo começou a apresentar uma rejeição e alguns órgãos pararam de funcionar.

O corpo do promotor chegará a Teresina as 17h50 e será velado por cerca de uma hora na Funerária Pax União. Em seguida Edimar será transportado para Floriano, onde será enterrado.

Emocionado o presidente da associação lamentou a morte do promotor e reforçou que Edimar era um colega respeitado dentro da instituição. "É lamentável. Ele era um colega extremamente querido, aguerrido, lutou muito contra a doença e vai ficar a memória de um homem que engrandeceu muito a instituição. A gente lamenta a perda do profissional e queremos prestar solidariedade a todos os familiares e amigos que ele esteja bem onde quer que esteja . Toda a classe toda está consternada  e muito entristecida", lamentou o presidente.

A Associação emitiu nota oficial de pesar pela morte do promotor e reforçou que Edimar foi um dos grandes defensores do interesse público. Leia a nota na íntegra:


É com imenso pesar que a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) informa o falecimento do estimado colega Edimar Piauilino Batista, ocorrido na noite dessa quarta-feira (24).

Pessoa de índole impecável, pai, esposo e filho exemplar, profissional da mais alta competência, incansável defensor das causas de interesse público e do parquet piauiense, Edimar travou dura luta contra uma leucemia que, infelizmente, ceifou do nosso combatente colega a vida, levando-o do seio de nosso convívio.

Hoje é, pois, um dia triste para todos nós, familiares, amigos e companheiros de trabalho. Assim, diante da inestimável perda, a APMP se irmana à família e aos amigos do aguerrido promotor Edimar Piauilino, desejando que, ainda que a dor da morte seja de fato profunda e imensurável, lembremos de Edimar em vida e de todos os ensinamentos que ele nos deixou, ao tempo em que deseja rápida resignação e paz aos familiares.
 

Rayldo Pereira

Cojuv participa da III Semana de Administração em Floriano

O coordenador Estadual da Juventude, Plínio Dumont, foi um dos palestrantes convidados para participar da III Semana do Administrador, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus do município de Floriano. A solenidade de abertura aconteceu nessa segunda-feira (21), no auditório da Uespi, contanto com a participação efetiva de docentes e discentes da instituição.


Durante o evento, Plínio Dumont explanou sobre o Estatuto da Juventude, o Sistema Nacional da Juventude e as ações que a Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) realiza nos municípios do Piauí.

No entanto, o foco principal da discussão esteve voltado para as ações efetivas da Cojuv, no qual foi mostrado através de fotos e vídeos. O gestor falou sobre o projeto Casa da Juventude, Caravana da Juventude Rural, Falando Sobre Mim, dentre outros.

Para a coordenadora do curso de Administração, Ariete Ferreira Costa, o evento objetivou uma integração entre os alunos do curso com a comunidade e, para que o evento acontecesse, a parceria com a Coordenadoria Estadual da Juventude, foi fundamental. “Durante o evento os jovens buscaram aliar a teoria estudada na sala de aula com a pratica vivenciada, através das feras de empreendedorismo.

Participaram do evento, a diretora da Uespi, Ana Maria, o representante das Pro-reitorias, Adriano Oliver, o professor e palestrante especial, Helano Pinheiro, Josélia Miranda, diretora do Senac de Floriano, e o aluno Mateus Brito, representante dos academicos de Administração.

Da Editoria de Cidades

Polícia Civil instaura 120 inquéritos em seis meses

Balanço semestral da Polícia Civil aponta que cerca de 120 inquéritos policiais foram instaurados em seis meses no município de Floriano, sob comando do Delegado Matheus Zanatta. Entre as operações desencadeadas no último semestre estão “Avalanche I” e “Avalanche II”, de repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes. 


“Temos combatido veementemente o tráfico ilícito de entorpecentes, tendo em vista que este leva a prática da maioria dos demais crimes como, por exemplo, furtos, roubos, receptação, violência doméstica, entre outros delitos", destaca Zanatta.

O delegado destaca o apoio do 3º Batalhão de Polícia Militar, Força Tática, Ronda Cidadão, Polícia Rodoviária Federal e Núcleo de Operações Especiais, juntamente com seu canil.

“Nosso Distrito Policial não teria alcançado esses números sem a participação efetiva de todos os servidores e da população, que vem demonstrando confiança em nosso trabalho”, finaliza o delegado de Floriano.


Da Editoria de Cidades

Sejus impede que mulher com droga nas partes íntimas entre em Vereda Grande

A Secretaria Estadual da Justiça, por meio do Núcleo de Inteligência da Sejus, apreendeu na Penitenciária “Gonçalo de Castro Lima” - Vereda Grande, em Floriano, cerca de 10 pedras de crack e uma trouxa de maconha.


As drogas foram encontradas durante a inspeção que é feita a todas as pessoas que adentram na penitenciária e terão contato direto com os apenados.

Os entorpecentes estavam escondidos nas partes intimas de Diana Marta Machado Rocha, 47 anos, que confessou que iria levar as drogas para seu companheiro que se encontra preso naquela unidade prisional. A mulher foi autuada em flagrante.

Por determinação do Secretario Estadual da Justiça, Henrique Rebelo, são realizados diariamente em todas as unidades prisionais do Piauí ações que visam evitar a entrada de entorpecentes e celulares nas unidades penais, através de freqüentes vistorias, disciplinas dos internos e um atuante serviço de inteligência.

Floriano vai mobilizar população para "Caminhada Rosa"

Centenas de pessoas participarão de uma grande mobilização com o objetivo de sensibilizar e conscientizar mulheres, homens e famílias sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O evento, referente à campanha “Outubro Rosa”, acontecerá no próximo dia 25, às 7h30, na Praça Sebastião Martins.


“A adesão ao Outubro Rosa tem a intenção de ampliar a conscientização da população florianense para a prevenção ao câncer de mama, despertando o hábito para a ida ao consultório médico periodicamente”,  destacou a coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Juliana Dias Miranda.


De acordo com o secretário de Saúde, Bigman Barbosa, o evento será palco para apresentações  artísticas e culturais com “Feira de Saúde”, com teste de glicemia e de HIV, verificação de pressão arterial, atendimento médico, preventivo e teste do toque de mama. Além disso, terão corte de cabelo, maquiagem, manicure entre outras ações.

Com informações Florianonews

Força Estadual da Saúde começa atendimentos por Floriano

A secretaria estadual da saúde dá início a ação da Força Estadual, criada para levar atendimento as cidades do interior com maior carência de assistência médica, bem como a implantação sanitária em situações onde esteja caracterizada a situação de risco à saúde pública.

Fotos: Reprodução/ TV Cidade Verde

O secretário Ernani Maia, afirmou em entrevista ao Notícia da Manhã, que a força está com inscrições abertas e que os profissionais que prestarem serviço durante um ano, terão gratificação em sua carreira.

"Não somos um mutirão, pois não seremos uma ação temporária. Somos uma ação permanente que vai mudar a realidade de centenas de pessoas", explicou o secretário.

Os médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, urologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior. "Todos esses atendimentos terão condição de ser realizados, pois a força só está começando agora pois toda a estrutura foi preparada para garantir o atendimento", acrescentou Ernani Maia.


Segundo o secretário a Força Estadual também admitirá trabalho voluntário e funcionará como uma forma de levar o profissional efetivo do estado para onde há carência no interior. "A missão da força estadual é ação permanente, teremos um plano anual e faremos cerca de 70 cirurgias pediátricas em dois dias", concluiu o gestor.

Rayldo Pereira

CPI da telefonia ouvirá consumidores em Floriano, Amarante, Picos e Oeiras

Confirmada para amanhã (17) a segunda oitiva realizada pela CPI da telefonia da Assembleia Legislativa do Piauí nos municípios. Desta vez as reuniões da comissão acontecerão nas cidades de Picos, Oeiras, Floriano e Amarante. Serão realizadas quatro audiências públicas, uma em cada cidade. O objetivo é que os deputados membros da CPI possam recolher dos usuários de telefonia destas cidades a maior quantidade de informações possível sobre o funcionamento dos serviços.

Amanhã (17) será realizada na quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, nas Câmaras de Vereadores das referidas cidades os deputados irão colher o depoimento dos consumidores que participarem das audiências. “A expectativa é a melhor possível, pois levamos em conta a receptividade da população nas últimas audiências realizadas que foram nas cidades de Água Branca, Valença e Esperantina”, afirma o presidente da Comissão, deputado Cícero Magalhães (PT).

Na quinta-feira a CPI estará na cidade de Amarante, no prédio da Câmara a partir das 9 horas. No mesmo dia segue para Floriano onde a audiência, também no prédio da Câmara de Vereadores, começa às 16 horas. Na sexta-feira a Comissão estará, a partir das 9 horas em Oeiras e às 16 horas em Picos. Todas as audiências serão realizadas na sede do poder legislativo municipal, através da parceria com os vereadores e outros poderes, como o Ministério Público.


AGENDA:

Dia 17, quinta-feira:

Amarante às 9 h

Floriano às 16 h.


Dia 18, sexta-feira:

Oeiras às 9 h

Picos às 16 h

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores