Cidadeverde.com

Manchas de óleo aparecem na praia do Pontal em Ilha Grande e em Peito de Moça, diz Marinha

Fotos: Clara Pimentel


Turista registra óleo na Praia do Peito de Moça


A Marinha confirmou na manhã desta sexta-feira (15) que novas manchas de óleo foram encontradas nas praias de Peito de Moça, em Luis Correia, e na praia do Pontal, no município de Ilha Grande. Desde ontem, o óleo que não atingia o litoral do Piauí desde o dia 30 de setembro, voltou a aparecer. A Praia de Atalaia foi a primeira ser afetada, sendo inclusive decretada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente como imprópria para banho.

"Detectamos a presença de manchas esporádicas na praia do Pontal e Peito de Moça. As informações são atualizadas constantemente. Algumas denúncias estão sendo feitas e estamos verificando", disse o comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Benjamin Dante Lima.

Segundo ele, a presença do óleo nessas praias é bem menor do que apareceu em Atalaia. "A presença é bem menos que em Atalaia, por isso que só Atalaia foi considerada imprópria", declarou.

Há informações ainda não confirmadas pelas autoridades de que manchas de óleo também foram vistas nas praias do Coqueiro (Luis Correia) e Pedra do Sal, em Parnaíba.

Atalaia

Segundo a Marinha, cerca de 80kg de óleo já foram retirados da praia de Atalaia. "Estamos fazendo a limpeza para que ela volte a ser própria o mais rápido possível. Aconteceu isso nas vésperas de um feriado, não é agradável, mas nós sabemos que a vida humana é muito mais importante. Estamos trabalhando nisso e vamos conseguir vencer essa batalha", declarou o comandante.

Mesmo com a situação, turistas foram flagrados tomando banho na praia nesta sexta-feira.

Hérlon Moraes
[email protected]