Cidadeverde.com

PM apreende homem portando punhais fabricados artesanalmente

Em Floriano, a Polícia Militar aprendeu um homem portando vários punhais fabricados artesanalmente. Após a realização de procedimentos legais, o homem de aproximadamente 35 anos, foi liberado mas inconformado retornou à delegacia especializada para recuperar as armas.

                     Foto: Florianonews

De acordo com a delegada Luana Alves, o homem aparentava possuir algum tipo de transtorno mental. "Ele voltou para buscar os punhais e disse que era da organização terrorista Al- Qaeda", disse a delegada.

Luana ainda informou ao Cidadeverde.com nesta quarta-feira (19) que contra o homem foi apenas realizado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e não foi necessário abertura de inquérito devido ao possível problema psíquico. "Realizamos o TCO e o encaminhamos para o Centro de Atenção Psicossocial", disse.


Outro caso: Tráfico de Drogas

Após denúncia, policias militares apreenderam nesta terça-feira (18) três adolescentes acusados de tráfico de drogas no bairro curador. Com os jovens, ainda foi encontrado um adulto que foi preso em flagrante.

"Com a abordagem foram encontrados 39 trouxas de maconha", disse a delegada Luana Alves ao Cidadeverde.com


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Defensoria pública promove palestra sobre violência contra a mulher em Floriano

O Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência de Floriano-PI encerrou, no dia 13 deste mês de setembro, um ciclo de palestras voltado à defesa da mulher vítima de violência. O encerramento aconteceu com a abordagem do tema Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, proferida pela defensora pública Verônica Acioly de Vasconcelos, do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência, em Teresina.


Segundo Verônica Acioly, a intenção foi, além de prestar esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, contribuir para divulgar o trabalho do Núcleo criado recentemente no município de Floriano. “Estivemos lá por uma iniciativa do Núcleo de Defesa da Mulher de Floriano, com o apoio da Defensoria Geral. Além de divulgar e esclarecer sobre a Lei Maria da Penha, também tivemos a intenção de contribuir para que o trabalho desenvolvido pelo Núcleo naquela cidade tenha maior alcance junto à população”, disse a defensora, ressaltando a necessidade de incentivar a população de Floriano a procurar o atendimento da Defensoria Pública.

Segundo o defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência, em Floriano, Marcos Martins de Oliveira, a divulgação do trabalho do Núcleo e dos direitos da mulher vítima de violência, previstos na Lei Maria da Penha, já foi realizada nas Escolas Públicas Estaduais Fauzer Bucar, Osvaldo da Costa e Silva, Bucar Neto e Mirtes Demes. “Nestas oportunidades, as palestras e os esclarecimentos prestados aos secundaristas da rede pública estadual contaram com a parceria da Delegacia Especializada da Mulher, representada pela delegada especializada, a dra. Luana Alves”, disse o defensor público.

“O fechamento do ciclo de palestras trouxe a experiência e o conhecimento da Dra. Verônica Acioly na área de Defesa da Mulher Vítima de Violência, contando com a presença de representantes de importantes órgãos como o Judiciário, sistema de saúde, Sine-PI, Polícia Militar, Delegacia da Mulher e movimentos sociais”, destacou Marcos Martins.

Também participaram do encerramento do ciclo de palestras o defensor público Armano Carvalho, na qualidade de coordenador auxiliar da Diretoria Regional da DPE-PI, acadêmicos de Direito, estagiários e assessores da Defensoria Pública, além da diretora do CAPS e alguns estudantes do pré-vestibular oferecido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Marcos Martins destaca que a importância da temática enfocada teve boa repercussão, tendo sido o evento objeto de divulgação pela TV Alvorada e rádios da cidade.

Da Editoria de Cidades

Sebrae em Floriano capacita empreendedores e estudantes universitários‏

Em setembro, a programação de cursos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Floriano está direcionada a proprietários, colaboradores das empresas locais e estudantes universitários.

Neste fim de semana (21 a 23), a consultora do Sebrae no Piauí, Graça Carvalho, ministrará o curso Técnicas de Oratória para acadêmicos do curso de Administração.

Já no último fim de semana do mês, será realizado o curso Técnicas de Vendas. A capacitação, que será ministrada pelo instrutor Francisco das Chagas Ferreira. O curso é direcionado a colaboradores de empresas do segmento de eletrodomésticos. Os participantes irão aprender técnicas para conquistar clientes e aumentar as vendas.

“Esses profissionais que serão capacitados terão um diferencial no exercício de suas atividades, seja na área de liderança, vendas ou até mesmo na arte de falar bem”, destaca a trainee do Escritório do Sebrae em Floriano, Laianne Alves Rocha.

Em outubro, o Sebrae realizará em Floriano uma turma do seminário Empretec, treinamento que incentiva os participantes a desenvolverem características empreendedoras.

Os interessados devem agendar entrevista individual, a serem realizadas entre os dias 08 e 10 de outubro. O seminário acontecerá no período de 15 a 20 do mesmo mês.

Maiores informações no Escritório do Sebrae em Floriano, localizado na Av. Eurípedes de Aguiar, nº 419, Centro, ou pelo telefone (89) 3522-3164.


Da Editoria de Cidades

Parada da diversidade atrai multidão no Centro de Floriano

No final da tarde do último sábado (15), a Avenida Eurípedes de Aguiar foi o cenário de mais uma Parada da Diversidade, no município de Floriano. O evento realizado pela Associação Florianense da Diversidade Sexual (AFLODS), se enfeitou com as cores do arco-íris para dar visibilidade à luta dos homossexuais em favor dos direitos humanos e contra o preconceito.

Fotos: Florianonews

Com o tema "Diga não a homofobia, diga sim a igualdade", a Parada da Diversidade 2012 seguiu num percurso até a Avenida Esmaragdo de Freitas (Cais da Beira Rio), colorindo a cidade e transmitindo uma mensagem de paz, alegria e amor. Além de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais, o evento reuniu simpatizantes, apoiadores da causa e populares que se deslumbravam com a música eletrônica predominante no trio elétrico, e no colorido das maquiagens e roupas que decoravam a festa.


Fonte: Portal da Appm

Acusado de matar a esposa se entrega à polícia

O juiz Iran Kurban Filho, Titular da Vara Única da Comarca de Barão de Grajaú-MA, que preside o processo que julga a morte da dona de casa Márcia Gonçalves da Silva, decretou o mandado de prisão preventiva contra o acusado, Josivan Ribeiro dos Anjos. O crime ocorreu na noite de segunda-feira (03), na rua Odício Rezende na vizinha cidade de Floriano.

Josivan Ribeiro dos Anjos, 34 anos, é acusado de matar sua esposa, Márcia Gonçalves da Silva, 34 anos, com sete golpes de faca estava no início da semana.

O acusado estava foragido e se apresentou nesta quinta-feira (06), com a presença do advogado na delegacia de Polícia Civil, onde foi dado cumprimento do mandado de prisão preventiva.




Com informações Florianonews

Homem é preso acusado de tráfico drogas e maus tratos a avó

A Polícia Militar prendeu nesta quarta-feira (05) Natan Carlos De Oliveira, 37 anos, acusado de tráfico de drogas e maus-tratos a avó de 74 anos de idade. O homem foi preso em flagrante com uma pequena quantidade de drogas no bairro Irapuá II, em Floriano, após várias denúncias de vizinhos.

                            Fotos: Florianonews


De acordo com o Coronel Lisandro Honório, o acusado era conhecido na região pela atuação no crime. "Temos informações de que ele teria envolvimento com drogas e também estaria maltratando sua avó além de receber o dinheiro da aposentada e  gastar com drogas", disse o coronel. 


“A senhora vive em condições sub-humanas e inclusive acionaremos o  Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) pois vizinhos informam que, praticamente, está sem tomar banho e sem se alimentar adequadamente", disse o comandante do 3º BPM.



 
Fonte: Florianonews

Ronda cidadão será implantado em Floriano a partir de novembro

O programa de policiamento comunitário Ronda Cidadão será implantado em Floriano, a partir do mês de novembro. O programa já acontece em todas as zonas da capital Teresina e nas cidades de Picos e Parnaíba.

Fotos: Florianonews

Em Floriano o programa será um projeto piloto, com um módulo que contará com 17 policiais militares divididos em três viaturas. Nesta segunda-feira (3), o comandante do 3º BPM e uma equipe de policiais acompanharam o Cel. Lindomar Castilho, comandante do Batalhão de Polícia Comunitária, até um Box da PM, onde será implantado o programa.

O Ronda Cidadão é baseado no conceito de Polícia Comunitária, para atender a população garantindo mais segurança e atuar diretamente na diminuição dos crimes de menor potencial ofensivo.


De acordo com o coronel Lindomar, o projeto deve ser iniciado primeiro em uma região e depois será expandido por toda área urbana de Floriano. A finalidade desse programa é envolver a população juntamente com os policiais para que haja uma solução nos problemas de segurança do Estado.  A capacitação do efetivo acontecerá no mês de outubro, com duração de 15 dias.


“Só quem tem a ganhar é a sociedade. Até o final do ano o Guardião Eletrônico também deve ser instalado com dez câmeras de vigilância. Agora imagina Floriano com o Ronda Cidadão e monitorado 24h entrada e saída, acabou a bandidagem em Floriano, pode ter certeza”, ressaltou o Cel. Lisandro Honório. 

Rayldo Pereira
Com informações de Florianonews

Polícia realiza buscas a homem acusado de matar a esposa a golpes de faca

A polícia de Floriano e do vizinho município Barão de Grajaú, no Maranhão, realizam buscas na região para capturar um homem acusado de matar a própria esposa, Márcia Gonçalves da Silva, 34 anos, com sete golpes de faca, dentro da residência do casal, em Barão de Grajaú, na noite desta segunda-feira (03). 

          Fotos: Florianonews

De acordo com informações do escrivão Richarlson Maicon, a relação dos dois era conflituosa e a vítima já havia registrado boletim de ocorrência na delegacia. "Ela já tinha vindo aqui outras vezes mas sempre acabavam entrando em acordo", disse. 


As investigações ainda apontam que antes do assassinato os dois haviam ingerido bebidas alcoólicas. "Foram encontradas garrafas de bebidas no local . Temos informações ainda que os dois começaram a discussão ainda na presença da filhas que diante da situação se retiraram do local. Na oportunidade, Josivan Ribeiro dos Anjos agrediu a vítima e quando estava desmaiada desferiu golpes de faca que atingiram a região da barriga, pescoço e costelas", disse o escrivão. 

Maicon disse também que o acusado havia confessado o crime à sua mãe e logo após empreendido fuga em uma motocicleta. 

Natural de São Paulo, o corpo de Márcia Gonçalves está sendo velado na casa da família do acusado, na presença das duas filhas, uma vez que os familiares da vítima residem em Pernambuco. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Paróquia de Floriano organiza debate com candidatos a prefeito

A  Paróquia de Santa Cruz, em Floiriano, organizou um debate com os candidatos à prefeito de Floriano nas eleições 2012. O debate aconteceu na própria sede da paríquia no bairro Aldo da Cruz.


Os candidatos puderam expor suas propostas de campanha para que o eleitorado saiba quem está mais preparado para assumir o cargo de prefeito. 

Estiveram presentes os três candidatos que disputam a prefeitura, Almir Reis (PTB), Enéas Maia (PSDB) e Gilberto Júnior (PSB).

De acordo com informações do site Floriano News, a noite foi marcada por muita gritaria e vaias por parte de alguns moradores.


O próprio Frei reconheceu que o número de moradores presentes havia superado as expectativas, mas afirma que a contribuição para o melhor exercício da cidadania foi dada.

“Apesar da gritaria, valeu a pena e graças a Deus deu tudo certo. Realmente nós esperamos que a gente possa escolher um bom candidato”, concluiu Frei Miguel. 

Rayldo Pereira
Com informações de Floriano News

Polícia Militar realizou 'Operação Fronteira Segura' em Floriano

A Polícia Militar de Floriano realizou a ‘Operação Fronteira Segura’ nas  fronteiras do Piauí com o Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia.


Sob o comando Geral da Polícia Militar e do comandante do Comando de Polícia do Interior durante a blitz, os veículos que trafegavam pelas vias eram vistoriados e os condutores abordados com o intuito de identificar alguma atitude ilícita. 

A operação teve como objetivo a apreensão de armas, veículos suspeitos ou roubados, drogas e a localização de pessoas foragidas da justiça.


Com informações Florianonews

Posts anteriores