Cidadeverde.com

Operação aborda mais de 300 veículos estacionados irregularmente em praias do Piauí

Fotos: Ascom/Semarh

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou entre os dias 24 a 30 de julho, a Operação Praia Segura em sete praias do estado, nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia. O objetivo foi proteger os ninhos de ovos de tartaruga marinha e evitar o estacionamento irregular de veículos através de uma campanha educativa e preventiva. 

De acordo com a Semarh, foi realizado um trabalho de conscientização e contenção de motoristas que estacionavam seus veículos próximos à faixa de praia ou que tentavam acessá-la. Durante a operação, foram abordados mais de 300 veículos entre pickups, automóveis, motocicletas, quadriciclos e UTV's.

O auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira, apontou que a ação foi executada com atenção e clareza aos banhistas. 

"Nossa equipe priorizou a explicação e conscientização acerca das Unidades de Conservação do nosso Estado, e porque é proibido o tráfego de veículos nas faixas de praia", conta.

A Semarh reforça que a proteção e preservação dos ninhos de tartarugas marinhas é uma ação fundamental que contribui para a sobrevivência e preservação das espécies no litoral piauiense. O órgão destaca ainda é proibido o acesso, tráfego e permanência de veículos nas praias, restingas e dunas do litoral piauiense.

Renato Nogueira acrescentou também que pode ser aplicada uma multa de até R$ 10 mil para quem estacionar em local proibido novamente. 

"Nos casos de reincidência ou desobediência, explicamos que seria aplicada multa, que poderia chegar até R$ 10 mil", complementou. 

 

Rebeca Lima (Com informações da Semarh) 
[email protected]

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais